quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

COLOMBO, DIREITOS, OURO E PIRATAS


ARTIGO
COLOMBO - Os inimigos políticos de Cristóvão Colombo morreram em um furacão do qual ele os advertiu
COMENTÁRIO PRÉVIO – A todo momento ouvimos contar a injustiça da Espanha com Colombo que abriu o caminho para o maior império já visto, “onde o sol nunca se punha”. E serve isso de consolo para o não reconhecimento de méritos até hoje. Santos Dumont? O padre voador? O inventor pernambucano da máquina de escrever? O bina? Meus sessenta anos de pesquisas? Tesla? Piratas possuem mais direitos desde antes de Colombo e bem depois, por exemplo com a Austrália achada pelos portugueses mas o pirata James Cook levou a melhor e se tornou um nobre com esse brinde à coroa... Histórias lamentáveis de piratarias concluindo assim: E DEPOIS DE TUDO, COLOMBO MORREU SEM NADA EM UM ASILO.

AGORA leia o artigo
Depois de sua terceira viagem pelos mares, Cristóvão Colombo teve uma divergência com a coroa espanhola, que o aprisionou e substituiu-o como Governador das Índias por Francisco de Bobadilla. Bobadilla odiava Colombo.

Eventualmente, Colombo foi libertado e um acordo foi feito no qual Bobadilla enviaria todo o ouro que Colombo havia roubado no Caribe (e que agora Bobadilla tinha “reroubado”) de volta para a Espanha. Isso não significava que os inimigos políticos de Colombo tinham que gostar disso. O sucessor de Bobadilla como governador, Nicolás de Ovando, designou pessoalmente um navio chamado Aguja para levar o ouro de Colombo. Por um acaso, este era o navio mais lento e patético que os espanhóis tinham disponível.

Enquanto Colombo navegava em sua quarta e última viagem, “descobrindo” novos mundos (leia-se “esvaziando mundos de tesouros e pessoas”), ele percebeu que um furacão estava se formando. Assim, seguiu para Santo Domingo para se abrigar e avisou Ovando e Bobadilla. Ovando não só não deu moral para Colombo, como o proibiu de se abrigar no porto, forçando sua frota a continuar no caminho.

Colombo podia ser tão idiota quanto Ovando e Bobadilla no quesito roubar tesouros, mas o cara certamente era melhor em velejar. No canal de Mona, a frota de Bobadilla foi pega pela tempestade. 25 navios cheios de ouro e prata afundaram, matando Bobadilla e mais alguns inimigos de Colombo.

Os três ou quatro navios mais lentos sobreviveram ao furacão porque ficaram atrás da frota principal e, portanto, não estavam no canal quando a tempestade atingiu. Ironicamente, o único navio que conseguiu chegar a Espanha foi o Aguja. O desastre funcionou tão bem em favor de Colombo que seus inimigos políticos começaram a acusá-lo de ter convocado o desastre com bruxaria.

COMENTARIO – Mais uma teoria da Conspiração? Na realidade devemos desconhecer muito a época de Colombo para acreditar numa narrativa de tantos tesouros em uma terra estranha, com apenas chegar com suas naus e já poder carregar arrobas de ouro. Teria guardado uma parte do ouro enterrando na areia de uma ilha, como os piratas? De nada valeu a Colombo a parábola do “ovo ficar em pé” (eu tive a ideia de ir achar a América) e nem um centavo dos tesouros lhe foi concedido e morreu num asilo. Hoje assistimos a esse episódio acontecendo com todos os inventores – empresas e governos escreveram um Código da propriedade Intelectual de tal modo que o inventor perde direito a royalties por qualquer coisa... E até simplesmente porque as empresas não pagam e poucos ganham na justiça. Exemplo típico é a vida de Tesla. São lendas ou é verdade o que contam sobre seus inventos? Até o famoso Thomas Edson o desafiou a tornar prática a corrente alternada, prometendo um valor e depois que viu pronto, disse-lhe que não havia falado a sério... Pois bem – entre “hoje” no site da GE que Edson fundou e ofereça uma invenção e vai receber em resposta que inscreva o invento com todos os dados e aguarde no máximo cinco mil USD se for aceito e reconhecido original... Sabe quando alguém recebeu isso? NUUUUUNCA...



Nenhum comentário: