sábado, 24 de dezembro de 2016

TRUMP, CLIMA E ESPAÇO

            FALSOS CIENTISTAS COMBATEM TRUMP
As conquistas da política científica de Obama sobreviverão? Um Q & A com o conselheiro científico John Holdren
•          Por Fred Guterl em 21 de dezembro de 2016
Holdren está otimista de que o progresso do clima não será anulado - mesmo que os EUA acabem cedendo liderança sobre a questão à China. Discutimos também as perspectivas de progresso contínuo em ciências cerebrais, uma missão em Marte, tecnologia de captura e armazenamento de carbono e o registro misto da administração sobre transparência, entre outros temas. Aqui estão trechos:
[ Uma transcrição editada da entrevista segue. ]
Vamos falar sobre clima. Antes da eleição você disse à Nature, revista nossa irmã, que estavam otimistas de que as regulamentações postas em prática pela administração Obama iria ficar no lugar . Você ainda está otimista?
O que estou mais otimista é que o progresso está sendo conduzido por forças fundamentais que são independentes da política governamental. Uma é a crescente evidência de danos causados pelas mudanças climáticas que as pessoas estão experimentando em todo o mundo.
O custo de lidar com [o clima] também está diminuindo. As energias renováveis tornaram-se extraordinariamente baratas, o que é uma das razões pelas quais temos hoje 30 vezes mais geração de eletricidade a partir da fotovoltaica do que em 2008, razão pela qual temos quase três vezes e meia a geração eólica do que em 2008, Substituiu uma quantidade substancial de nossa geração de eletricidade a carvão. Não é regulamento. Estas alternativas são economicamente atraentes. Elas estão sendo abraçadas.

POR QUE NÃO TERCEIRIZAR PROGRAMA DE MARTE DA NASA PARA ELON MUSK?
Estamos terceirizando a Elon Musk e outros operadores privados que transportam nossa carga e astronautas para órbita terrestre baixa. Se Elon Musk desenvolve capacidades que são atraentes em relação a ir para Marte, vamos parceiro com Elon Musk. Marte é um projeto muito grande para que os países individuais estejam competindo uns com os outros para fazê-lo - e similarmente, é um projeto muito grande para o governo e o setor privado estarem competindo para fazê-lo. Indo para Marte vai ser uma parceria.
Tivemos uma grande série de sondas do sistema solar - Cassini, New Horizons, etcétera -, mas elas estão ficando muito tempo no dente e não há um monte de sondas novas chegando atrás dessas.
Há mais algumas. Elas não são as maiores missões vindo juntas, porque o dinheiro não está lá. A maneira que eu descrevi a NASA quando eu entrei no escritório é que a NASA é 20 libras dos programas em um orçamento de 10 libras, e fundamentalmente o que nós estamos pedindo que a NASA faça é muito. Mais uma vez, eles têm aeronáutica, para o céu bem, ele ainda está em seu nome, a National Aeronautics and Space Administration.

COMO PODEMOS CONSERTAR ISSO?
Fomos fiscalmente muito conservadores. Este país poderia ter recursos para um orçamento maior da NASA para atender às nossas aspirações. Deveríamos tê-lo tido, mas não conseguimos tirá-lo do Congresso. A Comissão Augustine disse que o programa de exploração espacial humana que precisamos exigiria cerca de um aumento de US $ 3 bilhões por ano no orçamento da NASA - não para continuar a Constellation, mas para fazer um conjunto razoável de coisas. Não estava disponível. Então, elaboramos o melhor programa que poderíamos criar para um bilhão extra por ano, que é o que tínhamos razões para acreditar que poderia sair do Congresso. No final, nem sequer conseguimos isso, então a NASA é espremida.
Há pessoas que agora estão dizendo: "Bem, a NASA deve desistir da missão de observação da Terra." Isso é loucura. A missão da NASA sempre incluiu olhar para baixo, assim como olhar para cima. Não há ninguém no governo que possa fazer o que a NASA pode fazer em termos de observação da Terra. Parte do problema é que existem algumas pessoas que confundem a observação da Terra com o endosso de um determinado conjunto de políticas climáticas que eles não gostam.
Mas o clima é uma questão política.
Precisamos dessas observações da Terra mesmo que o clima não esteja mudando. Precisamos delas para entender tsunamis. Precisamos delas para entender as explosões dos vulcões. Precisamos delas para entender os terremotos. Precisamos que eles entendam o que estamos fazendo com as águas subterrâneas. Precisamos delas para entender como a agricultura está funcionando e precisamos delas, é claro, para prever o tempo e prever furacões. Mesmo se você não pensasse que o clima estava mudando, você deveria querer aquelas observações da Terra. Elas são imensamente valiosas para a economia, para a saúde pública e segurança, para a resposta a desastres.
Por que o clima não é um problema bipartidário? Como ficou tão politizado?
Existem basicamente duas razões. Uma delas é que, no período que antecedeu 2000, os republicanos entenderam que Al Gore iria ser o candidato democrata e que o clima era sua questão de assinatura. Então eles pensaram se o clima vai ser a questão da assinatura do nosso adversário, vamos ser contra ele por razões políticas.
Uma segunda coisa é esse fenômeno de convencer a si mesmo de que se o público nunca aceitar a realidade do que a mudança climática é sobre o que ela está fazendo para nós, eles vão abraçar um regime regulamentar que os republicanos iriam encontrar ofensivo. A ideia de que a solução é impedir que o público entenda o que realmente está acontecendo ou simplesmente negar o que realmente está acontecendo como parte de um projeto desse tipo, é apenas equivocado.
COMENTARIO
Já fiz saber em artigo anterior que as mudanças climáticas acontecem sem qualquer causa humana
E também já publiquei neste blog que Represas também são crimes ambientais.
SOBRE MUSK

Teremos mais o que falar em breve a respeito.

Nenhum comentário: