segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LEIS DO COMPORTAMENTO POLÍTICO - ROBERTO CAMPOS

 Roberto Campos – LEIS DO COMPORTAMENTO SOCIO POLÍTICO
Era uma crespa noite de inverno londrino. Eu fui convidado para um jantar na embaixada brasileira, ao fim dos anos 70, o grande filósofo liberal francês Raymond Aron e dois sociólogos radicados na Inglaterra, Ralf Dahendorf e Ernest Gellner, este último professor de José Guilherme Merquior, meu conselheiro de embaixada.  
 Filosofávamos sobre nominalismo, realismo e existencialismo, contei uma piada que Aron achou divertida. Era a definição de "realidade" por um irlandês, revoltado pela interrupção de suas libações alcoólicas à hora do fechamento dos pubs. "A realidade", disse ele, "é uma ilusão criada por uma aguda escassez de álcool".
Quando partiram os hóspedes, resolvemos, Merquior e eu, em rodadas de uísque, testar duas coisas. Primeiro, a teoria irlandesa do realismo alcoólico. Segundo, nossa capacidade de recitarmos, de memória, aquilo que poderíamos chamar de "leis de comportamento sociopolítico" de variadas personagens e culturas. Alternávamos nas citações, que registrei num alfarrábio que outro dia desenterrei numa limpeza de arquivos. Ei-las:
  A lei de Lenin: "É verdade que a liberdade é preciosa. Tão preciosa que é preciso racioná-la".
 A lei de Stalin: "Uma única morte é uma tragédia; 1 milhão de mortes é uma estatística".
 A lei de Krushev: "Os políticos em qualquer parte são os mesmos. Eles prometem construir pontes mesmo quando não há rios".
 A lei de Henry Kissinger: "O ilegal é o que fazemos imediatamente. O inconstitucional é o que exige um pouco mais tempo".
 A lei de Franklin Roosevelt: "Um conservador é um homem com duas excelentes pernas, que contudo nunca aprendeu a andar para a frente".
 A lei de Lord Keynes: "A dificuldade não está nas ideias novas, mas em escapar das antigas".
 A lei de Bernard Shaw: "Patriotismo é a convicção de que o país da gente é superior a todos os demais, simplesmente porque ali nascemos".
 A lei de Hayek: "Num país onde o único empregador é o Estado, a oposição significa morte por inanição. O velho princípio de quem não trabalha não come é substituído por um novo princípio: quem não obedece não come".
A lei de Mark Twain: "Um banqueiro é um tipo que nos empresta um guarda-chuva quando faz sol, e exige-o de volta quando começa a chover".
 A lei de Lorde Kelvin: "Grandes aumentos de custos com questionável melhoria de desempenho só podem ser tolerados em relação a cavalos e mulheres".
 A lei de Charles De Gaulle: "As promessas só comprometem aqueles que as recebem".
 A lei de John Randolph, constituinte na Convenção de Filadélfia: "O mais delicioso dos privilégios é gastar o dinheiro dos outros".
 A lei de Getúlio Vargas: "Os ministérios se compõem de dois grupos. Um formado por gente incapaz, e outro por gente capaz de tudo".
 A lei do governador Mario Cuomo, de Nova York: "Faz-se campanha em poesia e governa-se em prosa".
 A lei de John Kenneth Galbraith: "A política não é a arte do possível. Ela consiste em escolher entre o desagradável e o desastroso".
 A lei de Sócrates: "No tocante a celibato e casamento, é melhor não interferir, deixando que o homem escolha o que quiser. Em ambos os casos, ele se arrependerá".
 No último uísque, Merquior me contou um chiste anônimo, que circulava em Londres: "A natureza deu ao homem um pênis e um cérebro, mas insuficiente sangue para fazê-los funcionar simultaneamente". Ao confidenciar a Merquior que pretendia aposentar-me do Itamaraty para ingressar na política, lembrou-me ele a lei de Hubert Humphrey, vice-presidente dos Estados Unidos na administração Lindon Johnson, que dizia: "É verdade que há vários idiotas no Congresso. Mas os idiotas constituem boa parte da população e merecem estar bem representados".
 Tendo em vista minhas ambições políticas, combinamos fabricar conjuntamente uma lei, que passaria à posteridade como a lei Campos/Merquior: "A política é a arte de fazer hoje os erros do amanhã, sem esquecer dos erros de ontem". Ao nos despedirmos, já mais sóbrios, lembrei-me de duas leis. A lei do King Murphy, que assim reza: "Não estão seguras a vida, a liberdade e a propriedade de ninguém enquanto a legislatura estiver em sessão". E a lei do sábio Montesquieu, o inventor da teoria da separação de poderes: "O político deve sempre buscar a aprovação, porém jamais o aplauso". Em minha vida política no Senado e na Câmara procurei descumprir a lei do King Murphy e cumprir a lei de Montesquieu. Sem resultados brilhantes nem num caso, nem no outro...
 Roberto Campos:
Defensor apaixonado do liberalismo. Economista, diplomata e político também se revelou um intelectual brilhante. De sua intensa produção, resultaram inúmeros artigos e obras como o livro A Lanterna na Popa, uma autobiografia que logo se transformou em best-seller. Foi ministro do Planejamento, senador por Mato Grosso, deputado federal e embaixador em Washington e Londres. Sua carreira começou em 1939, quando prestou concurso para o Itamaraty. Logo foi servir na embaixada brasileira em Washington, e, cinco anos depois, participou da Conferência de Bretton Woods, responsável por desenhar o sistema monetário internacional do pós-guerra.
 P.S. Com a fusão de dois enormes bancos brasileiros, criou-se o gigantesco Banco União Comercial S.A., o maior da época. Roberto Campos, reconhecido pelo seu notório saber, conforme o parágrafo acima, foi feito presidente do Conselho de Administração do conglomerado. Com ele, Luis Augusto Sacchi, foi nomeado Diretor Superintendente. Era um grande executivo, formado na mesma turma com Marcos Vianna, presidente do BNDE (naquele tempo não tinha S), Mário Henrique Simonsen, e alguns outros famosos.
Em menos de dois anos o mega-banco foi à lona. Desapareceu do cenário.
Lei de DEUS: A teoria na prática é outra.
COMENTÁRIO DO BLOG
VAMOS LEMBRAR A “LEI DE GERSON”? – NÓS DEVEMOS LEVAR VANTAGEM EM TUDO...
OU A LEI DE MAQUIAVEL? – O POVO PREFERE GOVERNOS FORTES MESMO QUE SEJAM CRUÉIS E SE EXIBAM IMPARCIAIS, MAS DESPREZA OS BONZINHOS QUE SE MOSTREM INSEGUROS.
E NO FIM SÓ VALE A LEI DA FORÇA UNIVERSAL OU DE JESUS CRISTO, BUDA LAO TSÉ, KRISHNA... QUE DIZ QUE NADA ACONTECE SEM QUE O PODER MÁXIMO O SAIBA E O APROVE.



Nenhum comentário: