sábado, 19 de outubro de 2019

EXISTIAM MESMO "CULTURAS INDÍGENAS"?

A DANÇA DA CHUVA
A DANÇA DA CHUVA CONSEGUIRIA QUE CHOVESSE NAQUELE LUGAR E NAQUELA HORA?
Este é um trecho COMENTADO da série NAVES PARA MARTE.
As personagens que mandam na ficção discutem a tal dança da chuva dos povos da floresta.
RESPONDEMOS A PEDIDO DO GEA SOBRE:
FALTA MUITO PARA ENTENDER O CONHECIMENTO DAS TRADIÇÕES DOS POVOS DITOS INDIGENAS.
- Podemos negar ou confirmar que os homens da floresta tinham mesmo um ritual com o qual faziam chover?
- Certo! Lara! O relato tem alguns elementos de análise. Vou soltar uma reportagem em que um jornalista desafiou e ofertou um presente para um figurão da tribo reunir um grupo que faria a dança da chuva. E passamos ao relato pra que nosso inventor interprete.
- Solte o filminho. Pronto? Tô vendo! São uns 20 índios de roupas grandes de folhas de coqueiro amarradas em braços e no corpo. Uma fogueira fica no pátio da tribo. Um deles lança uns maços de folhas bem verdinhas ao fogo. Os demais estão girando como ventoinhas ao redor da fogueira sem parar e um tamborzinho toca acelerado. O jornalista está filmando e de repente uma vovó surge atrás de uma das cabanas e ralha com eles. Uma nuvenzinha começou a se formar logo acima e umas gotas de água caem!
- Ninguém traduziu a gritaria da vovó. Mas é evidente duas coisas: as mamães mais antigas mandam mesmo!
- Segunda coisa evidente, por favor! Carla!
- Deixo pro escritor explicar, Lara!
- Bolas, mas ele não aprendeu a língua juruna! Como vai explicar?
- Lá no livro sobre Fruticultura Mágica ele nos diz que fazem fogueiras embaixo dos pés de manga, irrigam as raízes, e as árvores florescem fora do tempo...
- Pera aí! Mas não se diz que ali chove! Dê a dica pra ele, então!
- Lá vai! Fala Sanchez! Essa eu quero saber! Como começou a chover? E o que teria dito a mandona mamãe sabida que obrigou todos a correr e apagar a fogueira e parar os redemoinhos de dança?
SOBROU PRA MIM
Ficou pra mim, né? Essa é sopa! Com a fogueira sendo rodeada de ventilação o ar quente sobe e assim criaram uma espécie de “tornado” em miniatura subindo partículas de fumaça que acharam acima a umidade do ar, obtendo a condensação suficiente pra pingar.
- É fácil de entender, né? Lara. Espere o resto!
E aí, a idosa experiente em queimadas, plantações, tempo certo pra plantar, viu a traquinada em dia inconveniente... Saiu da oca e ralhou com eles, avisando que iam molhar o feijão pronto pra colher, ou coisa parecida... O jornalista não soube explicar mas ficou satisfeito e voltou com o filme pra exibir que havia poderes paranormais de gente da floresta...

NEM PERCEBERAM QUE A CIVILIZAÇÃO SOBREVIVE NA FLORESTA PORQUE ALI EXISTE O GOVERNO DAS MAMÃES, NÃO HÁ DITADURA DOS DINHEIROS DOS BANCOS, E POSSUEM O ALGORITMO DAS LINGUAS.

Vamos pensar - como seria nosso mundo com o governo das mamães?
E como ficaríamos com um algoritmo de comunicação que levasse à língua universal.
Mais um pequeno detalhe da civilização – na economia, a riqueza existe pra todos se todos obedecem às mamães.
Este mundo está muito difícil consertar porque o machismo estabeleceu entre os seres da Terra o sistema escravocrata onde só o Poderoso Chefão das Máfias associadas é dono de tudo e de todos e, para conservar o poder de devorar, destrói as formas de comunicar e usa o seu poder diabólico através de Máfias só para prejudicar.
A PARTIR DOS ERROS COMPREENDIDOS, e com as explicações dos conhecimentos ancestrais O SONHO É VIÁVEL.
Até fazer chover almoço e jantar grátis pode ter uma dança mágica.
No que você não acredita? Eles sobreviveram porque tinham mamães.
EXPOMOS O ALGORITMO DO IMPOSTO ZERO


Nenhum comentário: