domingo, 9 de dezembro de 2018

EXISTE SIM A MASSA QUE EINSTEIN PREVIU SEM SABER DEFINIR

A MATÉRIA ESCURA EXISTE OU É MATERIA INVISÍVEL?
Físicos continuam tentando - e não conseguindo - encontrar matéria escura em lugares escuros
Por Rafi Letzter, redator da equipe | 7 de dezembro de 2018 11:57 ET
Os cientistas começaram a ver os cristais brilharem nos anos 90. Esses cristais brilhavam mais no verão, que os pesquisadores tomaram como evidência de matéria escura. Mas esses cientistas provavelmente estavam errados, sugere uma nova pesquisa.
Os cientistas têm uma boa razão para acreditar que a matéria escura existe - que há coisas invisíveis puxando tudo com sua gravidade, mas isso é invisível para nossos telescópios. Mas eles não sabem do que essa matéria escura é realmente feita. Os físicos têm algumas suposições. Mas os pesquisadores nunca identificaram nenhuma evidência direta que sugira que qualquer palpite em particular esteja correto, com uma possível exceção: um único detector na Itália brilhava mais no inverno do que no verão, insinuando que um modelo específico de matéria escura estava correto. Mas agora, um novo experimento tentando replicar esse ciclo de brilho anual não conseguiu resultados significativos, indicando que a evidência de matéria escura do detector italiano está provavelmente errada.
Aqui está o acordo: uma teoria popular da matéria escura afirma que o material é composto de partículas chamadas "partículas massivas que interagem fracamente" ou "WIMPS". Esses WIMPs seriam partículas pesadas não descritas no Modelo Padrão de física, embora provavelmente fossem parceiros supersimétricos de partículas do Modelo Padrão. Os WIMPs usariam sua gravidade para puxar outras partículas, raramente interagindo com elas de outra forma. [ As 11 Maiores Perguntas Não Respondidas Sobre Matéria Negra ]
Com base em como a matéria escura parece atuar sobre a matéria emissora de luz no universo, os pesquisadores pensam que a substância tende a se agrupar em galáxias, mantendo-as juntas. Isso significa que, se a matéria escura é feita de WIMPs, mais deles devem atingir a Terra em junho, quando nosso planeta se apressa para a auréola da matéria escura da Via Láctea, do que em dezembro, quando nosso planeta se afasta daquela região, um único experimento pareceu apoiar essa hipótese.
Em um local subterrâneo na Itália, os detectores de fótons olham os cristais de iodeto de sódio durante todo o dia e a noite na escuridão, procurando por sinais de luz. Esses cristais brilham quando interagem com outras partículas, e naquele lugar enterrado - chamado de experimento DAMA / NaI - as WIMPs estariam entre as únicas outras partículas em volta. Já em abril de 1998, apenas três anos após o início do experimento DAMA / NaI, pesquisadores relataram na revista Physics Letters Bque os cristais pareciam acender mais no verão do que no inverno. Isso era exatamente o que os pesquisadores esperavam ver se a matéria escura era realmente composta de WIMPs. Recentemente, em 2017, pesquisadores analisando dados do experimento DAMA / NaI de 1995-2002 e o experimento atualizado DAMA / LIBRA, que começou em 2003, relataram evidências de uma mudança anual no comportamento dos cristais. Mas esses resultados não se deram muito bem em tentativas de replicação.
O detector Xenon100, também na Itália, também procurou por WIMPs - embora tenha feito isso olhando o xenônio, não o iodeto de sódio, em uma câmara escura. Em 2010, ficou claro que o XENON100 não iria identificar o sinal anual da DAMA. Outra pesquisa de xenônio maior, esta na China, não divulgou resultados no início deste ano . No entanto, ainda outro experimento - chamado CoGeNT, baseado em Minnesota e contando com um único pedaço de germânio - parece replicar o sinal anual da DAMA.
As últimas notícias, no entanto, não são boas para o DAMA. Na quarta-feira (5 de dezembro), pesquisadores do detector Cosine-100 na Coréia do Sul publicaram um artigo na revista Nature reportando que não viram nenhuma mudança anual em seu mais novo e mais sofisticado detector. Isso é um grande problema, porque os sensores de luz da Cosine-100 estão assistindo a pedaços subterrâneos de iodeto de sódio, assim como os da DAMA. Então, se o DAMA tivesse encontrado um resultado real, ele também deveria aparecer no Cosine-100.
"O resultado desta pesquisa é significativo porque, pela primeira vez, temos detectores de cristal de iodeto de sódio de tamanho considerável com sensibilidade suficiente [teste de alegações da DAMA]. Há 20 anos a alegação potencialmente significativa não foi reproduzida usando o mesmo cristais independentes ", disse Hyun Su Lee, co-porta-voz do Cosine-100, em um comunicado.
Os pesquisadores ainda não sabem o que causou o sinal anual ou porque ele apareceu no DAMA, mas não no Cosine-100. A equipe coreana disse que espera que uma atualização futura de seu detector apresente melhores dados para ajudar a resolver o mistério da matéria escura e do sinal DAMA. Originalmente publicado na Live Science.
COMENTARIO – PROCURAR SEM FERRAMENTAS CORRETAS ALGO QUE NÃO ESTÁ LÁ NEM PODE SER ENCONTRADO POR MEIO DA LUZ QUE O ATRAVESSA SEM ACHAR NADA, É TEMPO PERDIDO. Einstein informou que antes é preciso definir a Natureza dessa Massa de força para fazer então experimento que demonstre a Teoria extraindo dessa Força G a energia sem limites que ali está, para uso no mundo quântico. EU EXPLIQUEI E FIZ A EXTRAÇÃO. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.

Nenhum comentário: