quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SOBRE MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

O FUTURO IDIOMA PLANETÁRIO SERÁ PORTUNHOL

TENHO DISCUTIDO NO GEA SOBRE O “IDIOMA DE GAIA”

Ao examinar as necessidades planetárias de aperfeiçoar os instrumentos que nos levem à compreensão entre povos, nações, grupos de indivíduos, cada um com os outros e dentro das famílias, batemos com a cabeça na parede intransponível da comunicação, mais exatamente, das barreiras que separam os sistemas, dentre eles o que chamamos de IDIOMA.

Cada vez o Inimigo do Homem aumenta mais nossa “Babel” nas comunicações...

Há um esforço crocodiliano sideral para destruir os sistemas lingüísticos em favor do irracional processo de escravização feudal.

Resumo abaixo o informe sobre o Português Internacional que gerou um Movimento Lusófono (MIL).

Na primeira abordagem diz: “O MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (MIL) - nasceu no primeiro dia de 2008, enquanto o movimento cultural e cívico prefigurado no Manifesto da NOVA ÁGUIA (cf. nº 1, pp. 7-13, ponto 9), procurando ser, pois, no século XXI, o que foi o MOVIMENTO DA RENASCENÇA PORTUGUESA, agora a uma escala lusófona, como desde logo se infere pelo nome, procurando repensar Portugal no contexto da Lusofonia e erguer um Portugal novo que seja um modelo de justiça, desenvolvimento e fraternidade entre os homens. Logo no seu primeiro ano de existência, o MIL tomou várias posições em prol de uma real convergência lusófona: quer defendendo uma "Força Lusófona de Manutenção de Paz", para acorrer às situações vividas em Timor-Leste e na Guiné-Bissau, por exemplo, quer defendendo o princípio do "Acordo Ortográfico", a nosso ver um instrumento importante para essa convergência lusófona que almejamos, quer ainda defendendo o "Passaporte Lusófono", uma das mais marcantes bandeiras de Agostinho da Silva, uma das personalidades cujo pensamento mais inspira o nosso ideário, em prol da livre circulação de pessoas no espaço lusófono”.

Informa “No segundo ano de existência”, uma série de iniciativas do MIL na área política portuguesa, sobre Guiné-Bissau, Timor Leste, Goa, Macau, Malaca, sobre distribuição de livros em língua portuguesa aos povos que a falam, e ampliando velhos laços com a Galícia, e o crescimento do número de associados do Movimento.
Prossegue que... “Sem crises de identidade, o MIL avança para o ano de 2010 centrando-se naquilo que para si é, desde sempre, o essencial: o reforço dos laços entre os países lusófonos – a todos os níveis, como sempre expressamente dissemos: não só no plano cultural, mas também social, econômico e político. Neste último plano, não antecipamos as formas em que se poderá concretizar a convergência lusófona que almejamos. Sabemos que o caminho será longo e que falta quase tudo: desde logo, o sentido de uma cidadania lusófona”... “somos europeus e por isso manteremos todos os laços: desde logo com a Galiza – ainda que, como salientamos no debate que promovemos, seja aos galegos que cabe decidir o seu futuro –, depois, com os demais povos ibéricos”...

Ao final do comunicado pergunta:

“Quer juntar-se a nós? Para partilhar este nosso caminho, para propor iniciativas e tomadas de posição, para difundir esta visão – contamos consigo”.

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (www.movimentolusofono.org)
(blogue:
www.mil-hafre.blogspot.com).

FINALIZANDO

Prof. Mário Sanchez

Em meu BLOG apresento alguns textos em que abordo como se formará o Idioma Planetário, seguindo as “leis dos sistemas” que presidem os confrontos entre idiomas, nada menos do que o avesso do que pretendem os escravocratas, cuja filosofia é de manter a Ignorância proibindo o estudo e incentivando a divisão e a mutilação das línguas dos que são submetidos a algum tipo de servidão que lhes dê tudo que os submetidos possam ter ou fazer.

Assim nossa conclusão é de que as línguas que podem ter melhor expressão em computador (futura forma irrevogável do sistema lingüístico planetário) são as que se unirão no IDIOMA DE GAIA. Raciocinamos que as 4 maiores unidades lingüísticas em território e população somarão suas palavras e regras gramaticais em um Dicionário Unificado feito para processamento eletrônico. São elas – Inglês, Espanhol, Português e Mandarim. A esse dicionário se acrescentarão termos, expressões e usos gramaticais e sintáticos das demais, na medida em que o seu uso seja aceito na comunicação. Pelo volume de vocábulos em uso, pela sonoridade, pelos significados mais exigidos pelo jogo dos raciocínios, a construção será como um jogo de xadrez, onde o sistema do Idioma seja matematicamente um conjunto que possui mais recursos para serem usados do que os antecedentes.

Sendo somados os territórios de línguas Ibéricas (Portunhol) temos mais de 16 milhões de quilômetros quadrados. Somando as populações desses territórios, ultrapassamos um bilhão e meio de pessoas que falam uma dessas duas línguas. São também as mais ricas em palavras e recursos de expressão, com precisão de jogo de xadrez, servindo de treino para o cérebro, e assim superam de 100 a 1 as outras duas que se julgam as mais faladas e fadadas a serem a LÍNGUA DE GAIA.

Leiam os argumentos mais extensos em:

http://www.mariosanchez.com.br

http://www.mariosanchezs.blogspot.com

http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng

http://www.sanchezmartina.blogspot.com

http://pt.shvoong.com/writers/sanmys

Nenhum comentário: