quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FERNANDO PESSOA

VIVER NÃO É PRECISO

Fernando Pessoa

Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Nota
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra (cf. Plutarco, in Vida de Pompeu).

A VOCALIZAÇÃO deste pensamento nos faz gostar muito da riqueza linguística do idioma lusitano.
A precisão instrumental do navegante, desde as velas e os mastros com seu cordame, até o leme e o astrolábio, fica em paralelo com a necessidade de continuar navegando em busca de um porto melhor.
E na sequência...
A imprecisão de todos nossos cálculos a respeito do dia que viveremos amanhã, vai também em paralelo com a brevidade de nosso fugaz risco nos céus do mundo, de tal modo que somos faíscas inúteis às quais, nem muito viver é possível, muito menos será imprescindível.

Nesse mesmo sentido leremos Camões em “Os Lusíadas” - ...Canto o ilustre povo lusitano... que aos poucos se vai da lei da morte libertando ...

E DAI IREMOS EXAMINAR O DECURSO DA HISTÓRIA EM QUE FORÇAS TEMPESTUOSAS DECLARAM QUERER EXTINGUIR, ESCRAVIZAR, REDUZIR A POUCOS SERES A ESPÉCIE HUMANA...
E VAMOS CONSTATAR QUE QUANTO MAIS ISSO É TENTADO, MAIS CRESCE A LONGEVIDADE, O CONHECIMENTO, A TECNOLOGIA, A LIBERDADE E A SAÚDE DA ESPÉCIE VILIPENDIADA, SUFOCADA, ESCRAVIZADA...
UMA HUMANIDADE QUE AOS POUCOS SE VAI DA LEI DA MORTE LIBERTANDO!

QUÊ TREMENDA PROFECIA!

Nenhum comentário: