sábado, 15 de março de 2008

MEMÓRIAS CUBANAS

AVISO AOS LEITORES – ESTE ARTIGO ERA MUITO LONGO, MAS, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, FIZ UM RESUMO QUE FICA MAIS FÁCIL DE LER – AFINAL, MEMÓRIAS CADA UM TEM ‘AS SUAS’. CRÍTICAS Á HISTÓRIA, TAMBÉM.

RESUMO QUE ESTAVA AO FINAL:

QUEM LEMBRA? FIDEL acabava de ganhar a guerra. Armas americanas foram fornecidas para derrubar o ditador Fulgêncio Batista. Camilo Cienfuegos morreu em “desastre aéreo”. Che Guevara ou sanguevara não cabia na Ilha e foi enviado ao Planalto Boliviano. O Imperialismo Yankee o perseguiu e um dia Fidel teve que dizer “chorando” que “matáron al hermano Ernesto”. Hoje tem capelinha de “santo” na Bolívia pela inspiração de Gramsci, cardeal em Palermo. Eu era nessa época novo e inexperiente. Havia saído da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Achei o “Camarada Jayme”. Ele me contou muita coisa. Chocante! Com os jovens, eu esperava uma Ilha do Paraíso no Caribe, uma Ilha Socialista. Mataram muitos “burgueses” e outros fugiram para o ImpérioYankee. Depois disso conheci um Escritório da Cosa Nostra no Brasil: foi chocante! Era a mesma filosofia de Gramsci. O “Camarada Jayme” eram três – o “bode”, o sósia teatral e o verdadeiro que era agente duplo. Este me contou muita coisa (Chocante). Levou-me a conhecer um coronel. O coronel também contou. Enquanto isso, a Ilha foi decaindo “por culpa e obra do Imperialismo”. E o sonho acabou para mim e para muita gente. Gramsci, a Máfia, O Camarada Jayme, eram reais como Stálin, como o Imperialismo, como Cuba sem passado, sem presente, sem futuro.

A “Abertura” foi feita e as “Diretas” no Brasil aconteceram. Levaram a uma escalada. O Partidão, Putridão, ilusão, desilusão, enganação, Caricaturas de Socialismo repetiram Cuba? Não! Caricaturas da História do homem, do Estatismo, do Escravagismo, repetiram a ESCRAVIDÃO. CHOCANTE! A BUROCRACIA que serviu aos escravagismos anteriores se uniu com as máfias de esquerda e direita e se alucinou como SENHORES DA SENZALA. Milhões de foragidos partiram para outras terras. Mas a Senzala já estava lá.

No ano 2000 visitei o Texas. Visitei os Partidos Americanos em prévias. Visitei Cubanos. Eram cubanos esperando um dia voltar para Cuba. Espiões pagos por Fidel dialogavam com espiões pagos pela CIA, que passavam avisos a Fidel. Visitei também brasileiros. Oito milhões de brasileiros fugidos da Cuba Brasil estavam nos Estados Unidos, esperando também um dia voltar.

Camarada Jayme, já se foi. Marx também se foi. Gramsci se foi. Stálin se foi. Mas, a desilusão não se foi! Ao contrário, continua.

FINAL DE TODAS AS MEMÓRIAS – FIDEL vai escrever suas memórias.

Chamarei Miguel de Cervantes y Saavedra para comentar as Memórias de Fidelito. Quem sabe se convenço o Cervantes a melhorar as memórias do Cavaleiro da Triste Figura, “Ilustre fidalgo saudoso de ideais ultrapassados” e faz SEU cavaleiro descrever para os pósteros suas aventuras de Vingador dos Pobres “lutando contra gigantes que os Magos Merlins do Imperialismo converteram em Moinhos de Vento para tirar-lhe a glória e quebrar-lhe a lança...

Ainda é bastante chocante ver os fiéis escudeiros desafiando Bush a retirar as tropas do Iraque para ocupar o petróleo de Maracaibo, ou é esse o programa de Chaves que foi pago pelo Imperialismo para chegar a esse FINAL dando-lhe motivos para entrar ali?

Com novo enfoque, passaremos a uma discussão shakespeareana:

Será que Fidel é mais real do que Cervantes?

Ou a Figura do livro de Cervantes é que saiu do livro para a tela virtual de Cuba?

Que falta de imaginação! (Não de Cervantes, né?).

Ou somos todos nós tristes figuras de um mundo virtual quebrando a lança contra Moinhos de Vento, mundo esse onde quem manda é ainda o Mago Merlin, mago virtual manejando vírus de computador e personagens de alfarrábios e palimpsestos que saíram de seus prolegômenos para a telinha real do mundo? Ainda muito chocante!

Memórias? Cada um inventa as suas?

A vida não contada e a ficção contada viraram a HISTÓRIA?

Quem acredita em vírus de computador das memórias da História? Assim, nada mais será chocante.

Shakespeare diria – “Ser ou não ser, eis a questão”.

Enquanto propomos SOLUÇÕES PARA ‘SER’ OS ESCRAVOCRATAS CONTINUAM COM “não ser” e sem soluções.

EPÍLOGO

Fidel vai escrever suas memórias (chocantes) como conta Cervantes que fez seu cavaleiro de la Mancha... Qualquer semelhança com vírus de computador nesse final não será da minha conta. Os que ainda querem soluções atendam a Karl Marx, a Jesus Cristo, a Lincoln, a Lao Tse, OUÇAMOS OS MESTRES.

Nenhum comentário: