segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CONSPIRAÇÃO ÀS CLARAS? A EQUIPE TRUMP SABE...

SEIS PASSOS PARA ACABAR COM QUALQUER TEORIA DA CONSPIRAÇÃO


PREVIAMENTE – Já abordamos no Grupo de Estudos Avançados algumas ideias sobre Reescrever a História e sobre Teorias explicando fatos de modo a culpar alguém pelo acontecido. Vejam estes artigos nos links a seguir e depois tentem entender este artigo que se preocupa com a manutenção do sigilo em “planos secretos de grupos de poder”. Por isso a autora focaliza o tema sob o aspecto de que uma conspiração precisa manter secretos seus objetivos. O que vemos, na realidade é que a maioria dos enfrentamentos de grupos na História envolve sempre um poder estabelecido que tenta manter-se indefinidamente no poder enquanto os prejudicados procuram unir suas forças, nem sempre às claras (conspiração?) mas em geral sempre se mostram, para vencer ou para perder. 
Aqui transcrevo trechos do artigo:

Combater teorias de conspiração que se espalham pela Internet é muitas vezes uma tentativa frustrante. Em geral, isso envolve detalhes específicos de algum tema científico, histórico ou tecnológico e leva muito tempo para que possamos assimilar tanto a imagem geral como seus pormenores e detalhes. Ao mesmo tempo em que alguém refuta uma nova desinformação, os teóricos conspirativos já apresentaram mais 12 reivindicações lacunares, em um jogo interminável de gato e rato. Há, portanto, uma grande necessidade de combinar esses contrapontos detalhados com objeções mais amplas, que ataquem a estrutura geral das teorias da conspiração.
Em “Poor Richard’s Almanack” (1735), Benjamin Franklin escreveu que “três pessoas podem guardar um segredo, se duas delas estiverem mortas”. O que Franklin quis dizer é que é os seres humanos têm dificuldade para manter informações sigilosas. Quanto mais pessoas souberem de um segredo, mais risco existe de esse segredo ser exposto.
 # 1: A objeção “sem escapes”
# 2: A objeção “lacuna de evidências”
Conspirações reais já descobertas envolvem investigadores que, quase literalmente, afogaram-se em meio às provas. Há, em geral, tantas evidências que é difícil para um único indivíduo ou mesmo para os próprios investigadores obterem um conhecimento detalhado o suficiente de todos os aspectos envolvidos.
# 3: a objeção “capacidades inconsistentes”
As teorias da conspiração postulam que as pessoas malvadas por trás de tudo são quase sempre muito inteligentes e eficazes. Nunca cometem erros, cobrem todas as possibilidades, esperam todas as contingências e lidam com todos os riscos. Eles escondem ou destroem quaisquer provas e até assassinam pessoas que possam expor a verdade.
# 4: A objeção do “horizonte de previsão”
O mundo é complexo e às vezes difícil de prever. As teorias da conspiração frequentemente envolvem planos com minúcias e detalhes, em uma complicada enrolação que se estende ao longo de meses, anos ou mesmo décadas. No entanto, há muitas coisas que podem dar errado nisso.
 # 5: A objeção do “método-objetivo incompatível”
Os teóricos da conspiração muitas vezes olham para grandes e assustadores eventos e tentam argumentar para encontrar uma explicação igualmente suntuosa e de alto impacto. No entanto, esta é apenas a caça à anomalia e a ideia resultante é muitas vezes muito fraca, especialmente quando se considera como o evento alcançaria os objetivos propostos pelos perpetradores.
# 6: A objeção “infalsificável”
Como se observou acima, os teóricos da conspiração postulam que os perpetradores de conspiração malignas são tão eficazes que eliminam quase todas as evidências de suas ações. Ainda mais enganosamente, eles insistem que a evidência contra a teoria da conspiração foi fabricada pelos perpetradores para cobrir seus rastros, ou que os cientistas que coletam essas evidências são apenas parte do esquema.
Conclusão
Essas seis objeções provavelmente não podem refutar todas as possíveis teorias de conspiração apresentadas por seres humanos.
USANDO O LINK AO COMEÇO, PODEM LER O TEXTO e nos links citados verão as apreciaçõesdo GEA.  

Nenhum comentário: