PICOLO, O PINGUIM BRINCALHÃO
E O SAPO FRANCISQUINHO
LIVRO INFANTIL DE MARTINA SANCHEZ
São duas curtas leituras
para principiantes, com “leitura informativa” e ficha de leitura. O PINGUIM (10
títulos) – I - Plim... Plom... Pingüim brincalhão muitas artes viria a fazer.
II – Mamãe Pingüim – “um dia vai se arrepender” e “nada de aprender”. III – O
bloco de gelo – “Brincar de navegar” e “foi para o alto mar”. Triste e sozinho.
IV – O Sol – “O gelo derreteu”. “No mar mergulhou”. V - A praia de um país tropical.
“Que calor!” VI – Novos amigos – três meninos. “Vamos pra casa levar”. “Mais
travessuras vai fazer”. VII – A travessura – “peixinhos num aquário azul”.
“Papou os peixinhos um a um”. VIII – No Zoológico – “Para o zoológico!” “Muito
triste lá se foi”. “Zico, o menino leva gelo para Picolo refrescar”. “Saudade
aumentou”. IX – A volta – “Um bom velhinho apareceu”. “Um bastão mágico lhe
ofereceu”. “Montou no bastão”. X – Final feliz – “Arte um livro de pedrinhas
com essa estória ele escreveu”. Leitura informativa conta sobre os pingüins.
Termina com um questionário para compreensão de leitura.
O SAPO FRANCISQUINHO
(7 títulos) – O sapo mora na Fazenda. “Nem cobra chega”. “Come moscas”. II – O
almoço – “Chega ao brejo”. “Sobe na pedra”. “Vai ao pomar”. “Ele caça moscas e
mosquitos”. III – O URRUBU e o sapo – “Urubu pousa na cerca”. “Que sapo feio!
Estou com fome”. “Vá caçar ou coma frutas!”. ”Não gosto!” IV – Susto do tio
Jaime – “Francisquinho vai dormir”. “Encontra a bota do tio Jaime”. “Ele vai
sair e calça as botas”. “Ai! Um bicho!” “O sapo pula fora e se esconde”. V - A
festa dos sapos – “Escureceu”. “Vai ao brejo”. “Sobe na pedra”. “A festa vai
começar”. “Orquestra”: “Xan... RAM!... Rrruumm! Glupt...” “Pirilampos acendem e
apagam”. “Só acaba quando sai o Sol”. VI – A visita – “Dona Tereza vai colher
ovos”. “Só tem cascas”. “Chama Francisquinho”. “Ele descobre um grande
lagarto”. “Ele o expulsa da fazenda”. VII – O presente de aniversário – “Faz um
ano”. “Tio Jaime acostumou e gostou dele. Dá de presente uma bota velha”. “O
sapo gostou”. “De dia dorme na bota e de noite vai à festa do brejo”. A segunda
estória também tem leitura informativa sobre Urubus e sapos. Também há
perguntas para compreensão da leitura.
COMENTÁRIO - Hoje não se lê mais... Crianças são habituadas a ficar grudadas nos eletrônicos, sejam celulares, sejam brinquedos e jogos. Estamos caminhando para alguma coisa diferente. Ninguém sabe para onde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário