COLÉGIOS MILITARES
INTERVENÇÃO – O QUE
FAZER?
QUEM FOR CAPAZ DE
CONTESTAR-ME QUE ME ENVIE SEU PROJETO
SABEM POR
QUE MOTIVO AINDA NÃO HOUVE INTERVENÇÃO MILITAR?
Porque nem
eles sabem o que é preciso fazer nem quem pode ser encarregado de fazê-lo, para
desembainhar a espada e apoiar esse trabalho.
Agradeço o
envio deste comentário e do artigo do professor de Londrina
PAULO ANDRÉ CHENSO -
MÉDICO E PROFESSOR EM LONDRINA PR
Meu companheiro de
lutas e ideias Paulo Roberto de Almeida pescou o artigo escrito pelo médico e
professor Paulo André Chenso, de Londrina (PR), que resume a desgraça em que se
tornou o ensino no país graças à invasão ideológica esquerdista, calcada no
nefasto cascateiro Paulo Freire. Citando o preciso comentário de Paulo, publico
em seguida o texto publicado na Folha de Londrina. Ah, sim, Chenso é também
ilustrador e especialista em história da arte:
"As escolas
brasileiras não são o que são por acaso: é preciso muita constância no erro
para transformá-las em antros de mediocridade. Esse é o resultado da aplicação
da "pedagogia do oprimido" do "patrono da educação
brasileira", o grande idiota Paulo Freire. Enquanto isso, os colégios
militares se destacam. Os medíocres não gostam disso, como demonstra este
artigo".
Paulo Roberto Almeida
ESCOLAS MILITARES, O
GEMIDO DOS MEDÍOCRES
Ora, é preciso ver o
programa pedagógico desses colégios antes de sair por aí falando asneiras.
O Colégio Militar foi
criado por D. Pedro IIº em 1889, e mantido pela República. Durante 126 anos
nunca se viu qualquer comentário sobre essas escolas. De repente, descobriram o
filão – e como o descobriram? Simples, as escolas militares encabeçam a lista
dos melhores desempenhos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e
do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e isso, parece,
incomodou alguns setores da nossa "educação civil". É como se o
sucesso dos colégios militares causasse inveja aos colégios civis. São 12
colégios do Exército e 93 da Polícia Militar, com um total de mais de 30 mil
alunos atendidos. Bastou aparecer na mídia o brilhante desempenho e já
emergiram de suas tocas os pseudopedagogos de beira de estrada para criticar o
sistema de ensino dos colégios militares.
Na reportagem da
Folha de São Paulo (12/8) afirma-se: o
Colégio Militar "padroniza comportamentos", "inibe o
questionamento" e "impede criar perspectiva de construção de
identidade". Se durante mais de 100 anos foi assim, os colégios
militares formaram uma multidão de alienados – que, no entanto, estão dando um
show de desempenho. É, realmente, paradoxal.
Sou professor há 42
anos e acompanhei gerações de alunos do nível médio, e assisti, com imensa
tristeza, a deterioração do comportamento, o desinteresse, o aumento da
violência, a impossibilidade de se aplicar disciplina mais rigorosa, e
necessária, pois, hoje, o aluno já sabe, previamente, que não importa o que
aconteça, ele será aprovado. Vi professores sendo agredidos, desrespeitados, às
vezes humilhados, e por que não, abandonados pelos próprios órgãos que lhes
deveriam dar apoio, como é o caso dos núcleos de ensino, com pareceres quase
sempre favoráveis ao aluno. Ora, vendo tudo isso ao longo dos anos, a contínua
corrupção (e corrosão) do ensino, com facilitações que chegam às raias do
absurdo para justificar, alhures, que aqui não há repetências, e encerramos
cada ano com alunos cada vez menos preparados. Como concordar? Alunos do nível
médio que escrevem Brasil com z! Que nunca leem nada além de ridículos livrecos
empurrados pelas grandes editoras - há um enorme contingente de alunos que
chegam ao terceiro colegial sem ter lido um único autor clássico brasileiro. É
uma vergonha!
E agora vem a mídia e
seus "especialistas" em educação tecer críticas ao único sistema,
hoje, que atua na educação do jovem de forma global e completa. Ora, é preciso
ver o programa pedagógico desses colégios antes de sair por aí falando asneiras
como se fossem os arautos da melhor educação. Se fossem, o ensino não estaria
essa tragédia. Sem contar o desinteresse absoluto do Estado, o mísero
investimento feito pelo poder público. O verdadeiro abandono das nossas
escolas. Dispensa comentários.
Não vi entrevistas
com os alunos, nem com os pais. Vi declarações, sim, de pessoas que parecem
ignorar a real situação de nossas escolas. Ninguém mencionou na imprensa se os
milhares de alunos desses colégios militares gostam ou não. É explícito nos
regulamentos: caso o aluno não se adapte à disciplina militar, é imediatamente
transferido para colégios civis. Ninguém é obrigado a estudar lá. E mais, para
estudar nesses colégios, participa-se de um concurso na qual a média de
candidatos chega a 22 mil! Será que é mesmo tão ruim, ou são nossos
"pedagogos" que estão impregnados com as ideias "supermodernas"
introduzidas na educação brasileira nos últimos anos?
Paulo André Chenso -
médico e professor em Londrina PR
CONCLUINDO
Pelo menos
uma coisa a Intervenção saberia fazer: Mandaria estudar. Mandaria seguir um
programa de responsabilidade e entendimento das coisas. E esse pode ser o
Projeto. Não será assim necessário trazer figurões para ditar leis.
E esse é o
único caminho de uma verdadeira Intervenção.
Como será?
Um dia os
governos que caem e são substituídos por outros que não conseguem governar, e
um deles vai pedir o apoio das FFAA.
E as
Patentes em exercício dos comandos baterão continência.
E farão o
que sabem fazer. Cada um buscará a melhor solução. Chamará seus comandados. E
estes farão tudo para ajudar o comando porque assim virá a vitória (ao
contrário dos políticos que torcem para o seu chefe falir, pra pegar o lugar,
os militares sabem que se o superior falir, ele terá que ocupar o lugar sem que
o morto possa ajudar... e é melhor serem dois do que assumir sozinho!)
Nesse dia
ouvirão A ARTE DA GUERRA que avisa que o bom guerreiro conhece o caminho,
estuda a lei da plenitude e da vacuidade, rememora as estratégias, observa os
terrenos em que tem que lutar, conhecerá as cinco condições (clima, terreno,
liderança, coragem, disciplina). E terá em mente que há inimigos que não deve
combater, fortalezas que não pode atacar, território que não pode ocupar e
ordens dos governantes que não pode obedecer.
Neste Blog damos
algumas informações:
Este é o programa em execução pelos
desgovernos
Ver também
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2016/04/brasil-tem-conserto-mas-quem-se-habilita.html
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2016/03/impostos-curva-de-laffer.html
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2014/10/subsidios-para-reforma-tributaria.html
http://www.mariosanchez.com.br/upload/Domestiqueosupertyranossauro.pdf
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2016/05/a-pessoa-humana-e-uma-ficcao.html
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2016/03/impostos-curva-de-laffer.html
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2014/10/subsidios-para-reforma-tributaria.html
http://www.mariosanchez.com.br/upload/Domestiqueosupertyranossauro.pdf
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2016/05/a-pessoa-humana-e-uma-ficcao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário