AVISO AOS LEITORES – ESTE ARTIGO ERA MUITO LONGO, MAS, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, FIZ UM RESUMO QUE FICA MAIS FÁCIL DE LER – AFINAL, MEMÓRIAS CADA UM TEM ‘AS SUAS’. CRÍTICAS Á HISTÓRIA, TAMBÉM.
RESUMO QUE ESTAVA AO FINAL:
QUEM LEMBRA? FIDEL acabava de ganhar a guerra. Armas americanas foram fornecidas para derrubar o ditador Fulgêncio Batista. Camilo Cienfuegos morreu em “desastre aéreo”. Che Guevara ou sanguevara não cabia na Ilha e foi enviado ao Planalto Boliviano. O Imperialismo Yankee o perseguiu e um dia Fidel teve que dizer “chorando” que “matáron al hermano Ernesto”. Hoje tem capelinha de “santo” na Bolívia pela inspiração de Gramsci, cardeal
A “Abertura” foi feita e as “Diretas” no Brasil aconteceram. Levaram a uma escalada. O Partidão, Putridão, ilusão, desilusão, enganação, Caricaturas de Socialismo repetiram Cuba? Não! Caricaturas da História do homem, do Estatismo, do Escravagismo, repetiram a ESCRAVIDÃO. CHOCANTE! A BUROCRACIA que serviu aos escravagismos anteriores se uniu com as máfias de esquerda e direita e se alucinou como SENHORES DA SENZALA. Milhões de foragidos partiram para outras terras. Mas a Senzala já estava lá.
No ano 2000 visitei o Texas. Visitei os Partidos Americanos
Camarada Jayme, já se foi. Marx também se foi. Gramsci se foi. Stálin se foi. Mas, a desilusão não se foi! Ao contrário, continua.
FINAL DE TODAS AS MEMÓRIAS – FIDEL vai escrever suas memórias.
Chamarei Miguel de Cervantes y Saavedra para comentar as Memórias de Fidelito. Quem sabe se convenço o Cervantes a melhorar as memórias do Cavaleiro da Triste Figura, “Ilustre fidalgo saudoso de ideais ultrapassados” e faz SEU cavaleiro descrever para os pósteros suas aventuras de Vingador dos Pobres “lutando contra gigantes que os Magos Merlins do Imperialismo converteram em Moinhos de Vento para tirar-lhe a glória e quebrar-lhe a lança...”
Ainda é bastante chocante ver os fiéis escudeiros desafiando Bush a retirar as tropas do Iraque para ocupar o petróleo de Maracaibo, ou é esse o programa de Chaves que foi pago pelo Imperialismo para chegar a esse FINAL dando-lhe motivos para entrar ali?
Com novo enfoque, passaremos a uma discussão shakespeareana:
Será que Fidel é mais real do que Cervantes?
Ou a Figura do livro de Cervantes é que saiu do livro para a tela virtual de Cuba?
Que falta de imaginação! (Não de Cervantes, né?).
Ou somos todos nós tristes figuras de um mundo virtual quebrando a lança contra Moinhos de Vento, mundo esse onde quem manda é ainda o Mago Merlin, mago virtual manejando vírus de computador e personagens de alfarrábios e palimpsestos que saíram de seus prolegômenos para a telinha real do mundo? Ainda muito chocante!
Memórias? Cada um inventa as suas?
A vida não contada e a ficção contada viraram a HISTÓRIA?
Quem acredita em vírus de computador das memórias da História? Assim, nada mais será chocante.
Shakespeare diria – “Ser ou não ser, eis a questão”.
Enquanto propomos SOLUÇÕES PARA ‘SER’ OS ESCRAVOCRATAS CONTINUAM COM “não ser” e sem soluções.
EPÍLOGO
Fidel vai escrever suas memórias (chocantes) como conta Cervantes que fez seu cavaleiro de
Nenhum comentário:
Postar um comentário