sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A GRAVIDADE É O SER. EXISTIR É FENÔMENO QUÂNTICO

A alma é um computador quântico conectado ao universo?
Durante séculos, os textos religiosos têm explorado a ideia de que a realidade se mostra uma vez que deixamos para trás as nossas percepções superficiais dela; e, ainda assim, é através destas ambiguidades que entendemos mais sobre nós mesmos e nosso mundo. No Antigo Testamento, o sofrido Jó fala com Deus para obter uma explicação do por que ter tanto sofrimento. Deus, então, enigmaticamente responde: “Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da Terra?” (Jó 38: 4).
A pergunta parece absurda – por que Deus perguntaria a uma pessoa onde ela estava quando o próprio Deus criou o mundo? Mas esse paradoxo não é muito diferente daquele famoso desafio de Einstein ao “Princípio da Incerteza” de Heisenberg: “Deus não joga dados com o universo”. O que Stephen Hawking contrapõe: “Até Deus está vinculado pelo princípio da incerteza”, porque se todos os resultados fossem deterministas, então Deus não seria Deus. Só sendo um “jogador inveterado” do universo para a certeza imprevisível que o cria funcionar.
Que queria dizer Einstein? É evidente! Se estamos em um jogo de roleta em que nosso inimigo (a morte) ganha sempre! Não é Deus que governa esse cassino! Nós já encontramos a grande ameba (espírito das trevas) com bilhões de anos somando as experiências da sua mente tenebrosa! E Hawking? Dominado pela mente obscura, ligado por um computador de latas ferrugentas ao mundo da ciência... Só podia defender esse jogo inveterado que não deixa a vítima escapar.
          As sete maravilhas do mundo quântico
A mente, então, de acordo com a cognição quântica, “joga” com nossa razão, sentimentos e preconceitos para produzir pensamentos concorrentes, ideias e opiniões. Em seguida, sintetiza essas opções concorrentes para se relacionar com as nossas realidades relativamente “certas”. Ao examinar a nossa mente a um nível quântico, nós a mudamos, e ao mudá-la, mudamos a realidade que a molda. [Big Think]
7ª maravilha. Matéria miraculosa:
Esqueça aranhas radioativas ou genes mutantes. É a física quântica que te dá superpoderes. O gás hélio, por exemplo. Quando está em temperatura normal você pode usá-lo para encher balões (ou então inalar o negócio e falar com voz de “Tico e Teco”). Mas quando é resfriado, ele fica em estado líquido e é regido por propriedades quânticas. Aí que a verdadeira diversão começa. O hélio “superlíquido” desafia as regras da gravidade, subindo pelas paredes. Ele também pode passar por buracos incrivelmente pequenos. E, o mais bizarro – se você colocar hélio superlíquido dentro de uma bacia e girar a bacia, o hélio não se move. Mas se você mexer no líquido e fizer com que ele gire dentro da bacia, ele irá girar eternamente. [New Scientist]
Efeito Espiral dos fluidos – Isto é a estrutura das partículas (quanta) que deu origem à explicação das “cordas”. Você dá uma palmada num liquido qualquer e ele dispara com mais força do que a usada para bater nele. E ele entra em expansão de forma espiralada até essa espiral encontrar a resistência de algum ponto mais sólido. Nessa bacia o Hélio não encontra esse ponto e não para o movimento disparado. A inércia nos fluidos explica furacões, tsunamis, tornados, redemoinhos, ruptura de represas.
Há muito material para entender com:



Nenhum comentário: