segunda-feira, 28 de abril de 2014

SANTO ISIDORO DE SEVILHA


04.Abril - dia de SANTO ISIDORO DE SEVILHA
(Padroeiro da Internet e de seus usuários)
Na contemplação e na ação, São Isidoro nos ensina a unificar a fé e as obras em favor do anúncio do Reino de Deus.
Horizonte, 04 de Abril de 2014 (Zenit.orgFabiano Farias de Medeiros | 177 visitas
“Com efeito, assim como se deve amar a Deus com a contemplação, também se deve amar o próximo com a ação”, dizia Isidoro, que é chamado de "Pai dos Concílios" e "mestre da Igreja" da Idade Média.
Isidoro nasceu no ano 560, em Cartagena, Espanha. Filho de Severiano, culto e disciplinado prefeito de Cartagena e Teodora cuja disciplina católica foi fortemente ensinada aos filhos. Isidoro teve irmãos que também se tornaram santos: São Leandro, São Fulgêncio, e Santa Florentina. Isidoro recebeu sua educação na escola da Catedral de Sevilha e concluiu seus estudos com louvor vindo a formar-se e aprender várias línguas, como, o latim, grego e hebraico. Logo após a conclusão dos estudos ordenou-se padre.
Após a morte de seu irmão Leandro, Isidoro sucedeu à Sé de Sevilha em uma época de grandes conflitos culturais onde os godos se sobrepunham aos romanos e com isso toda a tradição e educação do povo ia se degradando. Isidoro então se valeu de todos os recursos culturais e didáticos para reestabelecer a unidade entre os povos valendo-se de seus elementos principais e criando com isso vários núcleos de estudo, escolas e casas religiosas onde graças a sua dedicação tornaram-se verdadeiras universidades. Isidoro fundou também vários mosteiros, nos quais aprofundou a cultura monástica e a oração. Graças a seus esforços as tensões foram erradicadas e a heresia ariana que emergia entre os povos também definhou com a conversão providencial do herdeiro ao trono, o visigodo Ermenegildo, do arianismo à fé católica.
Após este tempo, retirou-se para realizar suas práticas religiosas e dedicar-se aos estudos, mas logo deparou-se com uma realidade que é um dos seus maiores ensinamentos: “o servo de Deus, imitando Cristo, deve dedicar-se à contemplação, sem negar-se à vida ativa.” 
Isidoro retornou de seu exílio e por sua sabedoria e conhecimento presidiu várias interlocuções no II Concílio de Sevilha, em 619, e no IV Concílio de Toledo, em 633 que foram determinantes para o enraizamento da fé e doutrina católica. Escreveu também uma enciclopédia chamada Etimologias, com biografias, regras e comentários bíblicos.
Faleceu no dia 4 de abril de 636 e em 1722, o papa Bento XIV proclamou santo Isidoro de Sevilha doutor da Igreja. Em 1999, foi indicado pelo Vaticano como padroeiro da Internet e de seus usuários.
(04 de Abril de 2014) © Innovative Media Inc.

PS. Ele nos deixou uma obra escrita sobre cultura, filosofia e teologia considerada a mais valorosa do século VII. Nada menos que uma enciclopédia, com vinte e um volumes, chamada Etimologias, considerada o primeiro dicionário escrito, um livro com a biografia dos principais homens e mulheres da Bíblia, regras para mosteiros e conventos, além de muitos comentários acerca de cada um dos livros da Bíblia, estudo que mais lhe agradava.

Dante Alighieri cita Isidoro de Sevilha em seu livro A divina comédia, no capítulo do Paraíso, onde vê "brilhar o espírito ardente" nesse teólogo. Em 1722, o papa Bento XIV proclamou santo Isidoro de Sevilha doutor da Igreja, e seu culto litúrgico confirmado para o dia de sua morte.

COMENTÁRIO - Em virtude de sua atividade profundamente espiritual unida ao trabalho em favor do que têm fé, o povo dessa área da Espanha onde ele viveu (Toledo e Sevilha) pediam a esse santo a ajuda para seus trabalhos quando pareciam impossíveis e aí sobrevinha o milagre – chegam a descrever a descida de auxiliares divinos e estes executarem os serviços.
Evidentemente é caso de ter fé e fazer suas orações a Santo Isidoro se estivermos em apuros para concluir um trabalho que tenha que beneficiar nosso próximo, além de ser-nos útil. Pediremos a ele que a Internet seja dirigida para o bem e que ele intervenha para que possamos trabalhar nela com toda a verdade.

(Oração antes da conexão a internet) - Ele é o padroeiro da internet
Deus eterno e todo poderoso, que nos criou à sua imagem e semelhança e nos fez procurar tudo que é bom, verdadeiro e belo, especialmente na divina pessoa de Seu Filho unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permita-nos que, através da intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas jornadas pela Internet nós dirijamos nossas mãos e olhos apenas ao que é agradável a Vós e tratemos com caridade e paciência todas as almas que encontremos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: