quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A ECONOMIA ENTENDIDA CONTRA O SONHO AMERICANO OU É CONTRA TRUMP?

A ECONOMIA AMERICANA É RÍGIDA E O QUE PODEMOS FAZER SOBRE ISSO?
O GEA PEDE INFORMAR – ESTE É UM EXEMPLO ACABADO DE COMO OS ESCRAVOCRATAS MANIPULAM OS DADOS PARA QUE OS POVOS ACREDITEM QUE A PSICOPATIA DA MAFIOSIDADE EXERCIDA POR 0,03% DA ESPÉCIE HUMANA PARA CONSERVAR O SISTEMA DESDE A ERA DAS CAVERNAS É ESSA A NATUREZA GENÉTICA DO SER HUMANO.  
ASSIM ROTULAM O FEUDALISMO SELVAGEM NUNCA REVOGADO COMO SENDO ISSO A ESSÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO “CAPITALISTA”. PIOR AINDA: ISSO SERIA “AMÉRICA”.
A MALDADE ESCRAVOCRATA PRETENDE QUE O QUE RESTA DE SONHO AMERICANO SEJA DESTRUIDO PARA QUE SE IGUALEM TODOS NA MESMA ESCRAVIDÃO!!!
QUAL É A SOLUÇÃO QUE O AUTOR SUGERE? ABSURDA!! PEDE MAIS INTERVENÇÃO ESTATAL!!! E SE FIZEREM ISSO, É EVIDENTE QUE A ESCRAVIDÃO PASSA A SER ATÉ DOS QUE HOJE POSSUEM CAPITAL!!!
Stiglitz presidiu o Conselho de Consultores Econômicos de 1995 a 1997, durante o governo Clinton, e atuou como economista-chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial de 1997 a 2000. Isso explica suas atitudes e opiniões do artigo...
EM VEZ DE MAIS ESTADO, NÓS TEMOS QUE PROPOR O GOVERNO DAS MAMÃES, COM TODA A INFORMAÇÃO QUE VAI AVANÇAR ATÉ O DOMINIO DA DOENÇA, DO ENVELHECIMENTO E DA LONGEVIDADE. COM ESSES CONHECIMENTOS ELAS ABRIRÃO A VISÃO DAS GERAÇÕES VINDOURAS, ONDE A OPORTUNIDADE BÁSICA JÁ ESTARÁ DADA AO NASCER, COM UM CARTÃO PARTICIPANTE.
NASCER? NOVAS GERAÇÕES? COMO SERÁ? AINDA PODEMOS SOMENTE SONHAR!
OS NÍVEIS DE MÉRITO E AS PROPRIEDADES PESSOAIS EXISTIRÃO COM CONSCIÊNCIA DO SER.
TEREMOS DOMÍNIO SOBRE O PODER INVISÍVEL. ESTE PODER HOJE NOS FECHA NO ASSÉDIO DE UM CICLO DE ADOECER, ENVELHECER E MATAR PARA DEVORAR NOSSA SUBSTÂNCIA ORGÂNICA! ESSE CÍRCULO DE FERRO ACABARÁ!
PORQUE ISTO É INCOMPATÍVEL COM NOSSA ESSÊNCIA BÚDICA.
SEM QUALQUER SABOR DE MÁFIA RELIGIOSA – CONHECEREMOS A VERDADE E ISTO NOS LIBERTARÁ
ACOMPANHEM ESSE MONSTRENGO LENDO NO LINK
Por Joseph E. Stiglitz em 1 de novembro de 2018
ALGUNS TRECHOS:
EM RESUMO
A desigualdade econômica é maior nos EUA do que em praticamente todos os outros países avançados.
O sistema político americano, juntamente com a alta desigualdade inicial, deu a influência política suficiente para mudar as leis para se beneficiarem, agravando ainda mais a desigualdade.
Quebrar esse ciclo de feedback ao reduzir o poder do dinheiro na política é essencial para reduzir a desigualdade e restaurar a esperança.
Os americanos estão acostumados a pensar que sua nação é especial. De muitas maneiras, é: os EUA têm de longe o maior número de ganhadores do Prêmio Nobel, os maiores gastos com defesa (quase iguais aos próximos 10 países juntos) e os mais bilionários (o dobro da China, o concorrente mais próximo). . Mas alguns exemplos do Excepcionalismo Americano não devem nos deixar orgulhosos. 
....A noção do sonho americano - que, ao contrário da velha Europa, somos uma terra de oportunidades - faz parte de nossa essência. No entanto, os números dizem o contrário. As perspectivas de vida de um jovem americano dependem mais da renda e da educação de seus pais do que em quase qualquer outro país avançado. Quando anedotas de pobre-menino-bom-bom são passados ​​na mídia, é precisamente porque tais histórias são tão raras.
....A América há muito superou os outros em seu nível de desigualdade, mas nos últimos 40 anos alcançou novos patamares. Enquanto a parcela da renda dos 0,1 por cento mais do que quadruplicou e a do 1 por cento superior quase dobrou, a dos 90 por cento mais baixos diminuiu. Os salários na base, ajustados pela inflação, são os mesmos de 60 anos atrás! De fato, para aqueles com ensino médio ou menos, a renda caiu nas últimas décadas. Os machos foram particularmente atingidos, à medida que os EUA se afastaram das indústrias manufatureiras para uma economia baseada em serviços.
MORTES DO DESESPERO
A riqueza é distribuída de maneira menos igualitária, com apenas três americanos tendo até os 50% inferiores - o testemunho de quanto dinheiro existe no topo e quão pouco há na parte inferior. Famílias nos 50% de baixo dificilmente têm as reservas em dinheiro para atender uma emergência. Os jornais estão repletos de histórias daqueles para quem o colapso de um carro ou de uma doença inicia uma espiral descendente a partir da qual eles nunca se recuperam.
Em par
.....Essa narrativa fictícia pode, em algum momento, amenizar a culpa dos que estão no topo e persuadir todos os outros a aceitar esse estado de coisas lamentável. Talvez o momento decisivo tenha exposto a mentira foi a crise financeira de 2008, quando os banqueiros que levaram a economia global à beira da ruína com empréstimos predatórios, manipulação de mercado e várias outras práticas antissociais saíram com milhões de dólares em bônus, assim como milhões de americanos. perderam seus empregos e casas e dezenas de milhões a mais em todo o mundo sofreram por conta deles. Praticamente nenhum desses banqueiros jamais foi responsabilizado por seus erros.
Tomei consciência da natureza fantástica dessa narrativa como estudante, quando pensei na riqueza dos donos das plantations, construída nas costas dos escravos. Na época da Guerra Civil, o valor de mercado dos escravos no Sul era aproximadamente metade da riqueza total da região, incluindo o valor da terra e o capital físico - as fábricas e equipamentos. A riqueza de pelo menos esta parte desta nação não se baseava na indústria, inovação e comércio, mas sim na exploração. Hoje, substituímos essa exploração aberta por formas mais insidiosas, que se intensificaram desde a revolução Reagan-Thatcher dos anos 80. Essa exploração, argumentarei, é em grande parte culpada pela crescente desigualdade nos EUA.
Depois do New Deal dos anos 1930, a desigualdade americana entrou em declínio. Na década de 1950, a desigualdade recuou de tal forma que outro ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Simon Kuznets, formulou o que veio a ser chamado de lei de Kuznets. 
....EXPLICANDO A DESIGUALDADE
Os economistas apresentaram uma série de explicações sobre por que a desigualdade de fato tem aumentado em muitos países desenvolvidos. Alguns argumentam que os avanços na tecnologia estimularam a demanda por mão de obra qualificada em relação à mão de obra não qualificada, deprimindo, assim, os salários dos últimos. No entanto, isso por si só não explica por que até mesmo a mão de obra qualificada fez tão mal nas últimas duas décadas, por que os salários médios se saíram tão mal e porque as coisas são muito piores nos EUA do que em outras nações desenvolvidas. 
....A mudança de uma manufatura para uma economia baseada em serviços é parcialmente culpada. Em seu extremo - uma empresa de uma pessoa - a economia de serviços é um sistema vencedor leva tudo. Uma estrela de cinema faz milhões, por exemplo, enquanto a maioria dos atores faz uma ninharia. Em geral, os salários tendem a ser muito mais dispersos em uma economia de serviços do que em uma baseada na manufatura, de modo que a transição contribui para uma maior desigualdade. Este fato não explica, no entanto, por que o salário médio não melhorou durante décadas. Além disso, a mudança para o setor de serviços está acontecendo na maioria dos outros países avançados: por que as coisas são muito piores nos EUA?
....Mas, novamente, por que a desigualdade dos EUA é praticamente única?
Em seu célebre tratado de 2013, Capital in the Twenty-First Century , o economista francês Thomas Piketty muda o olhar para os capitalistas. 
....Uma teoria alternativa é muito mais consoante com os fatos. Desde meados da década de 1970, as regras do jogo econômico foram reescritas, tanto global como nacionalmente, de forma a beneficiar os ricos e desfavorecer o resto. E eles foram reescritos ainda mais nessa direção perversa nos EUA do que em outros países desenvolvidos - embora as regras nos EUA já fossem menos favoráveis ​​aos trabalhadores. Dessa perspectiva, o aumento da desigualdade é uma questão de escolha: uma conseqüência de nossas políticas, leis e regulamentos.
.....
LOOP DE FEEDBACK
Cientistas políticos documentaram as maneiras pelas quais o dinheiro influencia a política em certos sistemas políticos, convertendo maior desigualdade econômica em maior desigualdade política. A desigualdade política, por sua vez, dá origem a mais desigualdade econômica à medida que os ricos usam seu poder político para moldar as regras do jogo de maneiras que os favorecem - por exemplo, suavizando as leis antitruste e enfraquecendo os sindicatos. Usando modelos matemáticos, economistas como eu mostraram que esse ciclo de feedback bidirecional entre dinheiro e regulamentação leva a pelo menos dois pontos estáveis. Se uma economia começa com menor desigualdade, o sistema político gera regras que a sustentam, levando a uma situação de equilíbrio. O sistema americano é o outro equilíbrio - e continuará a ser, a menos que haja um despertar político democrático.
.....
Em suma, a entrada é difícil e arriscada, o que dá às empresas consolidadas com um poder de guerra profundo um enorme poder para esmagar os concorrentes e, em última análise, aumentar os preços. Para piorar as coisas, as empresas americanas têm sido inovadoras não apenas nos produtos que fabricam, mas também em maneiras de ampliar e ampliar seu poder de mercado. A Comissão Europeia impôs multas de bilhões de dólares à Microsoft e ao Google e ordenou que parassem com suas práticas anticompetitivas (como o Google privilegiando seu próprio serviço de comparação de preços). Nos EUA, fizemos muito pouco para controlar as concentrações de poder de mercado, por isso não é surpresa que tenha aumentado em muitos setores.
As regras manipuladas também explicam por que o impacto da globalização pode ter sido pior nos EUA. 
.... Os sindicatos mais fracos oferecem aos trabalhadores menos proteção contra os esforços das empresas para reduzir os salários ou piorar as condições de trabalho. Além disso, os tratados de investimento dos EUA, como o Tratado de Livre Comércio do Atlântico Norte - tratados que foram vendidos como forma de impedir que países estrangeiros discriminem as empresas americanas - também protegem os investidores contra o aperto das regulamentações ambientais e de saúde no exterior. 
....EUA.FINANCIAMENTO LIBERADO
Muitas outras mudanças em nossas normas, leis, regras e regulamentos contribuíram para a desigualdade. Fracas leis de governança corporativa permitiram que executivos-chefes nos EUA se compensassem 361 vezes mais do que o trabalhador médio, muito mais do que em outros países desenvolvidos. A liberalização financeira - a eliminação de regulamentações destinadas a impedir que o setor financeiro imponha danos, como a crise econômica de 2008, ao resto da sociedade - permitiu que o setor financeiro crescesse em tamanho e lucratividade e aumentou suas oportunidades de explorar todo mundo. outro. Os bancos rotineiramente se entregam a práticas que são legais, mas não deveriam ser, como impor taxas de juros usurárias aos tomadores de empréstimos ou taxas exorbitantes nos estabelecimentos comerciais para cartões de crédito e débito e criar títulos projetados para fracassar. 
.....Além disso, como os ricos geralmente gastam uma fração menor de sua renda no consumo do que a demanda pobre, total ou “agregada” nos países com maior desigualdade, ela é mais fraca. As sociedades poderiam compensar essa lacuna aumentando os gastos do governo - em infraestrutura, educação e saúde, por exemplo, sendo todos investimentos necessários para o crescimento de longo prazo. Mas a política das sociedades desiguais tipicamente coloca o ônus sobre a política monetária: as taxas de juros são reduzidas para estimular os gastos. Taxas de juros artificialmente baixas, especialmente se acompanhadas de regulamentação inadequada do mercado financeiro, podem dar origem a bolhas, como aconteceu com a crise imobiliária de 2008.
....RESTAURANDO JUSTIÇA
O moral é menor em sociedades desiguais, especialmente quando a desigualdade é vista como injusta, e a sensação de estar sendo usada ou enganada leva a uma produtividade menor. Quando aqueles que administram casinos ou banqueiros de jogo sofrem de torpeza moral fazem um zilhão de vezes mais do que os cientistas e inventores que nos trouxeram lasers, transistores e uma compreensão do DNA, está claro que algo está errado. Então, novamente, os filhos dos ricos passam a pensar em si mesmos como uma classe à parte, com direito a sua boa sorte e, portanto, mais propensos a quebrar as regras necessárias para fazer funcionar a sociedade. Tudo isso contribui para uma quebra de confiança, com o consequente impacto na coesão social e no desempenho econômico.
Não existe uma solução mágica para remediar um problema tão enraizado quanto a desigualdade americana. 
....Além disso, precisamos de mais impostos progressivos e educação pública de alta qualidade financiada pelo governo federal, incluindo acesso econômico a universidades para todos, sem empréstimos ruinosos necessários. Precisamos de leis modernas de concorrência para lidar com os problemas colocados pelo poder de mercado do século XXI e pela aplicação mais rigorosa das leis que temos. Precisamos de leis trabalhistas que protejam os trabalhadores e seus direitos de sindicalização. Precisamos de leis de governança corporativa que limitem os salários exorbitantes concedidos aos executivos-chefes, e precisamos de regulamentos financeiros mais fortes que impeçam os bancos de se engajarem nas práticas de exploração que se tornaram sua marca registrada. Precisamos de uma melhor aplicação das leis antidiscriminatórias: é injusto que as mulheres e as minorias sejam pagas apenas uma fração do que seus homólogos brancos recebem.
.....
É uma agenda longa - mas factível. Quando os céticos dizem que é bom, mas não acessível, eu respondo: não podemos nos dar ao luxo de não fazer essas coisas. Já estamos pagando um alto preço pela desigualdade, mas é apenas um pagamento adiantado sobre o que teremos que pagar se não fizermos algo - e rapidamente. Não é apenas nossa economia que está em jogo; Estamos arriscando nossa democracia.
À medida que mais cidadãos entendem por que os frutos do progresso econômico foram tão desigualmente compartilhados, há um perigo real de que eles se tornem abertos a um demagogo, culpando os problemas do país por outros e fazendo falsas promessas de retificar “um sistema fraudulento. Já estamos experimentando uma prévia do que pode acontecer. Pode ficar muito pior.
Este artigo foi originalmente publicado com o título "A Rigged Economy" na Scientific American 319, 5, 56-61 (novembro de 2018).
MAIS PARA EXPLORAR: 1.O preço da desigualdade: como a sociedade dividida de hoje põe em perigo nosso futuro. Joseph E. Stiglitz. WW Norton, 2012. 2.A grande divisão: sociedades desiguais e o que podemos fazer sobre eles. Joseph E. Stiglitz. WW Norton, 2015. 3.Reescrevendo as regras da economia americana: uma agenda para o crescimento e prosperidade compartilhada. Joseph E. Stiglitz. WW Norton, 2015. 4.A globalização e seus descontentes são revisitados: a antiglobalização na era do Trump. Joseph E. Stiglitz. WW Norton, 2017. 5.DOS NOSSOS ARQUIVOS - A Ameaça da Desigualdade. Angus Deaton; Setembro de 2016.
SOBRE OS AUTORES) - Joseph E. Stiglitz
Joseph E. Stiglitz é professor universitário na Columbia University e economista-chefe do Roosevelt Institute. Recebeu o prêmio Nobel de Economia em 2001. Stiglitz presidiu o Conselho de Consultores Econômicos de 1995 a 1997, durante o governo Clinton, e atuou como economista-chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial de 1997 a 2000. Ele presidiu a comissão das Nações Unidas sobre as reformas do sistema financeiro internacional em 2008-2009. Seu último livro é Globalização e seus descontentes revisitados (2017).
OBSERVAÇÃO FINAL - ESSE SISTEMA FABIANO DE MÁFIAS AVANÇANDO COM AS ALGEMAS APERTANDO AOS POUCOS, PRECISA ACABAR. SE FIZERMOS SÓ UM GOVERNO DAS MAMÃES, COMO NEM APARECE NAS TRIBOS DA FLORESTA QUE SOBREVIVERAM NÃO É MAIS POSSÍVEL A LIBERTAÇÃO. .
É NECESSÁRIO CONHECER A VERDADE E FAZÊ-LA VALER PARA HAVER A GRANDE LIBERTAÇÃO.






2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado Prof. Mário Sanchez, por direcionar toda
a sua gama de conhecimentos, em todas as áreas do saber,
em prol de alertar a população a favor da LIBERDADE,
SAÚDE PLENA, LONGEVIDADE e nos permitir saírmos do
estado de não liberdade, que sempre nos impuseram.
Que outros cidadãos possam
Gratíssimo,
Adroaldo Campos

Unknown disse...

Que outros cidadãos também compartilhem seus conhecimentos
em prol da verdade, do conhecer e da liberdade.