sábado, 8 de junho de 2019

O GATO DE SCROEDINGER COM EINSTEIN OU COM ESOPO?

O GATO VIVO OU MORTO AO MESMO TEMPO DE SCROEDINGER
COMO ESTARÁ NO CAMPO UNIFICADO, ONDE UMA LEI SÓZINHA EXPLICA TUDO?
SÓCRATES COM PLATÃO. XANTO COM ESOPO. EINSTEIN E O CAMPO UNIFICADO.
MEMBRO DO GEA ME PEDE PRA COMENTAR ESSE ARTIGO E CHAMA A ATENÇÃO PARA A SOLUÇÃO QUE ESOPO HAVIA DADO UNS SEISCENTOS ANOS ANTES DE CRISTO.
Consta na lista das fábulas de Esopo que desafiantes da inteligência do sábio escravo do filósofo Xanto lhe propuseram adivinhar se o passarinho que estava dentro da sua mão, estava vivo ou morto. Ele respondeu – “Está na tua mão! Se eu disser que vive, podes espremer e mostrá-lo morto. E se disser que está morto abrires a mão e soltá-lo pra voar.”
O GATO DE SCROEDINGER É UMA PROPOSTA DO SÁBIO FÍSICO PROPONDO QUE UMA PARTICULA PODE EXISTIR EM DOIS ESTADOS DIFERENTES AO MESMO TEMPO. CHAMARAM A ISSO DE PARADOXO DE SCROEDINGER. UM GATO FECHADO EM UMA CAIXA QUE NINGUÉM ABRE, PODERIA AO MESMO TEMPO ESTAR VIVO E TAMBÉM MORTO.
RESPONDEMOS – SE NOSSA REALIDADE É UMA PURA ILUSÃO FORMADA DE AGLOMERADOS DE BURAQUINHOS NO VAZIO, CORRENDO CÉLEREMENTE EM ETERNA MUTAÇÃO NO RIO DO EXISTIR, SURGINDO NÃO ENTENDEMOS DE ONDE E DESAPARECENDO FUGAZES TAMBÉM SEM SABERMOS PARA ONDE... “ESTÁ NA NOSSA MÃO DECIDIR SE O GATO ESTÁ VIVO, MORTO, OU NOS DOIS ESTADOS AO MESMO TEMPO”. ASSIM SÃO AS TAIS PARTÍCULAS QUE OS CIENTISTAS DEFINEM COMO SÃO POR MEIO DE CÁLCULOS E DEPOIS BUSCAM CRIAR AS CONDIÇÕES EM QUE DEVEM SER ENCONTRADOS... E ACHAM!
ENTRETANTO, FALTA DEFINIR A MASSA QUE CONTÉM ESSES VAZIOS. DEPOIS É POSSÍVEL FAZER O EXPERIMENTO QUE TRAGA A ENERGIA QUE QUISERMOS PARA MOVER ESSES AGLOMERADOS À NOSSA VONTADE.
SERÁ MESMO UMA ENERGIA SEM FIM E QUE ESTARÁ AO MESMO TEMPO INERTE E TAMBÉM VIVA...
E ASSIM O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG NOS DARÁ A CERTEZA DE QUE O GATO PODE ESTAR NOS DOIS ESTADOS AO MESMO TEMPO.
NA MINHA VISÃO, É NECESSÁRIO QUE PASSEMOS A TRABALHAR COM OUTRA FORÇA MAIS VELOZ E PODEROSA DO QUE A LUZ. TRATA-SE DA FORÇA MENTAL, QUE EU JÁ ESTAVA PROPONDO NA FICÇÃO “ALÉM DA CURVATURA DA LUZ” EM 1958. DEPOIS INCLUI NAS FÓRMULAS DO CAMPO UNIFICADO EM 1978.
AFINAL, SERÁ QUE ESOPO ESTAVA VIVO OU ERA UMA FICÇÃO DE SEU DONO, O FILÓSOFO XANTO? Pela biografia que Lá Fontaine traduziu, era tão possível que Xanto o inventou e treinou um escravo pra fazer o papel, quanto era possível que o Sábio era mesmo Esopo que se engajou com Xanto pra ter casa e comida. O monge Planude ao redor do ano 1.000 de nossa era, coletou as Fábulas já requentadas por Fedro em Roma ao redor dos anos 50, importadas da Grécia de 620 a 560 a.C. Algumas incoerências históricas nos fazem pensar em um “conto que cada um aumentou um ponto”.
E HÁ UM PARALELO INTERESSANTE COM O FILÓSOFO PLATÃO E SEUS DIÁLOGOS COM O MESTRE SÓCRATES. TEMOS O MESMO TEMA DO GATO DE SCROEDINGER AO MESMO TEMPO VIVO E MORTO... As imagens da caverna são uma resposta.
O ARTIGO DA REVISTA GALILEU PODE SER LIDO NO LINK CITADO AO COMEÇO.
MAS, O QUE DIZER DE EINSTEIN E O CAMPO UNIFICADO? Aquii vamos viver um romance em que o gato não só está em muitos campos ao mesmo tempo... E SEMPRE ESTARÁ VIVO.
Meu livro que traz isso em forma de romance de ciência e não de ficção científica, Você o encontra em http://www.mariosanchez.com.br/

Nenhum comentário: