segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

GOVERNO BOLSONARO PODE EXTINGUIR TODOS OS IMPOSTOS

COMO O GOVERNO BOLSONARO PODE EXTINGUIR TODOS OS IMPOSTOS
O ARTIGO DE HOJE PÕE À MOSTRA UM MONSTRO
AUDITORES REAGEM À IDEIA DE RESTRINGIR ATUAÇÃO DA RECEITA
Adriana Fernandes - 25 FEV 2019 07h49
MEMBROS DO GEA PEDEM PARA LEMBRAR QUE TEMOS O ESTUDO MAIS COMPLETO SOBRE COMO EXTINGUIR ESSE ABSURDO MONSTRO DE APARELHAMENTO QUE TIROU DO LEGISLATIVO SEU PODER DE LEGISLAR, DO EXECUTIVO TIROU O PODER DE DEFINIR AS POLITICAS FISCAIS E DO JUDICIÁRIO TIROU O DIREITO DE APLICAR A CONSTITUIÇÃO QUE PROIBE TUDO QUE ELES FAZEM COM A COBRANÇA DE TRIBUTOS – EXTORSÃO, EXPROPRIAÇÃO, ESCRAVOCRACIA, MAIOR CARGA SOBRE O MENOR PODER ECONÔMICO, BITRIBUTAÇÃO, ETC.
VEJAM O TEXTO DO ARTIGO
A movimentação de congressistas e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para elaborar um projeto de lei que limite os poderes de fiscalização da Receita Federal provocou indignação entre os fiscais do órgão, que prometem uma grande mobilização no País para barrar o avanço da articulação.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco) buscará apoio da sociedade e do Ministério Público para impedir que algum projeto desse tipo seja aprovado. A ofensiva contra o modelo de atuação do Fisco está sendo chamada na Receita de "projeto mordaça".
Como mostrou reportagem do jornal "O Estado de São Paulo" publicada no domingo, o vazamento de dados sobre uma investigação tributária envolvendo o ministro Gilmar Mendes, do STF, gerou um movimento para mudar a legislação sobre a Receita de forma a limitar seus poderes.
Durante almoço na semana passada, ministros da Corte reprovaram a atuação da Receita, que elaborou relatório apontando possíveis atos de "corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência por parte do ministro Gilmar Mendes e familiares". Dos 11 ministros, sete estavam no encontro.
O projeto de lei para impor limites à atuação do Fisco vem sendo discutido em conversas reservadas de ministros com parlamentares.
Para o presidente do Sindifisco, Kléber Cabral, a articulação é preocupante. "É curiosa a tentativa, porque a lei autoriza o que a Receita faz", afirmou. "Se houvesse alguma questão de descumprimento da lei, o Judiciário teria se manifestado."
O secretário da Receita, Marcos Cintra, está sendo cobrado pelos sindicalistas a fazer uma declaração contundente de apoio ao trabalho de investigação do órgão, o que não aconteceu até agora. Cintra tem atuado para diminuir a temperatura da crise, que ameaça ganhar proporções maiores se o projeto for apresentado no Congresso.
Para Mauro Silva, diretor da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco), o movimento, que partiu do Judiciário, fere o princípio de equilíbrio entre os Poderes. "Os poderosos não são as únicas forças políticas", afirmou ele, que aposta numa mobilização para garantir o trabalho de fiscalização da Receita. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
JÁ FOI DENUNCIADO TUDO ISSO PELA GLOBO     
Depois do petrolão, surge o golpe da ‘venda’ do perdão de multas junto ao Fisco, outro caso típico de país em que o Estado é obeso e tem grande ingerência na sociedade
EDITORIAL 31/03/2015 - 00:00
Países com Estados obesos, muito presentes na economia, de estratosféricos custos de manutenção, e, portanto, insaciáveis coletores de impostos, tendem a apresentar elevados índices de corrupção. Pois, quanto maior a ingerência da burocracia estatal na vida da sociedade, seja de forma direta, pela administração central, ou indireta, por meio de companhias públicas, mais amplas são as possibilidades de o dinheiro do contribuinte ser surrupiado. Afinal, enorme poder fica concentrado em um pequeno grupo de servidores, de carreira ou não, sempre a salvo de controles independentes.
Por uma coincidência pedagógica, o Brasil dos dias que correm apresenta exemplos bem-acabados de assaltos ao Erário. No petrolão, desviam-se recursos do Tesouro por um esquema montado na Petrobras, com fins pecuniários privados e para lubrificar finanças partidárias (PT, PP, PMDB) e de políticos. E acaba de surgir, também de uma operação da Polícia Federal — Zelotes, uma espécie de Lava-Jato —, um outro esquema, este construído nada menos do que no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), instância em que são julgados pedidos de suspensão de multas e outras penalidades lavradas por fiscais da Receita Federal junto a contribuintes.
Segundo investigações da PF, a anulação em todo ou em parte de débitos para com a Receita de grandes grupos empresariais seria conseguida em troca de propinas que variariam entre 1% e 10% do valor das dívidas, geralmente muito elevadas. Num país de carga tributária pesada, como o Brasil, o Erário é um espaço aberto a corruptos e corruptores.
Da lista de prováveis beneficiários do esquema constam os bancos Bradesco, Safra, Pactual e Boston; no setor de alimentação, a BR Foods; no automobilístico, Ford e Mitsubishi; no de comunicações, o grupo RBS; a Light, na distribuição de energia, a empreiteira Camargo Corrêa, e até a estatal Petrobras, além de, no siderúrgico, o Gerdau. Encontram-se sob escrutínio R$ 19 bilhões, correspondentes a penalidades existentes em 70 processos que podem ter sido “negociados” pelo esquema.
A Petrobras, devido às suas raízes de empresa monopolista, sempre teve a tendência de se fechar em si mesma, mesmo sendo uma companhia de capital em bolsa. Já a caixa-preta da Receita, esta é fechada de forma ainda mais hermética.
O importante direito do cidadão ao sigilo tributária costuma ser usado como escudo quando se cobra transparência à Receita. Mas a Operação Zelotes mostra que há mesmo déficit de luz do sol nas entranhas da principal repartição de coleta de impostos no Brasil.
Pouco ou nada se sabe sobre os conselheiros do Carf e o próprio órgão: como são escolhidos os conselheiros, quantos processos tramitam no órgão, quanto em multas é perdoado ou não etc. São informações que não implicam a quebra de sigilos. Sonegá-las facilita golpes como o que se encontra sob investigação.
E JÁ HOUVE MAIS DENÚNCIAS
http://mariosanchezs.blogspot.com/2016/04/brasil-tem-conserto-mas-quem-se-habilita.html
VEJAM TAMBÉM:
https://mariosanchezs.blogspot.com/2017/10/mafia-dos-fiscais-resulta-de-filosofia.html
ADIANTAMOS QUE A RECEITA PARA CONSERTAR O TESOURO SERÁ COLOCAR EM COMPUTADOR UM ACORDO NACIONAL EM LUGAR DE TANTOS AUDITORES, FISCAIS, PROCURADORES, PROCESSOS E TRIBUNAIS.



Nenhum comentário: