segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A FÊNIX E O AVESTRUZ

RESUMO - Todas as fábulas possuem fundos de verdade e aplicações para nossa vida. Elas eram o modo indireto e mais eficiente de transmitir os conhecimentos através das gerações. Neste caso os autores foram mudando o modo de apresentar o ensinamento. E sempre houve os que ouviram e aproveitaram a lição. E hoje, como estamos com nossos povos?
 
ESOPO contou: "A águia da montanha (fênix) pergunta ao pássaro do deserto (avestruz): por quê você se enterra na areia para esconder e não vai para as fendas da montanha como eu? - Ora, porque na minha terra só tenho areias. Moral - Cada um se defende com os recursos que tem".
Essa fábula de Esopo curta e pouco citada se transforma com Fedro em uma reprimenda aos nobres romanos:"Se vocês forem assaltados à noite farão a mesma coisa que o avestruz dos desertos. Esconderão sua cabeça sob o travesseiro acreditando que o perigo deixa de existir se vocês não o estiverem vendo". Ele se referia à indolência dos governantes romanos frente às denúncias sobre o avanço dos inimigos de Roma.
Não encontrei a versão dessa fábula em La Fontaine, mas tive uma referência de que foi suprimida pelos editores e era mais ou menos assim: "El-Rei perguntou ao Bobo da Corte: O que você faria se fosse assaltado em seu quarto e não tivesse para onde fugir ou como defender-se?   -Eu enfiaria a cabeça embaixo do travesseiro imediatamente. -Por quê faria só isso? -É que em não vendo o assalto, não fico assustado". Como sabemos, o Bobo da Corte era o meio usado para fazer denunciar verdades que não se atreviam a dizer.
 
AS LENDAS - FÊNIX E AVESTRUZ - A águia fênix citada nas lendas é um pássaro mitológico que ao fim da vida se faz incinerar para depois renascer das cinzas. Há uma infinidade de interpretações para essa lenda - renascer das civilizações, conhecimentos alquímicos, vinda de naves do espaço, sociedades secretas, etc. Já o avestruz das savanas dizem que enfia a cabeça sob a areia quando perseguido longamente e os caçadores acreditam que é para não ver o perigo e assim pensa que está salvo.
 
AS VERDADES BIOLÓGICAS
A águia das montanhas é uma ave de longa vida que no inverno se recolhe a seu ninho nas fendas das pedras e sofre troca de penas, saindo na primavera com asas novas. Segundo alguns biólogos, ao redor da idade de 40 anos as garras e o bico que crescem sem parar, ficam tão encurvados que a impedem de caçar e vai morrer. Antes  do inverno ela se recolhe a seu refúgio e se alimenta só das penas que caem e que arranca, enquanto lima o bico e as garras nas pedras. Algumas delas sobrevivem com esse longo jejum, reduzem seu corpo e renovam bico e garras e na próxima primavera recomeçam a vida como filhotes, comendo insetos, pequenos animais, ervas e sementes voltando a voar para viver outros 40 anos.
Quanto ao AVESTRUZ, segundo a ciência, ele sabe que tem que refrescar e reativar a circulação em seu cérebro, comprometida quando corre demais. Essa ativação ele a consegue abaixando sua cabeça e sacudindo-a com bastante areia massageadora. E com isso muitas vezes reanimado consegue desanimar seus perseguidores.
 
APLICAÇÃO - Nós ficamos estarrecidos com o nosso povo que não dá valor às coisas simples do jejum e do retiro. Mais ainda nos espanta que estejam preferindo ignorar o assalto Nazibolchevista que avança sobre os povos e estamos denunciando há mais de 30 anos. Alegam que em não ouvindo o aviso, o perigo deixa de preocupá-los. Dizem que, se tomarem conhecimento, terão que tomar providências... Literalmente, escondem a cabeça sob a areia para não ver o perigo. E acusam o avestruz de fazer isso, sem saber suas razões.

Nenhum comentário: