sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TROTZKY - A REVOLUÇÃO PERMANENTE

OS QUATRO ERROS DO TROTZKYSMO:
(É bom examinar bem esses erros porque todas as esquerdas brasileiras e latinoamericanas são trotzkystas)
1. A sua idéia de Revolução Permanente implica em que nenhum país pode chegar ao socialismo sem que todos os outros também façam a revolução e ainda mais: que a vanguarda do proletariado não se acomode e prossiga em ação violenta após tomar o poder. Disso resulta uma permanente ingerência na política dos países vizinhos e uma luta surda por postos burocráticos políticos sempre tendo que desmoralizar seu antecessor.
2. A sua tese de que o Capitalismo não pode mais prosperar porque as forças produtivas não crescerão mais é um absurdo que levou seus adeptos (Brasil-PT, Cuba, Venezuela, etc) a considerar que basta arrancar de seus donos tudo que foi feito e não há que fazer mais nada. Deixou em suas teses como "curva do desenvolvimento capitalista" a idéia de que alguns crescimentos que houve e haverá serão apenas ciclos momentâneos de mudança de relações entre as forças produtivas...
3. Sua afirmativa de que as novas invenções não aumentam o emprego nem contribuem para melhorar a qualidade de vida faz com que sejam diabolicamente contra os inventores, descobridores, técnicos, sábios, cientistas, bons professores... Tivemos em consequência o êxodo de técnicos e estudiosos e o fim de nosso Ensino.
4. Sua proposta de redução das horas de trabalho em escala móvel para garantir empregos é a voz idiotizada de nossos atuais sindicatos, pois esquece que a terceira etapa do socialismo será o desemprego total pela "Eletricidade somada com as Leis econômicas" segundo Lênin... Deviam estar acelerando a automação e Liberando a Educação humanista plena para formar o caráter, garantir a clareza (Glassnost de Gorbatchev) ou Verdade, premiar o mérito e assegurar a propriedade individual por meios sociais como os Fundos Investidores de Previdências Complementares.

Eis alguns textos a respeito, da Wikipedia:

A primeira sistematização a teoria da revolução permanente será com o livro A Revolução Permanente, escrito por Trotsky. Na concepção Trotskista da Revolução Permanente é que a burguesia contemporânea dos países atrasados são incapazes de realizar a revolução democrática burguesa, devido a fatores como a debilidade histórica e a sua dependência de capitais imperialistas. Portanto, é o proletariado, que deve conduzir a nação para a revolução, a começar com o trabalho democrático e continuar com os socialistas. Trossky cita a necessidade de uma dupla revolução, tanto democrático-burguesa e proletária, para efetivamente eliminar o czarismo e o feudalismo da sociedade russa. Esta teoria não é, para Trotsky, válida apenas para a Rússia, mas para todos os países dominados pelos grandes países imperialistas (ele cita muito a China, por exemplo), onde existem vestígios do feudalismo e principalmente a burguesia nacional é demasiada fraca para se propor, de alguma forma, uma política revolucionária, tal como tinha sido capaz de fazer a burguesia francesa em 1789. Além disso, a revolução não pode ser limitada a uma determinada nação, mas tem de ser internacionalizada porque apenas sobreviverá se for bem sucedido em países mais avançados, uma vez que o novo Estado socialista não seria capaz de resistir contra a pressão do mundo capitalista hostil, a menos que a revolução socialista fosse desenvolvida rapidamente nos outros países.
A curva de desenvolvimento capitalista de Trotsky aponta as fases históricas do desenvolvimento do Capitalismo a partir das variações na direção e intensidade da constituição das forças produtivas.Os prazos entre os ciclos variam à medida que acompanham as viradas históricas, que não são exclusivas do funcionamento autônomo dos ciclos industriais, que não acontecem em um prazo pré-fixado, mas resultados de processos históricos sociais, onde outras determinações não exclusivamente econômicas são relevantes. A intensidade e a direção do desenvolvimento das forças produtivas é determinada por fenômenos extra-econômicos, especialmente os políticos (o Estado, os partidos, o Governo, etc), mas também pelo aparecimento de novas tecnologias, derrotas do movimento operário, colonização de um novo continente, descoberta de nova matéria-prima, etc.
PROGRAMA DE TRANSIÇÃO
  • Aspectos da Revolução Socialista

Para afirmar que as condições para a revolução socialista já estão dadas Trotsky parte de uma análise econômica da sociedade. O argumento é de que "a premissa econômica da revolução proletária" já alcançou o seu ponto mais elevado. Ou seja, que o mais importante dos fatores que é a condição econômica da sociedade, já foi conquistado, o que implica dizer que as forças produtivas não crescem mais, e que não existe nenhum impedimento à substituição econômica da ordem capitalista.

  • As forças produtivas e o seu crescimento

Podemos chamar de forças produtivas, tudo que está envolvido no processo de produção material dentro de uma sociedade, como por exemplo, os trabalhadores, as máquinas, a técnica empregada, Trotsky afirma que o conjunto das forças produtivas da sociedade capitalista deixou de crescer, pois alcançaram o ponto mais alto de seu desenvolvimento.

  • O papel das novas invenções

As novas invenções já não cumprem mais o mesmo papel do passado, não colaborando atualmente para um real crescimento da riqueza material. As novas invenções na verdade não ajudam de forma geral a diminuir o problema do desemprego, ou estimular o crescimento material da sociedade.

  • A crise histórica da humanidade

A crise em que a humanidade vive atualmente está relacionada à sobrevivência da sociedade capitalista. A necessidade de transição rumo a um novo sistema social. Se as condições econômicas já estão maduras, se a economia capitalista não mais desenvolve as forças produtivas, o que impede o proletariado de tomar o poder? A resposta a isso é o papel das direções dos movimentos revolucionários em todo o mundo. Se as condições estão dadas para a revolução e a revolução não acontece, o problema é a crise da direção revolucionária. Por isso Trotsky afirma que a crise histórica da humanidade é a crise de direção.

  • As frentes populares e o fascismo

As frentes populares e o Fascismo segundo Trotsky, são os últimos recursos políticos do imperialismo na luta contra a revolução proletária.

  • A tarefa estratégica da IV internacional

A tarefa estratégica da IV internacional segundo Trotsky, não consiste em reformar o Capitalismo, mas sim derrubá-lo. Seu objetivo político é a conquista do poder pelo proletariado para realizar a expropriação da burguesia.

  • Escala móvel de salários e horas de trabalho

As palavras de ordem: Escala móvel de salários e Escala móvel das horas de trabalho também são apresentadas por Trotsky no Programa de Transição.

A escala móvel de salários consiste no aumento de salários conforme o aumento dos bens de consumo. Ou seja caso aumente o preço dos produtos consumidos pelo conjunto da população deve aumentar também os salários.

A escala móvel de horas de trabalho consite na divisão do trabalho entre todos os operários existentes, de forma a não existirem desempregados. Mesmo trabalhando menos do que antes da escala móvel de horas, o trabalhador deve receber o mesmo salário que recebia por uma semana de trabalho.

CORRENTES TROTZKYSTAS

Desde a morte de Trótski que os trotskistas têm-se dividido em várias correntes: entre as principais, temos o "Secretariado Unificado da IV Internacional", que se intitula o "sucessor oficial" da IV Internacional de Trótski (representado em Portugal pela APSR - o ex-PSR - e no Brasil pela tendência Democracia Socialista do PT), corrente que seguiu a orientação de Michel Pablo e que teve como principal dirigente histórico Ernest Mandel.

O "Comité de Ligação Internacional para uma Internacional Operária" (também chamada "IV Internacional (1993)"), originou-se dos militantes - particularmente franceses (como Pierre Lambert) - que nos anos 1950 recusaram a política então adotada de infiltração nos Partidos Comunistas (é representado em Portugal pelo POUS e no Brasil pela corrente que edita o jornal O Trabalho); a "Liga Internacional dos Trabalhadores", predominantemente latino-americana, que abandonou o SU por não concordar com a sua política de construção de apoio incondicional aos Sandinistas na Nicarágua, que levou esta corrente a abandonar a perspectiva de construção de um partido revolucionário naquele país. A LIT-QI é representada em Portugal pela Ruptura/FER e no Brasil pelo PSTU; o "Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores", ligado ao antigo grupo britânico "The Militant" (representado em Portugal pela "Alternativa Socialista" e no Brasil pela "Liberdade, Socialismo e Revolução").

BASE DA REVOLUÇÃO PERMANENTE:

A lei do desenvolvimeno desigual e combinado é a teoria formulada pelo revolucionário marxista russo León Trotsky e que é a base a sua teoria da revolução permanente.

Grosso modo, designa a mistura no processo de desenvolvimento de aspectos avançados e atrasados em muitos países, especialmente os periféricos do sistema mundial, nos quais um setor moderno pode conviver com o mais atrasado, embora este funcionando como freio daquele, mas contudo, convivem de maneira combinada, resultando numa formação social particular, porém única.

O raciocínio, aparentemente contraditório, é de que, se um país começa a se industrializar tarde, adotará as indústrias mais modernas existentes no momento, logo, a pouca indústria que obterá será altamente desenvolvida.

Segundo Trotsky, quanto mais tarde um país se industrializasse, mais conservadora seria a sua burguesia local, já que o medo ao proletariado seria maior que a sua oposição à aristocracia e às demais classes dominantes antecedentes. Em geral, a burguesia optará em contruir aliança justamente com essas classes dominantes para construir um Estado burguês moderno em processo de industrialização, sem romper totalmente com a estrutura de poder do passado.

COMENTÁRIO - Está na hora de varrer das mentes obscurantistas de nossos políticos essas idéias que se introduziram mediante uma lavagem cerebral trotzkysta que torna ridículas todas as medidas burocráticas adotadas e que nada mais fazem do que apoiar a volta ao Feudalismo dos tempos das escravidão e a devolução do país à situação de colônia.

Leiam de novo nosso texto sobre LÊNIN E A ETAPA SUPERIOR DO SOCIALISMO.

http://www.mariosanchezs.blogspot.com

http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng

Nenhum comentário: