segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

CURSO DE PULSOLOGIA CHINESA

O DIAGNÓSTICO PELOS PULSOS RADIAIS parece alguma artimanha que só técnicos entendidos em Oriente e nas suas explicações da "energética chi" vão conseguir fazer. É evidente que não se trata de um brinquedo. É um CURSO! Vão existir LIÇÕES. Vai haver explicações. Este livro conta no Prefácio como o autor, biólogo prático, se envolveu com esse método de conferir os problemas do corpo todo pelas batidas do sangue na artéria mais perceptível do pulso dos dois braços. Muita coisa você já compreende ao pegar no pulso - número de batidas, se está fraco ou forte, acelerado, mole, muita pressão, diferença entre os dois braços e até percebe que não é igualzinho a poucos centímetros adiante!

Mas, como trazer a linguagem Yin-Yang e as muitas linhas de energia que a ciência dos meridianos descreve e convertê-la em nossos termos de fisiologia, anatomia e patologia do mundo Ocidental? Esse é o trabalho deste livro e achamos que conseguiu fazer a tarefa.

Após uma homenagem ao Dr. Spaeth que deixou muito material traduzido, no capítulo 3, já apresenta uma INTRODUÇÃO HISTÓRICA e uma espécie de catálogo de pulsos na linguagem oriental e outro na linguagem de Galeno, famoso médico da antiguidade e que viveu ao redor do ano 200 de nosso calendário. Segue abordando as Teorias que justificam esta ciência e vai aos pulsos que os chineses estudam, para concentrar-se nos "radiais", isto é, no pedacinho do punho onde pegamos a artéria radial. Chegamos assim ao assunto do livro, EXAME DOS PULSOS. Com a lista tradicional de órgãos e suas funções e com uma explicação do lugar exato sobre a artéria onde bate seu reflexo, fica fácil perceber que é engenhoso como um jogo de xadrez, mas é bem compreensível. Conclui a SINOPSE HISTÓRICA com Avicena (médico árabe) e Solano de Luque, considerados verdadeiros mestres nessa arte.

Desse ponto vamos chegar às LIÇÕES (12 rotinas) a serem praticadas pelo aluno. Exigem paciência e dedicação para desenvolver a sensibilidade mas são desenroladas com muita didática - Primeira lição - "coloque os três dedos da sua mão direita sobre a artéria radial do SEU braço esquerdo" e SINTA QUE ACHOU A ARTÉRIA RADIAL... Assim, até por correspondência dá para aprender! Na segunda lição você procura os três níveis, na terceira vai distinguir aos quatro pontos. E assim vai aprender até a oitava lição fazendo as distinções. Da nona à décima segunda há mais especialização, mas, é uma questão de tempo para ir avançando. Segue dando conselhos sobre alimentos e dá uma série de 10 exemplos de diagnósticos feitos pelo autor. Com um "mapa" de órgãos e suas posições nos pontos para diagnóstico, que serve de "cola" oficial, vai prosseguir com quatro livros sobre os estudos do DIAGNÓSTICO PELOS PULSOS rapidamente analisados.

De fato é um desafio! Você pode enfrentar esse também! Muitos dizem que é difícil. Mas, todos concordam que é o mais seguro dos diagnósticos que existem e o autor conclui: "Tomemos em nossa mão o Pulso de nossa Saúde”. É claro! Esse é o prêmio a quem vencer o desafio.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Eu conheço seu trabalho "Jejum Curativo" e me identifico muito com a sua forma de lidar com a saúde, com a consciência de que temos controle total sobre nosso próprio corpo.
Estou com um problema diagnosticado pelos médicos como teratoma, no ovário esquerdo. Já tem 3 anos e eu venho tentando tratamentos alternativos, não querendo fazer a cirurgia, que até agora foi o que todos os médicos disseram ser a unica solução.
Você conhece casos de pessoas que curaram um teratoma com jejum ou outras terapias alternativas? Eu quero muito encontrar outra forma de me curar desse problema, que não seja a cirurgia, e estou buscando o tratamento que seria mais eficaz. Se puder me ajudar, ficarei muitissimo agradecida.
Admiro muito o seu trabalho.
Muito obrigada pela atenção e um enorme abraço.
carlaboanova@gmail.com