segunda-feira, 31 de março de 2008

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA – 1848

Autores – F.Engels e Karl Marx

 

QUEM NÃO LÊ, NÃO SABE. QUEM  LÊ,  SABE. QUEM SABE E USA O QUE SABE, É LIVRE.

 

RESUMO – Para que nossos leitores vejam o que foi o pré-programa que inspirou Hitler, as Máfias , Stálin, Gramsci e no futuro não digam que não sabiam de nada.

 

“Proletários de todo o mundo, UNI-VOS!”. É 1848. Assim conclui o extenso livro que todos os socialistas pensam conhecer. O prefácio à edição alemã de 1872 já diz que “está antiquado uma vez que a situação política já se reconfigurou”.

SE OS PRÓPRIOS COMUNISTAS O CONSIDERAVAM ANTIQUADO EM 1872, QUE PODEMOS DIZER HOJE?

 O prefácio à segunda edição russa em 1882 analisa rapidamente a grande mudança do grande crescimento americano. A edição alemã de 1883 e a edição inglesa de 1888 reconhecem que o “socialismo era respeitável e o comunismo é o oposto”.

A edição alemã de 1890 observa: “Hoje, Como isso tudo mudou!”.

CENTO VINTE ANOS DEPOIS DESTE PREFÁCIO COM A REVOLUÇÃO DO AVIÃO, DO FOGUETE ESPACIAL, DA ELETRÔNICA, DA INTERNET, APÓS O FRACASSO HITLERISTA, O FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA, 50 ANOS DE MISÉRIA CUBANA, COMO CLASSIFICAR OS QUE AINDA QUEREM IMPOR ESSES PROJETOS?

 O prefácio da edição italiana de 1893 cita que a “ação do capitalismo no passado foi revolucionária e a primeira nação capitalista foi a Itália”.

 

 O TEXTO DE 1848 COMEÇA – “Anda um espectro pela Europa – o espectro do Comunismo”. “I- Burgueses e proletários – A burguesia desempenhou um papel altamente revolucionário”. “A burguesia tem de implantar-se em toda parte. É cosmopolita”. “Com ela entrou a livre concorrência com a constituição social adequada”. “Mas ela gerou as armas e os homens que as usarão para acabar com a burguesia – os proletários”.

ALGUÉM ESTÁ PERCEBENDO QUE O SONHO DOS ATUAIS COMUNISTAS É APROVEITAR A VIDA COMO BONS BURGUESES?

“As leis, a moral, a religião, são preconceitos burgueses”. (logo está propondo viver sem leis, sem moral, sem ligação universal, como nem os animais vivem).

SEM COMENTÁRIOS...

 II- Proletários e comunistas - “O comunismo não é a abolição da propriedade – só da propriedade burguesa”. “Censuram-nos por querer abolir a propriedade fruto do trabalho próprio”.

 (Claro que ele não tinha noção do que iria ser desenvolvido com eletrônica, automação e Fundos de Previdências que hoje dominam capitais juntamente com propriedades pessoais COMO NOSSA CIA. VALE DO RIO DOCE).

Analisa a supressão da família falando em “propriedade comunitária das esposas”

(FAMILIA, COM PAI E MÃE, FILHOS E IRMÃOS FICA PRIBIDA? E será que o feminismo concorda com esse machismo de dois séculos atrás?).

 

 Vejamos ainda esta Utopia sem explicação: “suprimindo a exploração do homem pelo homem, também virá a das nações” (não diz como).

 

 Apresenta uma lista de medidas a aplicar como “intervenção despótica”:

O MÉTODO VIOLENTO CONTINUA SENDO O PROGRAMA DO PT COM A EXPRESSÃO “PROCESSO RADICAL” PARA EXECUTAR ESTAS MEDIDAS

 “1-Expropriação da propriedade fundiária passando tudo ao Estado”.

 (que diria ENGELS se visse o MST invadindo tudo, loteando, e antes mesmo dos assentados entrarem na terra, já a venderam!).

 “2-Pesado imposto progressivo”.

ATÉ HOJE SE ENTENDE IMPOSTO PROGRESSIVO COMO ALÍQUOTAS MAIORES PARA RENDAS MAIS ALTAS (que diria Engels se visse o imposto brasileiro que tira tudo dos mais pobres?)

 “3-Abolir o direito de herança” (sem comentários)

 “4-Confisco de propriedades de emigrantes e rebelados” (o alemão dessa época tem cada idéia!).

NA MISÉRIA QUINZE MILHÕES DE EMIGRADOS BRASILEIROS SERIAM CONFISCADOS, NÉ?

 “5-Todo sistema de crédito estará nas mãos do Estado” (emprestar a quem?).

 “6-Sistema de Transportes estatal”.

 “7-Multiplicar Indústrias na mão do Estado” (que diria depois do fracasso soviético que teve que voltar à iniciativa de empreendedores?).

“8-Trabalho obrigatório para todos”. Já temos chamado a isso de Senzala Geral.

“9-Unificar Agricultura com Indústria”.

 “10-Educação pública total sem trabalho infantil, unificada com produção material” (hoje temos que perguntar – como ele faria com as máquinas fazendo tudo?).

 

 Na parte III-“Literatura sobre Socialismo e comunismo” apresenta cinco tipos de socialismo: a)feudal, b)pequeno burguês, c)verdadeiro (o alemão!), d)conservador, e)socialismos comuno-crítico-Utópicos. Condena a todos para propor somente o tal comunismo à força, estatal, nesse sonho pré-nazista.

 

 Na parte IV- Posição dos comunistas com as oposições – “os comunistas declaram abertamente que seus fins se alcançam pelo derrube violento de toda ordem social até aqui”.

QUE ESPERAM DEPOIS DISSO?!!!

Conclui com a famosa expressão “Proletários de todo o Mundo, Uni-vos!

 

 (Eu, hein? Se alguém leu essa declaração de Senzala total, será que ESSE alguém vai assinar em baixo?).

 

O TEXTO COMPLETO PODE SER ENCONTRADO NA INTERNET DENTRO DAS OBRAS DE FRIEDRICH ENGELS.

 

LEIAM NESTE BLOG MAIS EXPLICAÇÕES QUE PODEM MOSTRAR O QUE FAZER PARA NÃO ACOMPANHAR OS 0,3% DA NAÇÃO QUE QUEREM AINDA ESSE PROGRAMA.

sábado, 29 de março de 2008

UM CONTO DA ERA DA CONEXÃO

UM CONTO DA ERA DA CONEXÃO - ARTIGO

 

SÃO QUATRO CENAS CHOCANTES DESCONECTADAS.

 

PRIMEIRA

Um cego surdo falava alto sem cessar querendo a mão de um amigo, percebendo vagamente que havia alguém à sua frente. Quem estava ali à sua frente era um surdo-mudo que gesticulava, pedindo ajuda e que alguém lhe dê comida.

 

SEGUNDA CENA

Ao lado da primeira cena vejo uma mesa.

Um computador está do lado direito nessa mesa, recebendo imagens de um vídeo sobre a guerra de Hitler, sem ninguém para assistir ou estar controlando. Na mesma mesa, do outro lado, está outro conjunto eletrônico com sua tela também projetando de modo rotatório a varredura ao redor do ambiente dessa sala, sem qualquer controle e sem gravar nada.

 

TERCEIRA

Eu estou observando as duas cenas que nada têm a ver entre si, cada coisa conectada somente em si mesma, embora semelhantes... Passa do outro lado da mesma sala uma criança correndo perseguida por um pittbull que a alcança e mergulha seus dentes no pescoço estraçalhando-o. A câmera passa a cena sem gravar, o vídeo de Hitler continua, e o diálogo sem sentido da primeira cena leva o grito manual que ninguém ouve, do surdo-mudo que viu tudo.

 

QUARTA CENA

Enquanto repasso na mente que deve haver algo superior dirigindo tudo, vendo, podendo tomar alguma providência, ou um programador da minha tela virtual que talvez esteja experimentando compor programas... Aí ele DELETA TUDO! Acordo do pesadelo sonhando. Agora sonho que estou dormindo, e que, dormindo estou sonhando que estou acordado. A minha tela agora recorda as cenas e introduz um jornalista que videogravou o garoto sendo devorado pelo pittbull e correu para exibir no noticiário, que é o que ele pode fazer, pois está programado para fazer isso, o pittbull foi programado para atacar, as duas telas para projetar e você que está lendo está programado para não se importar.

 

HÁ UMA QUINTA CENA QUE CONECTARIA TUDO?

 

Esperemos que o programador desse videogame mude os programas de todas essas cenas virtuais e algumas conexões sejam restabelecidas talvez em 2012.

 

Enquanto isso Leia HERMES, CONSELHOS PARA O FIM DOS TEMPOS.

 

E AÍ? SERÁ QUE VAMOS ENTENDER OU ENTENDER NÃO ESTÁ NO SCRIPT?

sexta-feira, 28 de março de 2008

PAÍS MUITO GRANDE E GOVERNO MUITO PEQUENO

 

 

 

RESUMO – O Brasil é um país muito grande. Seus governos são muito pequenos. Cobram impostos muito grandes dos negócios muito pequenos e muito pequenos dos muito grandes. As Riquezas continuam muito grandes, mas, a podridão muito grande faz que pareçam muito pequenas. Parece ser muito grande o problema, porém as soluções exigem uma mudança muito pequena.

 

Lao-Tsé me respondeu: seria muito sábio para um tolo e muito tolo para um sábio se o sábio fosse lá consertar a podridão e o tolo reconhecesse que está errado.

 

Desde José Bonifácio fugido de Napoleão para voltar ao Brasil, temos um roteiro estratégico que presidiu o comportamento de nossos estadistas e de nossas Forças Armadas – O País é muito grande. Temos, portanto, que ter consciência disso na alma do povo, de seus governantes e de seus defensores. O primeiro pensamento é – manter forte o poder Central. Como dissemos no artigo "PODEMOS EVITAR AS GUERRAS", elas são provocadas por Elites Incompetentes, para manter seu poder. Logo, DEMOCRACIA é um dos segredos dessa estratégia. Dividir o País é Suicídio, muito mais irracional se dividimos entre Produtores Eficientes que fazem a Riqueza e em campo oposto os que precisam aprender e crescer. Só mantendo a união somos grandes e fortes.

 

O segundo segredo é – Não chegar ao conflito armado nem com vizinhos, nem com facções internas.

 

Desde 1984 há uns 0,3% da Nação promovendo agitações sob desculpa de "democracia" para levar o país a conflitos. São muito pequenos no número e nas idéias. E estão produzindo um estrago muito grande.

A sucata, a corrupção, o assalto, o crime, a destruição dos patrimônios público e privado, por crimes organizados nas sombras de século e meio de máfias clandestinas continua as estratégias mafio-gramscianas convertidas em IMPOSTOS confiscatórios siderais e rombos do mesmo tamanho. Não sobra para serviços nem investimentos públicos.

 

Apesar de tanta destruição, A Riqueza ainda é IMENSA. O que faz parecer MAIOR o problema é o engajamento do JORNALISMO comprado e massacrado, o qual ficou comprometido com a Promoção e defesa dos crimes, negando os meios de informar, negando a Democracia, impedindo que a Verdade Tributária seja informada e corrigida, impedindo os Direitos de Prosperar, de obter e assegurar propriedade honestamente conquistada. Assim mantém uma SENZALA generalizada, agora sob propriedade da máfia com falsa cara de "social".

 

Acabemos com essa distorção das palavras – ESTATIZAR, bolchevizar, cubanizar, sovietizar, são DITADURA, como foram as de Hitler, Stálin, Mao, e isso não é SOCIALIZAR. Democratizar, socializar, É entregar à sociedade civil e não aos Ditadores. Os Ditadores Burocratizam, instalam cadeias, fiscos e confiscos, isto é, SENZALA.

 

A SOLUÇÃO é Terceirizar, Libertação é mudar os Impostos racistas confiscatórios para Despesa de Condomínio de modo que os Menos Ricos tenham oportunidades. Isso será bom para todos porque acontece a paz quando todos produzem e compram.

 

A SOLUÇÃO É, ASSIM, UMA MUDANÇA MUITO PEQUENA.

VAMOS REPETIR A PROPOSTA DE MODO RESUMIDO:

  1. Os orçamentos que os representantes do povo aprovaram, serão rateados conforme o parágrafo primeiro do artigo 145 da Constituição sem faltarem recursos para os governantes.
  2. Todos os médios, pequenos, micro e autônomos têm que declarar para cruzar dados, mas não pagam a guia unificada.
  3. Os GRANDES também declaram e têm que recolher a Guia do Rateio, mas ficam ISENTOS porque estão autorizados a repassar às notas que emitem.
  4. Assim todos pagarão somente o que estiver embutido nos preços do que consomem e os pequenos que vendem entre si, ficam com pouco imposto.
  5. Já que o poder público burocratizado emperra tudo, terceirizando todos os serviços para ter agilidade com menos custos, mais eficiência, mais empregos, essas empresas terceiristas recolhem impostos em vez de consumi-los. Como vemos, HAVERÁ UMA MUDANÇA MUITO PEQUENA  e os EFEITOS SERÃO MUITO GRANDES.

 

Pensem apenas na transformação do INSS em um FUNDO PRIVADO DE PREVIDÊNCIA, como os que hoje controlam a CIA VALE DO RIO DOCE, fazendo o mesmo! E acrescentem um título de Patrimônio para os associados que passam a ser sócios de todos os empreendimentos do país!

 

VAMOS FAZER! ISSO INCLUI A TODOS E CUSTA MUITO POUCO!

A AUTOMATIZAÇÃO DE TUDO LEVARÁ Á LIBERTAÇÃO DA SENZALA!

TERCEIRIZAR E DEMOCRATIZAR – LEIAM "GLOBALIZAÇÃO E IDIOMA PLANETÁRIO" E "REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPOSTO ZERO".

quarta-feira, 26 de março de 2008

ENTREVISTA

COMO CLASSIFICAR A OBRA DE MARIO SANCHEZ?

 

RESUMO – Diversas perguntas feitas convergem para: Qual é a categoria em que cabem esses livros e artigos, sobre a Qualidade de Vida?

 

P. VOCÊ PODE DAR UMA FRASE SOBRE CADA UM DOS LIVROS?

MS. Vou tentar.                                   

Einstein, o Campo Unificado – Me abriu as portas para a Energia Livre.

H’sui Ramacheng – Os sete níveis em que tudo existe.

Apicultura no Cerrado – São 25 anos junto às abelhas para chegar a esse Curso de Apicultura Doméstica, esboço para a APICULTURA INDUSTRIAL.

Curso de Pulsologia Chinesa – É o meu trabalho mais importante porque liberta.

Fruticultura Mágica – A revolução que tem que acontecer.

Imposto Unificado – Projeto de Imposto Zero para abolir a escravatura atual.

Constituição e Reformas de Base – As Reformas que podem abrir o Futuro.

Mel mil usos – A solução para acabar com os males do Açúcar.

Tratado Geral dos Tóxicos – A descrição da escalada de alimentos para drogas.

Yoga para Executivos – Como podemos ganhar dois dias em um.

Delícias da Cozinha Alternativa – O manual da troca de cardápios para saúde.

Vida Nova para Aposentados – Ensinando o que eu fiz ao aposentar.

Jejum Curativo – Explicação da fisiologia para não depender de comidas.

Medicina Nutricional – São os três volumes do Curso de Alimentação Natural que podem mudar a dietética e o mundo: Fundamentos, Regimes, Tratamentos.

Recupere e Conserve seus Olhos – O método que uso até hoje para ver sem esforço: Exercícios, alimentos, bom uso dos olhos.

Regenere e Fortaleça seu Coração – Tudo que temos que saber para ficar livres de problemas circulatórios e cardíacos.

Saúde pela Alimentação Correta – A volta ao Natural salvou minha vida com informações de Ereth e do Frugivorismo.

DIABETES – Um grande estudo sobre a destruição pela sacarose e a libertação.

O FALSO CÂNCER – Trinta anos mostrando que não há células mutantes e poderosas, mas sim células em degeneração.

A Nova Teoria Social – São os sete segmentos das sociedades coexistindo.

O Quinto Caminho – Uma síntese de meu trabalho em forma de tese filosófica.

Moisés – Uma biografia quase impossível do Livro e do Homem.

Mudanças Climáticas – O que realmente está acontecendo.

Democracia Global – O que todos estamos sonhando e tem que acontecer.

OUTROS LIVROS? – Sim! Veremos depois...

 

P.  ESSE CONJUNTO É FILOSOFIA?

MS. SOB CERTO SENTIDO, SIM! Posso aceitar que se trata de uma Filosofia Transcendental, como resumi no livro O QUINTO CAMINHO. Publiquei ali um esboço dos temas que os filósofos apresentam como Estrutura de um Pensamento Sistêmico. Porém, há mais.

 

P. Não é apenas CIÊNCIA?

MS. Desde o livro “Além da Curvatura da Luz”, passando por EINSTEIN, Alimentação Natural, Aquecimento Global, Terapias e Diagnóstico pelos Pulsos Radiais, etc. é possível apresentar meus trabalhos como ENSAIOS LIVRES sobre CIÊNCIA AVANÇADA.

 

P. Grande parte, convenhamos, não seriam FICÇÃO?

MS. Também concordo que comecei como ficção e continua havendo muita ficção com a Curvatura da Luz, Grande Guerra, Astrânia, Transplantes e até Os Reis Magos.

 

P. Suas obras sobre Assuntos Sociais, seriam UTOPIAS, ficções, ensaios, ou temas filosóficos?

MS. Esses Assuntos são abordados para equacionar conflitos atuais, e não os considero nem ficções nem teses abstratas. É que eu procuro dar soluções práticas, fazendo propostas concretas, com números, tanto quanto possível com base em estruturas já existentes, que são eficazes e merecem atenção.

 

P. Com elas, você se julga combatendo INTERESSES, negando Ideologias, tendo INIMIGOS?

MS. Não me considero com Inimigos, nem por INTERESSES NEM POR IDEOLOGIAS. Como adoto o título de Professor, penso apenas em apontar SOLUÇÕES e querer o melhor para quem queira aproveitar as INFORMAÇÕES. Pouco me importa que haja grandes Riquezas, Paz, Harmonia e Honrarias para os que usarem essas conclusões. Importa mesmo é que resulte MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS, pois, no fundo mesmo de todas minhas teses, há cálculos matemáticos que me garantem – ACORDOS, PAZ, DEMOCRACIA, VERDADE, ORDEM, PROSPERIDADE E DIREITOS INDIVIDUAIS, FAMÍLIA, MORAL, CARÁTER, não possuem limites. Eles só podem melhorar nossas vidas sempre, se removermos o ESCRAVAGISMO ativo e passivo. Sobrarão MUITO MAIS VALORES para os homens como nem os mais EGOÍSTICOS ‘INTERESSES’ SONHAM POSSUIR, valores que podem obter de modo racional e pacífico mudando seus métodos para a fórmula “Verdade em tudo” e “Violência em hipótese nenhuma”.

 

P. RESUMINDO, DIREMOS QUE SE TRATA DA OBRA DE UM PENSADOR?

MS. SIM! PENSADOR com base em ESTUDAR SEMPRE, INFORMAR, PACIFICAR E FAZER, para que haja o MELHOR e para todos, prevenindo todos os conflitos.

 

P. QUAL SERIA SEU TRABALHO QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS VALIOSO DENTRO DOS SEUS ESTUDOS – ALIMENTAÇÃO? MENSAGEM TRANSCENDENTAL? EINSTEIN? MUDANÇAS CLIMÁTICAS? SOLUÇÕES SOCIAIS? ABELHAS? OU ESSA LUTA PELA QUALIDADE DE VIDA?

MS. Acho tudo isso muito importante DE FATO. Porém, aquele trabalho que julgo mais valioso é o Diagnóstico dos problemas de Saúde pelos PULSOS RADIAIS, com o complemento indispensável das Terapias Naturais. É o CURSO DE TERAPIAS NATURAIS COM DIAGNÓSTICO PELOS PULSOS RADIAIS.

 

P. QUEM PODE  FAZER ESSE CURSO? SOMENTE ACUPUNTURISTAS?

MS. Qualquer pessoa com boa vontade, paciência e alguma argúcia aprende e usa, desde escolaridade do segundo grau. É evidente que Terapeutas Naturistas e Acupunturistas aproveitarão mais e aprenderão mais rápidos.

 

P. QUAL SERIA O CENTRO ESTRUTURAL DE SEU PENSAMENTO E DE SEUS LIVROS? SERIA A SAÚDE?

MS.  Realmente, há um centro ao redor do qual se movem as teses dos textos, que são os temas da saúde e da alimentação. Os outros temas vão variando e ampliando o entendimento que envolve nossa vida para melhor alimentação com mais Saúde e QUALIDADE DE VIDA, com satisfação, paz e realização do ser humano. A nosso ver, estamos no mundo para CONHECER. Sem Saúde, não dá para conhecer. Comer corretamente permite viver, aprender, ter qualidade de vida, e ampliar todos os demais campos revertendo sempre para mais qualidade de vida.

O CONVITE BÁSICO QUE FAZEMOS É UNIR AS FORÇAS de todos para o programa QUALIVIDA.

 

P. Esse programa cobra algo para afiliar-se?

MS. NÃO! Quem coloca seu nome é para somar vozes e receber informações. Não paga, não compra se não quiser, só tem que fornecer seus dados para receber mais informações por estar na LISTA que vamos fazer e seus dados só se repassam se ele autorizar.

 

P. Pode adiantar algo sobre esse serviço?

ISTO JÁ É OUTRO DEPARTAMENTO – GEA QUALIVIDAEL31.

Podemos adiantar que constará do site “www.máriosanchez.com.br”como:

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS – GEA

www.qualividael31.com.br

 

OBJETIVOS:

  1. Congregar em uma LISTA pessoas que se unem para conseguir a cada dia MAIS QUALIDADE DE VIDA, VERIFICANDO QUANTOS SOMOS.
  2. DIVULGAR INFORMAÇÕES CLARAS sobre os três fatores que definem a Qualidade de Vida – SAÚDE, SEGURANÇA E RENDAS – para que Mais pessoas participem e alcancem esse objetivo.
  3. INCENTIVAR os afiliados a trazerem Mais pessoas à LISTA e mais informações para publicar.

 

PARA ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS:

  1. MANTEREMOS uma LISTA de nomes com e-mail e alguns dados de cada pessoa filiada, para remeter-lhe as informações.
  2. Não aceitaremos promoções de idéias ou produtos que prejudiquem a saúde, promovam violência ou dificultem ou proíbam Rendas e Propriedades Honestas.
  3. As publicações de artigos por nós selecionados e as promoções de afiliados nem pagam nem recebem direitos.
  4. Só daremos endereços a terceiros quando o afiliado autorizou.
  5. Os volumes editados com os artigos do GEA ficarão 30 dias no site p/cópia em cada lançamento e só os números anteriores serão cobrados.
  6. O afiliado não paga mensalidade nem é obrigado a comprar nada.
  7. Inicialmente só haverá publicações em língua Portuguesa.

terça-feira, 25 de março de 2008

GLOBALIZAÇÃO E IDIOMA PLANETÁRIO

 

 

IDIOMA PLANETÁRIO – III

 

SIMULANDO O IDIOMA PLANETÁRIO

 

Resumo – As grandes línguas terão que servir de base para o Idioma Planetário, qualquer que seja a estrutura que se adote como início. As leis dos Sistemas terão que presidir a essa construção.

 

Pensemos em fazer a fusão dos atuais IDIOMAS nacionais, regionais e mais espalhados, para detectar uma língua para servir de começo. Vamos pensar no ITALIANO, para não ir logo às línguas em evidência, e proponhamos que seja esta a primeira língua a ser computadorizada para lançar sobre ela as demais. Pouco ajuste teremos que fazer na grafia para o computador operar facilmente, lendo, ouvindo, pronunciando, imprimindo, corrigindo pelo dicionário eletrônico, definido o vocabulário ao redor de umas quarenta mil palavras usadas.

 

Feitos os ajustes, vamos adicionar o INGLÊS que deverá continuar a ser usado em seus territórios, mas, vai fornecer a esse dicionário umas DEZ MIL raízes que não estejam já incluídas como raízes latinas no Italiano que começou o dicionário. Até entrar no resto do mundo, esse dicionário avança na Itália e onde houver leitores de Italiano. Porém, não vamos ficar só nisto.

 

Vamos escolher uma terceira língua, com o mesmo critério de uso. Inevitavelmente será o CASTELHANO. O som é semelhante, a grafia confere, e está em uso junto com o inglês na América. Porém, tem 150.000 vocábulos, quase todos em uso, enquanto que o dicionário até este momento adotou 50.000. Entretanto, o choque será pequeno, porque 80% das raízes do Italiano já estão no castelhano e também uns 60% estão na inclusão de palavras saxônicas. Porém, ainda assim se adicionam mais de 80.000 palavras sobre 50.000. Vale lembrar que na América há muito uso de francês, italiano, castelhano e português, facilitando a integração neste dicionário.

 

Não ficaremos por aí. Qual é a quarta inclusão? Só pode ser a Língua Portuguesa, por motivo de ser a mais extensa em palavras (300.000), mas, ainda, por sua posição em territórios e em população. Por enquanto não devemos comentar ainda os efeitos desta soma. Vamos à quinta língua, sexta, etc. Serão Francês, Romeno e alguns dialetos, o russo, o mandarim, o japonês, o javanês, o árabe, o indi, que possuem populações avantajadas juntando mais de DEZ idiomas com cerca de 80% da população e dos territórios do Planeta, enquanto que mais de 300 outras línguas preenchem os 20%.

 

Que deve acontecer daí em diante? Esse dicionário com mais vocábulos muito usados sendo adicionados a partir de qualquer origem, entra nos computadores, nas escolas, na mídia, nas publicações, nos documentos internacionais e oficiais. Lentamente se difunde e suplanta pela UTILIDADE todos os outros usos, que não devem ser combatidos. Cada nação passa a se preocupar com UMA TRADUÇÃO APENAS. A maior utilidade é servir ao grau de NÔMADE que é o ápice da realização das pessoas. Todos vão querer usá-lo.

 

Esse IDIOMA PLANETÁRIO, síntese de todas as línguas da Terra, terá as características básicas do LATIM. Será um Sistema de Computação. Por isso servirá de estímulo ao aperfeiçoamento da Civilização. Sua estrutura é matemática e os conceitos estarão conjugados com os sons, com a grafia e com a construção das frases, de modo a ampliar o uso das faculdades mentais do ser humano. A maioria dos vocábulos já está em uso anterior.

 

As três etapas da vida serão favorecidas por esse IDIOMA. Na primeira, as crianças fixam os conceitos e fazem sua ligação com os sons, até os três anos. Os pais, sabendo que o uso desse Idioma vai favorecer o futuro de seus filhos, farão questão de ensiná-lo e por isso terão que aprendê-lo. Na fase seguinte, até 13 anos, o aspecto SOCIAL é o dominante e uns ajudam os outros a bem usar a língua mundial. Na segunda etapa da vida surge o SER TRIBAL, que APRENDE, GANHA e defende sua TRIBO. Deve chegar à renda e propriedade que lhe concede a auto-afirmação. A língua é sua ferramenta mais importante. Vai querer chegar bem à TERCEIRA ETAPA DA VIDA, O ESTADO DE NÔMADE, onde sua liberdade depende mais ainda da comunicação!

 

Assim, o Idioma Planetário será o FATOR QUE INCLUIRÁ A TODOS NA CIVILIZAÇÃO.

 

FINALIZANDO ESTA TERCEIRA PARTE DIREMOS – UM IDIOMA PLANETÁRIO DEVE SER PROJETADO COMO FATOR DE INCLUSÃO E DEVE ESTAR EM CONEXÃO COM A INCLUSÃO ECONÔMICA, PARA NÃO SER UM IDIOMA GLOBAL SEM EXISTIR O GLOBAL.

 

 

IDIOMA PLANETÁRIO IV

 

QUE PAPEL TERÁ A LÍNGUA PORTUGUESA NISTO?

 

Resumo – Na Terceira Parte, ao obedecer às exigências dos SISTEMAS, chegamos à simulação de um VOCABULÁRIO completo e o PORTUGUÊS contribui com 300 mil vocábulos para ele. Que significa isso?

 

Sem dúvida nenhuma, cada Sistema que surge para a Computação desaparece quando um sistema com mais recursos aparece e este ocupa o lugar do anterior absorvendo seus símbolos e conceitos. Isso foi o que ocorreu com o LATIM quando se expandiu acima do grego. E sua característica de receber vocábulos “latinizados” de qualquer origem, foi o que lhe deu a expansão que teve. “Aportuguesar” termos e manter uma estrutura organizada da gramática foi a herança que ficou do Latim para a última língua que se separou dele. O número de vocábulos tem assim um significado. Não foi necessária nenhuma violência para que o Português se impusesse aonde chegou.

Outro aspecto que não se pode esquecer é que a complexidade dos SISTEMAS não é fator de sua desintegração, se representar melhor forma de operação, ao contrário, serve de estímulo ao raciocínio e base para qualquer aprendizado.

Por isso teremos que sugerir que os emigrados dos OITO países de fala portuguesa colaborem para o ensino e difusão do IDIOMA PLANETÁRIO como ele tem que ser. É que a língua planetária tem que trazer ao Dicionário todas as demais expressões de comunicação e, comece por qual língua começar, essa soma terá que acontecer. Só devem desaparecer do Vocabulário os termos que não forem usados na escrita e nos lares. Os vocábulos portugueses são usados na sua quase totalidade pelos povos que os adotam e isto faz com que os luso-afro-brasileiros aprendam mais rapidamente qualquer outro idioma. Os arcaísmos acabaram saindo do dicionário naturalmente.

A nossa sugestão vem de encontro ao fato de que mais de QUINZE MILHÕES de brasileiros emigraram nos últimos vinte anos e isto pode ser um fator que facilitará a difusão do Idioma Planetário.

Lembro ainda que a IGREJA MÓRMON já está ensinando a Língua Portuguesa como uma de suas atividades de exercício cultural. Este sinal é muito importante. A Alemanha da Segunda Guerra também prestou uma homenagem à língua portuguesa, que usou como código de comunicações “secretas”...

Isto posto, vamos compreender que a literatura mundial e as bibliotecas serão um fator de aumento da civilização se houver algum tipo de festival literário a ser realizado em locais e datas sucessivos para premiar trabalhos de valor ético que utilizem o Idioma Planetário.

É desnecessário que se faça qualquer tipo de proselitismo para realizar aquilo que deve fazer a INCLUSÃO planetária mais efetiva. Não se pretenda chamar a esse dicionário de Língua Portuguesa, ou Latim Planetário. Mesmo que acabe tendo 300 mil vocábulos de registro como latinos em quatrocentos mil no conjunto.

O IMPORTANTE É QUE OCORRA UM IDIOMA DA INCLUSÃO.

 

 

segunda-feira, 24 de março de 2008

IDIOMA PLANETÁRIO - II

.

 

COMO SERÁ O IDIOMA GLOBAL?

 

RESUMO – SERÁ UM IDIOMA DA ESCRAVIDÃO OU DA LIBERTAÇÃO? Esse é o problema a resolver. O idioma planetário deve ser ferramenta para INCLUIR.

 

Especulei muitas vezes sobre a construção de um Idioma Único para o Planeta Terra. Abordamos esse tema como parte da GLOBALIZAÇÃO. Fizemos um pré-projeto de ampliar o ESPERANTO. Entramos profundamente na idéia do INGLÊS COMECIAL ser retocado para tornar-se o Idioma Planetário. Pensamos em adicioná-lo ao Castelhano para cumprir melhor essa função. E concluímos que era necessário estudar mais e partir para achar um paradigma que definisse o objetivo antes de fazer a proposta.

 

Acima lançamos as cinco condições que nos parecem necessárias para construir esse idioma, que voltamos a resumir: Tem que ser facilmente robotizado. Tem que abranger o máximo de vocábulos e estes serem sonoros. Tem que ser usado em todos os lares. Deve ser a continuação dos idiomas já existentes. Tem que assegurar conceitos claros para VERDADE, direito de ir e vir e prosperar, respeito aos melhores e à propriedade conquistada honestamente.

 

Vamos entender essas exigências a partir da necessidade do Idioma Global ser adaptado para os computadores. É evidente. Computação é a convergência dos SISTEMAS. Idioma é Sistema de comunicação. Seguirá todas as regras dos Sistemas. 

 

Vamos entender como isso é importante se lembrarmos do LATIM, que foi a língua de maior domínio que já houve, tanto em território, quanto em sua duração no tempo. Dois feitos são memoráveis: sobrepor-se ao idioma grego e sobreviver mil anos sem um Império para sustentá-la! A língua grega era sua inimiga, a língua da guerra, da arte, da ciência, da filosofia, da história, do comércio. Era gozar de “status” falar grego. Veio o Latim, sem nada disso, e os romanos estudavam o grego e introduziam palavras de todos os povos no dicionário latino. Assim se extinguiu o grego e o Latim se sobrepôs a muitos povos, perdurando por MIL ANOS além do IMPÉRIO que a mantinha, como língua da religião, do direito, da arte, da ciência, da política, da filosofia, da oratória, da classe nobre e de quem quisesse subir na vida.

 

Vamos dar uma pincelada de estudos nas suas raízes – Etrusco? Grego? Fenício? Em parte foi tudo isso, mas, HOUVE MAIS! Houve uma criação dirigida sobre a língua hebraica!

 

O número de raízes dos dialetos das tribos dispersas de Israel já era imenso nas línguas mediterrâneas. Os fenícios haviam feito um alfabeto prático e os gregos o repassaram com algumas alterações para seu uso, mas a língua grega era dura de pronúncia. Os escribas de Rômulo (Leia-se Romulon= Zabulon) foram incumbidos de tornar Roma (Latium) independente em lingüística. Escolheram as palavras e as desinências que já encontraram prontas selecionando as mais sonoras, definiram algumas regras para tornar o conjunto expressivo, inteligente, harmonioso e sonoro. Tomaram o alfabeto já pronto e simplificaram seus traços. Por fim, aceitariam quantos vocábulos das outras nações coubessem, fossem usados e pudessem adaptar à estrutura básica construída. Estas são as regras dos SISTEMAS! Teremos, portanto, que repetir o processo.

E esse Idioma será feito para o COMPUTADOR!

 

Assim, o alfabeto latino é inevitável pela sua ampla utilização anterior. A regra a seguir para seu uso é a mesma de gravar uma letra para um som e vice-versa. A harmonia sonora e a não limitação de vocábulos, aceitando cada vez mais raízes que estejam em uso e deixando as em desuso, também são providências inevitáveis. Assim, o que for usado nos lares dará a continuidade ao que já existe e se integrará para prosseguir como expressão de Liberdade e não de Imposição. Isso resume as cinco condições propostas na PRIMEIRA PARTE.

 

 

domingo, 23 de março de 2008

IDIOMA PLANETÁRIO

GLOBALIZAÇÃO E IDIOMA PLANETÁRIO

 

RESUMO – GLOBALIZAR SEM INCLUSÃO ECONÔMICA é o mesmo que fazer um Idioma Planetário PARA NINGUÉM USAR. PENSO QUE FALTA EXATAMENTE ISSO – UMA LÍNGUA PARA TODOS E PRA VALER!

 

Como todos sabem, corre mundo uma expressão de sentido múltiplo – GLOBALIZAR. Relembremos – a questão é “ampliar o relacionamento entre povos”.  Quem saiu primeiro pelo mundo foram os curiosos. Depois alguns prosseguiram levando coisas, mudando de países, acumulando, e por fim TROCANDO e viram que assim enriqueciam. Surgiram assim os Comércios e os Capitais.

 

Entendemos hoje que GUERRAS e ESCRAVIDÃO andaram juntas com essas atividades. Observamos que após a Segunda Grande Guerra Mundial de 1939, muitos mercadores começaram a preocupar-se com MERCADOS MAIS ABERTOS, Comunidade do Carvão e do Aço, chegando ao Mercado Comum Europeu.

Assim surgiu um Sonho de Mercado Planetário. E na frente desse sonho estavam os Mercadores, é claro! Este é o primeiro sentido dado à palavra globalizar. Sonhos também chegaram aos consumidores que eram atendidos pelos mercadores. Sonham com mais qualidade de vida com segurança, saúde e rendas. Compreendem que as riquezas não têm limites porque elas são produzidas em volume maior do que os produtores podem usar. Só depende de trabalho organizado para realizar-se uma troca eficaz para todos. Assim, sonham com GLOBALIZAR A QUALIDADE DE VIDA de Saúde, Segurança e Rendas para todos. A isso, a velha Atenas chamava de DEMOCRACIA.

 

Porém, parece haver um poder obscuro que se esconde nas sombras e que, cinicamente trabalha para GLOBALIZAR maldades, doenças, violência a miséria. E parece que este modo diabólico é o que consegue vencer e desfazer os sonhos do MERCADO COMUM que deveriam ser unificados com o sonho DEMOCRÁTICO DA INCLUSÃO NA QUALIDADE DE VIDA DEFINITIVA E SEMPRE CRESCENTE. Tenho lutado sempre por esta União.

 

Penso que só assim teremos uma FALA inteligível para todos falando a linguagem da Inclusão Econômica. Esse é o IDIOMA que todos podem falar e nele se entenderão.

O COMUNISMO declarou que ele o faria, porém, produziu a Linguagem negativa da miséria e do nivelamento por baixo sem levar ao sonho de todos que é ter a cada dia mais qualidade de vida.

 

Nossas propostas são concretas e evidentes por si sós. Além de serem evidentes, contam já com exemplos de funcionamento eficaz na Europa, na América e entre nós no Brasil. São os FUNDOS de Previdência Privada, aos quais nós sugerimos uma âncora  que é a Propriedade Pessoal de títulos que representem que cada um é dono de parte do Investimento de SEU FUNDO.

 

Ainda assim, teremos que buscar a comunicação lingüística GLOBAL e essa é a nossa próxima proposta. Primeiro vejamos o que podemos chamar de CONDIÇÕES para haver um Idioma Planetário GLOBAL:

 1. Maior facilidade para computorizar que for possível.

2. Maior abrangência de palavras e que elas sejam harmônicas e sonoras.

 3. Ser usada em casa, desde a infância.

4. Ser uma continuidade sobre o que já existe.

5. DEMOCRATICIDADE.

 

Falar uma língua só, cujos significados fiquem acessíveis a todos, é o melhor suporte para uma HUMANIDADE GLOBAL, onde o ser humano possa realizar suas três etapas pessoais:

a)      SOCIAL ao começo da vida para desenvolver-se.

b)       TRIBAL na obtenção de sua estabilidade econômica e cultural;

c)    NÔMADE para atingir a plenitude do uso do que obteve e alcançar outros horizontes.  

 

A LINGUAGEM GLOBAL tem que acontecer. Ela é o elemento chave da INCLUSÃO GLOBAL, mas tem que ser precedida pela INCLUSÃO ECONÔMICA para não acabar sendo um IDIOMA PLANETÁRIO PARA NINGUÉM USAR.