MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA – 1848
Autores – F.Engels e Karl Marx
QUEM NÃO LÊ, NÃO SABE. QUEM LÊ, SABE. QUEM SABE E USA O QUE SABE, É LIVRE.
RESUMO – Para que nossos leitores vejam o que foi o pré-programa que inspirou Hitler, as Máfias , Stálin, Gramsci e no futuro não digam que não sabiam de nada.
“Proletários de todo o mundo, UNI-VOS!”. É 1848. Assim conclui o extenso livro que todos os socialistas pensam conhecer. O prefácio à edição alemã de 1872 já diz que “está antiquado uma vez que a situação política já se reconfigurou”.
SE OS PRÓPRIOS COMUNISTAS O CONSIDERAVAM ANTIQUADO EM 1872, QUE PODEMOS DIZER HOJE?
O prefácio à segunda edição russa em 1882 analisa rapidamente a grande mudança do grande crescimento americano. A edição alemã de 1883 e a edição inglesa de 1888 reconhecem que o “socialismo era respeitável e o comunismo é o oposto”.
A edição alemã de 1890 observa: “Hoje, Como isso tudo mudou!”.
CENTO VINTE ANOS DEPOIS DESTE PREFÁCIO COM A REVOLUÇÃO DO AVIÃO, DO FOGUETE ESPACIAL, DA ELETRÔNICA, DA INTERNET, APÓS O FRACASSO HITLERISTA, O FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA, 50 ANOS DE MISÉRIA CUBANA, COMO CLASSIFICAR OS QUE AINDA QUEREM IMPOR ESSES PROJETOS?
O prefácio da edição italiana de 1893 cita que a “ação do capitalismo no passado foi revolucionária e a primeira nação capitalista foi a Itália”.
O TEXTO DE 1848 COMEÇA – “Anda um espectro pela Europa – o espectro do Comunismo”. “I- Burgueses e proletários – A burguesia desempenhou um papel altamente revolucionário”. “A burguesia tem de implantar-se em toda parte. É cosmopolita”. “Com ela entrou a livre concorrência com a constituição social adequada”. “Mas ela gerou as armas e os homens que as usarão para acabar com a burguesia – os proletários”.
ALGUÉM ESTÁ PERCEBENDO QUE O SONHO DOS ATUAIS COMUNISTAS É APROVEITAR A VIDA COMO BONS BURGUESES?
“As leis, a moral, a religião, são preconceitos burgueses”. (logo está propondo viver sem leis, sem moral, sem ligação universal, como nem os animais vivem).
SEM COMENTÁRIOS...
II- Proletários e comunistas - “O comunismo não é a abolição da propriedade – só da propriedade burguesa”. “Censuram-nos por querer abolir a propriedade fruto do trabalho próprio”.
(Claro que ele não tinha noção do que iria ser desenvolvido com eletrônica, automação e Fundos de Previdências que hoje dominam capitais juntamente com propriedades pessoais COMO NOSSA CIA. VALE DO RIO DOCE).
Analisa a supressão da família falando em “propriedade comunitária das esposas”
(FAMILIA, COM PAI E MÃE, FILHOS E IRMÃOS FICA PRIBIDA? E será que o feminismo concorda com esse machismo de dois séculos atrás?).
Vejamos ainda esta Utopia sem explicação: “suprimindo a exploração do homem pelo homem, também virá a das nações” (não diz como).
Apresenta uma lista de medidas a aplicar como “intervenção despótica”:
O MÉTODO VIOLENTO CONTINUA SENDO O PROGRAMA DO PT COM A EXPRESSÃO “PROCESSO RADICAL” PARA EXECUTAR ESTAS MEDIDAS
“1-Expropriação da propriedade fundiária passando tudo ao Estado”.
(que diria ENGELS se visse o MST invadindo tudo, loteando, e antes mesmo dos assentados entrarem na terra, já a venderam!).
“2-Pesado imposto progressivo”.
ATÉ HOJE SE ENTENDE IMPOSTO PROGRESSIVO COMO ALÍQUOTAS MAIORES PARA RENDAS MAIS ALTAS (que diria Engels se visse o imposto brasileiro que tira tudo dos mais pobres?)
“3-Abolir o direito de herança” (sem comentários)
“4-Confisco de propriedades de emigrantes e rebelados” (o alemão dessa época tem cada idéia!).
NA MISÉRIA QUINZE MILHÕES DE EMIGRADOS BRASILEIROS SERIAM CONFISCADOS, NÉ?
“5-Todo sistema de crédito estará nas mãos do Estado” (emprestar a quem?).
“6-Sistema de Transportes estatal”.
“7-Multiplicar Indústrias na mão do Estado” (que diria depois do fracasso soviético que teve que voltar à iniciativa de empreendedores?).
“8-Trabalho obrigatório para todos”. Já temos chamado a isso de Senzala Geral.
“9-Unificar Agricultura com Indústria”.
“10-Educação pública total sem trabalho infantil, unificada com produção material” (hoje temos que perguntar – como ele faria com as máquinas fazendo tudo?).
Na parte III-“Literatura sobre Socialismo e comunismo” apresenta cinco tipos de socialismo: a)feudal, b)pequeno burguês, c)verdadeiro (o alemão!), d)conservador, e)socialismos comuno-crítico-Utópicos. Condena a todos para propor somente o tal comunismo à força, estatal, nesse sonho pré-nazista.
Na parte IV- Posição dos comunistas com as oposições – “os comunistas declaram abertamente que seus fins se alcançam pelo derrube violento de toda ordem social até aqui”.
QUE ESPERAM DEPOIS DISSO?!!!
Conclui com a famosa expressão “Proletários de todo o Mundo, Uni-vos!”
(Eu, hein? Se alguém leu essa declaração de Senzala total, será que ESSE alguém vai assinar em baixo?).
O TEXTO COMPLETO PODE SER ENCONTRADO NA INTERNET DENTRO DAS OBRAS DE FRIEDRICH ENGELS.
LEIAM NESTE BLOG MAIS EXPLICAÇÕES QUE PODEM MOSTRAR O QUE FAZER PARA NÃO ACOMPANHAR OS 0,3% DA NAÇÃO QUE QUEREM AINDA ESSE PROGRAMA.