sábado, 1 de dezembro de 2012

QUE DEUS SEJA LOUVADO


RESUMO – Com estes comentários, Transcrevo abaixo artigo sobre o processo que se move na Justiça para tentar apagar nas notas de nosso dinheiro a expressão “Deus seja louvado”. Escrevo acto e facto para lembrar que temos uma raiz remota cuja essência atravessou milênios e é responsável pela nossa existência.

ANOTEMOS:
1. A PALAVRA DEUS na verdade é uma expressão neutra universal. Poderiam escrever nas notas da "energia" econômica qualquer louvor à base invisível dos Valores, como "Caminho", TAO, Brahman, Ser, Princípio ou Energia Universal, A Verdade, A Essência, que isso jamais pode agredir alguém... A não ser que esse "alguém" queira ser "ele" cultuado como sendo essa força...

Para a juíza federal Diana Brunstein, ''a menção da expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença'', de acordo com sua sentença.

2. Cabe aos proponentes de qualquer ação a prova de suas alegações para obter uma anulação de prejuízos sofridos pelos factos ou actos incriminados...
 Segundo Brunstein, a ''alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade''.

3. Estado laico não pode interferir na consciência religiosa dos súditos. E ainda mais: minorias destrutivas devem ser barradas para que não seja destruída a Nação. Que dizer de uma agressão à maioria quase total como é esse processo? Trata-se de tentar impor a uma Nação de 200 milhões de seres bons e pacíficos um começo assustador da escalada da supressão da moral e do respeito entre os cidadãos. É que o respeito entre os seres humanos tem como fundamento o reconhecimento de que todos somos da mesma essência e temos a mesma natureza humana, embora não saibamos explicá-la... Qualquer acto que mande retirar de algum lugar a consciência dessa essência de tudo estará abrindo as portas para o fim de toda moralidade e paz social.

4. Em todas as línguas esse princípio que não podemos entender tem um nome, que em língua portuguesa se escreve "deus". Ter isso impresso em nosso dinheiro é a mais valiosa estratégia militar preventiva da paz e da harmonia entre os cidadãos. Antes que aconteça a volta à barbárie proposta pelos "sem Deus, sem pátria, sem família, sem moral, sem respeito mútuo", numa guerra de todos contra todos, agradeçamos que temos família, pátria, moral, FAA, etc. Portanto "Que Deus seja louvado!" 

Justiça mantém expressão 'Deus seja louvado' nas notas

Diga-se o que se disser disso constar das notas o fato é que é mais uma ferramenta para favorecer a tão necessária conexão com o Alto, lembrando ao ser constantemente a presença do criador -inclusive ao ser pretensioso e igualmente criado que se julga acima dos que têm fé porque não têm alcance suficiente para conceber o que sejam os pequeninos de Cristo, para conceber o que Cristo quis dizer louvando o pai por haver ocultado certas coisas dos que se julgam grandes para só revelá-las aos pequeninos (humildes).

A tentativa de eliminar isso não pode guardar uma boa intenção -com que propósito? (em especial quando já se tornou evidente uma cubanização em movimento).

Em resposta à Mensagem:

Segue artigo referente à decisão provisória referente à retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de real. Trago em aberto artigo da revista EXAME que diz:
Justiça mantém expressão 'Deus seja louvado' nas notas
Para a juíza federal Diana Brunstein, ''a menção a expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo''
A decisão é provisória e o processo vai tramitar de maneira normal
São Paulo - A 7ª Vara de Justiça de São Paulo rejeitou nesta quinta-feira a antecipação de tutela feita pelo Ministério Público Federal paulista para que União e Banco Central retirassem, no prazo de 120 dias, a expressão ''Deus seja louvado'' as cédulas de real.
Para a juíza federal Diana Brunstein, ''a menção a expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença'', de acordo com sua sentença.
Além disso, a magistrada questionou a forma com que a a ação movida pelo Ministério Público foi elaborada. Segundo Brunstein, a ''alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade''. De acordo com o MPF, a expressão contida nas cédulas viola os princípios da laicidade, da liberdade religiosa e o da legalidade.
A decisão é provisória e o processo vai tramitar de maneira normal, já que o pedido de antecipação de tutela tornava a ação urgente. Não há previsão de quando a ação deverá ser julgada.
Um dos principais argumentos utilizados pela ação do MP é o de que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Além disso, são lembrados princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias.
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, lembrou que não existe lei autorizando a inclusão da expressão religiosa nas cédulas brasileiras. ''Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ''Alá seja louvado'', ''Buda seja louvado'', ''Salve Oxossi'', ''Salve Lord Ganesha'', ''Deus Não existe''. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus''.
Durante a fase de pesquisa do processo, o Banco Central explicou a procuradoria que a frase está amparada pela Constituição de 1988, no qual, há preâmbulo afirmando que a mesma foi promulgada ''sob a proteção de Deus''.
O lema, no entanto, foi impresso pela primeira vez antes de 1988, mais precisamente em 1986, ainda nas notas de cruzado, por decisão aprovada pelo então presidente José Sarney.” [1]
Trago parágrafo de artigo referente ao processo em andamento anteriormente colocada no Atento e que pode ser lida no blog “Amigos da Teosofia”:

“Um dos principais argumentos utilizados pela ação é o de que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Além disso, são lembrados princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias para reforçar a tese de que a frase "Deus seja louvado" privilegia uma religião em detrimento das outras.” [2]
NOTAS:
[1] http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/justica-mantem-expressao-deus-seja-louvado-nas-notas
[2] Procuradoria Quer Excluir Expressão “Deus Seja Louvado” Das Cédulas
http://amigosdateosofia.blogspot.com.br/2012/11/procuradoria-quer-excluir-expressao.html
Abraços, Evaldo
Leiam mais neste BLOG

Nenhum comentário: