terça-feira, 12 de novembro de 2019

ELON MUSK, O HOLOGRAMA, A LIBERTAÇÃO COM INTERNET GRATIS

INTERNET GRATUITA, ELON MUSK, O HOLOGRAMA, A LIBERTAÇÃO
O ACESSO GRATUITO À INTERNET DEVE SER UM DIREITO HUMANO BÁSICO? - Por Natasha Romanzoti, em 12.11.2019
Com a tecnologia e o mundo web tão presentes e importantes hoje em nossas vidas, um novo estudo da Universidade de Birmingham (Reino Unido) defende que o acesso gratuito à internet deveria ser um direito humano básico.
Sobre isto O GEA ME LEMBRA QUE O PRIMEIRO DOS 4 PILARES DA DEMOCRACIA É TER ACESSO À INFORMAÇÃO VERDADEIRA. E J. CRISTO deixou dito que só teremos libertação conhecendo a verdade.
De acordo com o principal autor da pesquisa, o Dr. Merten Reglitz, professor de ética global, a internet “não é um luxo”, mas sim “um direito humano moral” ao qual todos deveriam ter acesso não monitorado e sem censura, “fornecido gratuitamente para aqueles que não podem pagar”.
A argumentação é de que, uma vez que o engajamento político ocorre cada vez mais online, coisas básicas como liberdade de expressão, liberdade de informação e liberdade de reunião podem ficar prejudicadas se alguns cidadãos não podem ou conseguem consultar a internet.
“Sem esse acesso, muitas pessoas não têm uma maneira significativa de influenciar e responsabilizar os responsáveis por regras e instituições supranacionais. Esses indivíduos simplesmente não têm voz na elaboração das regras que devem obedecer e que moldam suas chances de vida”, resume o Dr. Reglitz.
SpaceX tem plano de dar acesso à internet a todas as pessoas do mundo
Direito moral - Para o Dr. Reglitz, “direitos humanos morais” são direitos baseados em interesses universais essenciais para uma vida “minimamente decente”. Sua importância seria tão fundamental que, caso uma nação ou governo não garanta esses direitos a seus cidadãos, a comunidade internacional deveria intervir.
Sua pesquisa inédita atribui à internet um poder imenso no que diz respeito a salvaguardar tais direitos humanos básicos, como liberdade e integridade física.
Enquanto Reglitz admite que estar online não assegura esses direitos, é algo que tem se tornado cada vez mais necessário em um mundo no qual os debates políticos se passam prioritariamente na internet, resultando em consequências práticas.
O pesquisador cita, por exemplo, as formas com que atrocidades governamentais foram reportadas globalmente através do movimento revolucionário “Primavera Árabe”, o registro da violência policial injustificada contra afro-americanos nos EUA, e a campanha americana #MeToo que expôs o assédio sexual de mulheres por homens poderosos.
“Promoção intencional” - De acordo com uma estimativa da União Internacional de Telecomunicações da ONU, 51% da população mundial tinha acesso à internet até o final de 2018. Isso mostra que muita gente ainda está de fora do clube dos online.
O estudo de Reglitz menciona algumas medidas que já estão sendo tomadas em todo mundo para garantir a internet a um público maior. Por exemplo, o estado indiano de Kerala declarou o acesso universal à internet como um direito humano. Seu objetivo é fornecê-lo a seus 35 milhões de habitantes ainda esse ano.
A União Europeia, por sua vez, lançou a iniciativa WiFi4EU para fornecer a todas as cidades e vilarejos europeus acesso gratuito à internet sem fio “nos principais centros da vida pública” até 2020. Por fim, o acesso global à internet é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ainda assim, a expansão da acessibilidade tem se tornado mais lenta nos últimos anos, o que, segundo Reglitz, significa que o acesso universal não vai acontecer sem “promoção intencional”.
Custo - Segundo a ONG The World Wide Web Foundation, fundada por Tim Berners-Lee, o inventor da rede mundial WWW, o preço é um dos obstáculos mais significativos ao acesso universal à internet, porém solucionável.
A organização considera a internet acessível quando um gigabyte de dados não custa mais que 2% por cento da renda mensal média de um indivíduo. Atualmente, cerca de 2,3 bilhões de pessoas pagam mais do que isso.
Plano 15.02.2018 de Elon Musk para levar internet barata para todo o mundo
Reglitz argumenta que o acesso universal à internet não precisa custar muito caro. Para se conectar a oportunidades politicamente importantes, como webites e blogs para obtenção de informações, ingresso em grupos virtuais ou envio e recebimento de e-mails, não é necessário ter a mais recente tecnologia da informação, diz o pesquisador.
“Os telefones com capacidade para a web permitem que as pessoas acessem esses serviços e o fornecimento público de internet, como bibliotecas públicas, pode ajudar a colocar as pessoas online onde o acesso doméstico individual é inicialmente muito caro”, ponderou.
Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Journal of Applied Philosophy. [Phys]
COMPLEMENTANDO
Acho muito fracas as crenças em que vivemos num mundo simulado. Além de ser tudo ilusório, nossa existência é uma criação de carne para os microrganismos.
OS ESTUDOS AVANÇADOS JÁ EXPLICAM MUITA COISA:

Nenhum comentário: