segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DESENVELHECER? LONGEVIDADE SEM LIMITES? OU O SONHO DE MUDAR NOSSO CORPO?

NOTICIA CIENTIFICA COM AVANÇOS EM DEFESAS CONTRA ATAQUES ÀS NOSSAS CÉLULAS, O PROCESSO EXATO DE CONVERTER CÉLULAS.
Está descoberto o modo pelo qual se pode manipular a formação do corpo.
NOTA PRÉVIA – juntando com a descoberta do mecanismo de ajuste à redução de oxigênio, está aberta a porta para fazer a mutação do ser adulto.
LEMBRANDO -
VAMOS À NOTICIA:
Nova ferramenta genética mais precisa que o CRISPR pode curar uma infinidade de doenças com segurança - Por Natasha Romanzoti, em 23.10.2019
ONDE LER
COMEÇA ASSIM - Um novo estudo liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Harvard, ambos nos EUA, criou um método alternativo de edição de genes mais seguro do que a famosa ferramenta CRISPR–Cas9, capaz de realizar as mudanças genéticas desejadas sem efeitos colaterais imprevisíveis.
TRECHOS DO ARTIGO
... Chamada de “prime editing”, a nova terapia pode ajudar os pesquisadores a tratar aproximadamente 90% das mais de 75.000 doenças associadas a variantes genéticas listadas em um banco de dados público dos Institutos de Saúde Nacionais dos EUA.
Precisão -  O que acontece com a ferramenta CRISPR hoje é que a edição de genes se torna um pouco errática – os pesquisadores conseguem fazer a mudança desejada, mas outras mudanças inesperadas podem acontecer ao mesmo tempo.
... DIGRESSÃO complementar ...Células-tronco agora podem ser editadas geneticamente dentro do corpo conforme afirma Sharif Tabebordbar, um dos autores do estudo: “Nossa pesquisa demonstra que podemos modificar permanentemente o genoma de células-tronco e, portanto, suas progênies, em seu nicho anatômico normal. Há muito potencial para levar essa abordagem adiante e desenvolver terapias mais duráveis ​​para diferentes formas de doenças genéticas”. https://hypescience.com/cientistas-de-harvard-mostram-que-celulas-tronco-podem-ser-editadas-geneticamente-no-corpo/
MAIS UM TRECHO:
...A prime editing é mais precisa. Embora use a mesma enzima que o CRISPR para reconhecer sequências específicas do DNA – a Cas9 -, esta é modificada para cortar apenas uma das “fitas” do DNA, não as duas. Isso não aciona o sistema de reparo impremeditado da célula.
Em seguida, uma segunda enzima chamada “transcriptase reversa” faz as edições almejadas no local do corte.
CONCLUI ...Sendo assim, é improvável que a prime editing substitua completamente a CRISPR. Ao contrário, as ferramentas podem ser usadas de forma complementar para objetivos diferentes.
Próximos passos - O progresso é claro, mas este é só o primeiro estudo sobre um novo conceito. Enquanto a prime editing representa uma grande esperança, os pesquisadores ainda têm que analisar cuidadosamente como o sistema funciona em uma variedade de células e organismos.
“Este primeiro estudo é apenas o começo – e não o fim – de uma aspiração de longa data nas ciências da vida de poder fazer qualquer alteração no DNA em qualquer posição do organismo”, disse o principal autor da pesquisa, David Liu.
COMENTO – Quebrem a cuca para entender. A biologia está encontrando como fazer manipulações do genótipo dentro do ser adulto. E isto é superior ao que contam o tabletes da Suméria sobre o que faziam os “deuses”.
O QUE ISTO SIGNIFICA – EMBORA AINDA SEJAM TESTES, ISTO COMPROVA A TEORIA DE QUE PODEMOS VOLTAR A SER JOVENS, PARA SEMPRE, E MODIFICAR NOSSO CORPO PARA O MODELO QUE QUISERMOS. 



Nenhum comentário: