sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CIÊNCIA E RELIGIÃO

BIG BANG E PAPA FRANCISCO
LEMOS O TEXTO ABAIXO EM HYPESCIENCE, PRETENDENDO QUE A RELIGIÃO CEDEU À CIÊNCIA.
SE AMANHÃ NÓS EXPLICARMOS A FORÇA INVISÍVEL E MOSTRARMOS COM EXPERIMENTO PREVISTO POR EINSTEIN, QUE PODEMOS MANDAR ESSA FORÇA TRAZER AO MUNDO QUÂNTICO ENERGIA ILIMITADA, E QUE ESTÁ ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE, SERÁ QUE ALGUÉM VAI DIZER QUE A CIÊNCIA CEDEU A PRESSÃO RELIGIOSA?
As teorias da Evolução e do Big Bang são reais e Deus não é “um mágico com uma varinha”, declarou o Papa Francisco, o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano.
Falando na Pontifícia Academia de Ciências no início dessa semana, ele fez comentários que, de acordo com especialistas, puseram fim às “pseudoteorias” do criacionismo e do design inteligente, que alguns argumentam que foram incentivadas por seu antecessor, o controverso Papa Bento XVI.
Para o Papa Francisco, ambas as teorias científicas não são incompatíveis com a existência de um criador. O argumento dele é que elas “o exigem”.
“Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas não é assim”, disse o atual Papa. Ele acrescentou que Deus criou os seres humanos e os deixou livres para se desenvolver de acordo com as leis internas que deu a cada um.
Sobre a Teoria do Big Bang, que é a mais aceita para explicar a origem do mundo, ele diz que ela também não contradiz a intervenção do criador divino. Aliás, segundo ele, ela também o exige. “A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem”, argumenta.
ciência e religião papa francisco
A Igreja Católica e a ciência
A Igreja Católica tem tido por muito tempo uma reputação de ser anticientífica, conquistada por episódios como o que talvez seja o mais famoso da história, em que Galileu Galilei enfrentou a inquisição e foi forçado a retirar sua teoria considerada “herege” de que a Terra girava em torno do sol.
Mas, para a nossa alegria, os comentários do Papa Francisco estão mais de acordo com o trabalho progressivo do Papa Pio XII, que abriu as portas para a ideia da evolução e aceitou de braços bem abertos a teoria do Big Bang. Em 1996, o Papa João Paulo II deu mais um passo para longe dessa reputação anticiência, quando sugeriu que a evolução era “mais do que uma hipótese” e sim um “fato efetivamente comprovado”.
No entanto, mais recentemente, o Papa Bento XVI, antecessor imediato do atual Papa Francisco, e os seus conselheiros mais próximos aparentemente aprovavam a ideia de que o design inteligente estaria por trás da evolução, e que a seleção natural por si só seria insuficiente para explicar a complexidade do mundo. Em 2005, seu colaborador próximo, o Cardeal Schoenborn, escreveu um artigo dizendo que “a evolução no sentido da ancestralidade comum pode ser verdade, mas a evolução no sentido neo-darwinista, um processo não planejado e desordenado, não é”.
Papa Francisco acredita na Evolução
Para Giovanni Bignami, professor e presidente do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, a declaração do Papa é bastante significativa por reconhecer e aceitar a ciência no processo de formação da vida. O Papa reconhece que “nós somos os descendentes diretos do Big Bang que criou o universo. E a Evolução veio de criação”, completa.
Papa Francisco Vs. Papa Bento XVI
Apesar do enorme abismo na postura teológica entre o seu mandato e o de seu antecessor, o Papa Francisco, como um bom diplomata que é, homenageou Bento XVI ao revelar uma escultura de seu busto de bronze que agora faz parte da sede da academia nos jardins do Vaticano.
O “conhecimento, sabedoria e a oração ampliam seu coração e seu espírito. Vamos agradecer a Deus pelo dom que ele deu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento XVI”.
Sempre soubemos que os católicos não são fundamentalistas, nem literalistas bíblicos que negam a teoria da evolução. Mas com uma declaração de peso como essa, talvez se torne uma tendência entre as demais religiões assumir a legitimidade de conhecimentos científicos. Afinal, como bem disse o Papa Francisco, uma coisa não exclui a outra. [Independent]
Parece que seus desejos estão finalmente sendo atendidos, Einstein.
Parece que seus desejos estão finalmente sendo atendidos, Einstein.
CONCLUIMOS –
POIS É...
NA VERDADE NÃO HÁ DIVERGÊNCIAS... HÁ IGNORÂNCIA COM PRETENSÃO DE SABEDORIA ÚNICA.
PODEMOS REPETIR A PERGUNTA (E A RESPOSTA):
EXISTE ALGO MAIOR DO QUE A IGNORÂNCIA? – SIM! É A PETULÂNCIA COM QUE O IGNORANTE QUER IMPOR SEM ESTUDAR, O SEU MODO UNILATERAL DE VER AS COISAS.

Nenhum comentário: