terça-feira, 24 de setembro de 2019

MOEDAS ELETRÔNICAS SIM! MAS QUAIS?

A TENEBROSA LAGARTIXA ILUMINATA ESTÁ MORRENDO
O ARTIGO DIZ:
VOCÊ PODE LEVAR UM CAVALO ATÉ A ÁGUA, MAS… ELE BEBE SE TIVER VONTADE.
COLEGA DO GEA ME MANDA ANALISAR E RESPONDER: O MONETARISMO FALIU? TEMOS ALTERNATIVA?
SIM! RETORNEMOS AO SONHO AMERICANO.
23 Setembro Escrito por Michael Roberts
Na quinta-feira passada, Mario Draghi, atual chefe do Banco Central Europeu, que em breve será substituído por Christine Lagarde do FMI, anunciou um presente de despedida para bancos e mercados financeiros. O BCE decidiu reintroduzir seu programa de compra de títulos, a fim de injetar mais bilhões nos bancos da Europa, a fim de convencê-los a emprestar à indústria e impulsionar o crescimento estagnado.
Este foi o retorno à flexibilização quantitativa (QE) pelo BCE. Mas desta vez não há limite de tempo para os E20bn mensais de compras do BCE. É para sempre - QE ao infinito! Além disso, o BCE compraria não apenas os títulos do governo da Itália, Espanha, etc, mas também ativos muito mais arriscados, como títulos corporativos.
Draghi também anunciou um novo sistema de taxa de juros de duas camadas para reservas bancárias em dinheiro mantidas no BCE. Essas reservas cresceram em espiral à medida que os bancos recebiam dinheiro das compras do BCE de títulos do governo que possuíam, mas, em vez de emprestar esse dinheiro para a economia em geral, os bancos apenas o devolvia ao banco central na forma de depósitos.
O BCE decidiu que a taxa de juros seria mantida em zero por reservas excedentes, garantindo assim que os bancos não perdessem dinheiro se fossem forçados a oferecer taxas negativas aos seus tomadores. Agora, os bancos também podem captar recursos a taxas negativas e depositar esses fundos no banco central até seis vezes o valor da reserva exigida e obter uma taxa zero, aumentando a lucratividade.
Essa ideia de duas camadas é vista por alguns economistas monetários convencionais como revolucionária. Com efeito, o BCE está aumentando os lucros bancários com seu próprio capital em risco. Os lucros bancários aumentam enquanto o BCE compra títulos do governo a preços que oferecem taxas negativas e os bancos com grandes reservas excedentes podem emprestar lucros para aqueles com reservas baixas. Mas essa política "revolucionária" é apenas a última medida desesperada da política monetária não convencional.
Os monetaristas esperam que o aumento da lucratividade do banco leve a uma expansão dos empréstimos a empresas e famílias e tire a Zona Euro de sua nova depressão. Isso pressupõe que o problema é que os bancos não estão preparados para emprestar porque não é rentável para eles. Mas é esse o motivo de baixas taxas de crescimento de empréstimos e investimentos? O problema não é a oferta de dinheiro ou a rentabilidade bancária, mas a demanda por empréstimos. Ninguém quer contrair empréstimos para investir ou gastar mesmo a taxas nulas ou negativas, porque as receitas e os lucros estão estagnados, a inflação e o crescimento dos salários são baixos e, acima de tudo, o comércio de exportação entrou em colapso.
Você pode levar um cavalo até a água (e você pode criar um enorme lago de água), mas não pode fazê-lo beber se o cavalo não estiver com sede. Até os banqueiros centrais, como Draghi, estão admitindo agora que a política monetária falhou. E mesmo os defensores da nova política revolucionária não estão confiantes: “Taxas duplas são combustível de foguete monetário. Em contraste com as taxas negativas padrão, para encaminhar orientações ou QE, os efeitos marginais dessas políticas são cada vez mais poderosos. Não estou convencido de que essa combinação específica de medidas seja suficiente para gerar demanda suficiente para criar uma aceleração na atividade da zona do euro - mas ajudará.” diz Eric Lonergan.
O grande novo instrumento para salvar o capitalismo da estagnação ou de uma nova queda é a política fiscal. "Há cada vez mais pessoas dizendo que a política monetária não pode ser o único jogo na cidade, e se você não quer mais e mais política monetária, o único instrumento que resta é a política fiscal". Afirma o ex-membro do conselho do BCE.
Draghi pediu uma ação dos governos europeus, particularmente aqueles com "espaço fiscal", por exemplo, a Alemanha para administrar déficits e gastos orçamentários. Até agora, a Alemanha relutou em fazê-lo. Mas, se decidir aumentar a aposta fiscal, podemos testar a solução keynesiana para as recessões capitalistas. Farei uma previsão: isso também não funcionará.
AO CONTRARIO DE JOHN MAYNARD KEYNES QUE PROPÕE GARANTIR CRESCIMENTO ECONÔMICO através de manobras tributárias, a proposta de nosso grupo de estudos propõe IMPOSTO ZERO em direção à participação cidadã do condomínio PLANETÁRIO com rendas em vez de Tributos.
TEREMOS QUE RETORNAR AO SONHO AMERICANO QUE FICOU SOZINHO PARA ENFRENTAR A INVESTIDA MAFIO-ESCRAVOCRATA FEUDAL que, até hoje, quer retornar à força para serem servos da gleba os fundadores dos Burgos.
O MONETARISMO FALIU. Queriam que sombra de pau matasse cobra. Ou A FOTO do fogo esquentasse comida.
OS BANCOS ESTREBUCHAM NA AGONIA FINAL DO ESCRAVISMO.
MOEDAS ELETRÔNICAS PIPOCAM EM BUSCA DA FUNÇÃO SIMPLES DE TROCA, DEIXANDO DE SER ARMA DE MORTE NAS MÃOS DE MÁFIAS.
PORTANTO TEMOS QUE AGUARDAR PRA SABER QUAIS SERVEM.

Nenhum comentário: