terça-feira, 29 de abril de 2014

APOSENTADORIA - ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DEVE SER TOTAL

ISTO É FALSA NOTÍCIA!

Isenção do IR para aposentados pode ser antecipada para 60 anos

Enviar notícia por e-mail Imprimir
Márcio Maturana (Jornal do Senado)
Um dos projetos que está pronto para votação final no Senado este ano garante isenção de imposto de renda para aposentados e pensionistas pelo Regime Geral de Previdência Social a partir do mês em que completarem 60 anos. A proposta (PLS 76/2011), da senadora Ana Amélia (PP-RS), já passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e aguarda decisão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.
Na justificativa do projeto, a senadora explica que o objetivo é “contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas, que têm visto seus rendimentos sendo achatados ano a ano”. O relator da proposta na CAE, Cyro Miranda (PSDB-GO), recomenda a aprovação e afirma que o texto respeita os limites Lei de Responsabilidade Fiscal.
A atual legislação do Imposto de Renda (Lei 7.713/1988) estabelece isenção para aposentados com pelo menos 65 anos de idade e renda de até R$ 1.637,11 (valor em 2012). O projeto, além de reduzir a idade para 60 anos, eleva esse limite ao teto pago pela Previdência Social, hoje equivalente a R$ 3.916,20.
Ana Amélia argumenta que nos últimos 15 anos a política de recuperação do salário mínimo proporcionou uma ascensão de 30 milhões de pessoas à classe média. Por outro lado, ressaltou ela, prejudicou aposentados e pensionistas do INSS, que antes tinham benefício maior que o salário mínimo. "Hoje nada menos que 69% dos benefícios já estão nivelados pelo piso. Mantida essa tendência, em poucos anos todos eles estarão valorados, no piso, pelo salário mínimo", afirmou a senadora.
Ana Amélia compara a diferença nos reajustes de 1994 a 2011: 345,23% para os benefícios da Previdência Social (aumento real de 27,27%) e 671,43% para o salário mínimo (aumento real de 120,51%). Segundo ela, isso causa  grande desconforto social, beirando a revolta, devido à grande sensação de injustiça que atinge aposentados e pensionistas.
COMENTÁRIO

FACADA NAS COSTAS DO VELHINHOS  
Eles decretam lá em Brasília e nós, abaixando a cabeça, pagamos a conta. É lícito, é ético, é humano, é aceitável, é justo, é correto que o cidadão aposentado, depois de 35 anos de contribuição, continue pagando IMPOSTO DE RENDA? Os donos desta medida maluca/desumana simplesmente esqueceram que APOSENTADORIA NÃO É, E NEM NUNCA  SERÁ, RENDA! Ora, se o cidadão foi, decentemente, aposentado por tempo de serviço, significa que, naquela ocupação ele NÃO terá, doravante, mais renda.
 Só a aposentadoria, na maioria das vezes pecaminosamente magra e defasada. E não é que a turma de lá conseguiu meter os dentes do leão na garganta dos aposentados! É um entulho burocrático, perversamente POLÍTICO/ditatorial, e que só visa engordar a conta de políticos safados, merecendo ir para o lixo antes mesmo de ter entrado em vigor. Pense aí, ò brasileiro do BEM, exacerbe seus neurônios contras as mazelas deste país,
e não deixe que este roubo consentido, e ilegalmente legal, continue vergastando a turma da terceira idade. (Renzo  Sansoni)

Nenhum comentário: