quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A IGNORÂNCIA EM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

A IMENSA IGNORÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
A FAMA DE TEÓRICO EDUCACIONAL REVOLUCIONÁRIO PROCEDE?
ESSA FOI A PERGUNTA BÁSICA DE UM ESTUDIOSO DE NOSSO GRUPO.
Textualmente ele me perguntou: “Você pode explicar como uma insignificância dessas ganhou fama de best-seller? Recorro a vc porque sei que você começou a prática com 15 anos, formou-se como professor aos 20 anos e depois percorreu um curso Universitário de Pedagogia, de onde avançou para o da USP com voto do grande físico Mário Schenberg, do qual vc recebeu o start para a Teoria de Einstein... Deve ter lido essa Pedagogia do Oprimido já com Karl Marx dissecado...”
ELE NÃO SE CONFORMA COM TANTA GENTE FALANDO ABOBRINHAS DESSE “PUERIL NUNCA PEDAGOGO”... Antecipadamente ele critica que “há tanto preconceito nesse boboca que nem cita que houve a revolução dos burgos, a fuga dos ingleses para realizar esse Sonho criando o Sonho Americano, da qual revolução resultou inspiração pra Revolução Francesa que deturpou tudo...” E prossegue citando que em O Capital meio século depois está bem avaliado que “a única revolução realmente autêntica foi a fuga dos servos da gleba chamada revolução burguesa que tem vocação universal e só vai parar quando ocupar toda a Terra”... Lembra ainda, que mesmo infiltrada a América com o estúpido bolchevismo mentiroso, todos os povos procuram mudar pra lá.
CONCORDO COM ELE. Respondi que a meu ver, se ficou tão badalado e citado por quem nunca o leu, já isso é o atestado de que não presta, atrapalha sem ajudar, e por isso agradou aos donos do mundo. Recebi uma cópia da tal Pedagogia do Oprimido que cita a Fenomenologia de Hegel. Não vale o tempo que gastei pra ler... Ele desconhece a metade das causas da opressão. Oferece como solução do confronto, manter confronto. Para o sistema de ensino para a liberdade propõe que haja uma Teoria... Mas nem esboça essa Teoria. E finaliza de modo um pouco abobado: O opressor elabora a teoria de sua ação necessariamente sem o povo, pois que é contra ele. O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora.
Quase pede desculpas nesse final pela falta de experiência - o fato de não termos tido uma experiência no campo revolucionário, não nos retira a possibilidade de uma reflexão sobre o tema.
Nem faço um resumo como esse colega pediu. Pegue a bobeira que saiu na Wikipédia que se baba com o assunto. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_do_Oprimido
PARA AVALIAR MELHOR A CRITICA DE QUEM NOS PERGUNTOU, LEIA NOSSAS ANÁLISES NESTE BLOG DE QUE ELE SE DECLARA LEITOR.
Paulo Freire ajudou a diminuir o QI?
https://mariosanchezs.blogspot.com/2020/01/ano-novo-com-vida-nova-com-novo-nivel.html

Nenhum comentário: