domingo, 25 de março de 2012

GENESIS – 34:20/23 - ESTRATÉGIA DO ATAQUE PREVENTIVO

VINGANÇA DE SIMEÃO E LEVY  

OU – A MALDADE PREVENTIVA

 

MAQUIAVEL, TROTZKY, GRAMSCI, HITLER, E TANTOS OUTROS atacam e ensinam essa estratégia, matando preventivamente...

 

Mas isso não é de hoje, pois vem de longa data!

 

Na Bíblia há o capítulo de Simeão e Levy matando o príncipe de Siquém e todo seu povo, para vingar a desonra de Dinah.

 

Lendo atentamente a narrativa bíblica, vemos que o pai de Siquém, Hamor, convenceu seu povo de que as propriedades de Jacó e sua família que eram poucas pessoas, acabariam anexados ao seu reino...

 

Diz em Gen 34-20/23: 

"Veio, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens da sua cidade, dizendo:
Estes homens são pacíficos conosco; portanto habitarão nesta terra, e negociarão nela; eis que a terra é larga de espaço para eles; tomaremos nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas.
Nisto, porém, consentirão aqueles homens, em habitar conosco, para que sejamos um povo, se todo o homem entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.
E seu gado, as suas possessões, e todos os seus animais não serão nossos? Consintamos somente com eles e habitarão conosco". 
Gênesis 34:20-23

 

Depois disto é que acontece a circuncisão de todos os homens da cidade, sobrevém a febre, e Simeão e  Levy matam os homens e saqueiam tudo.

Jacó tem que emigrar de lá com urgência com medo de represálias dos cananeus.

 

Esse texto tem sido entendido como "maldade preventiva", isto é, uma estratégia de guerra em que a filosofia é evidente - O inimigo é mais forte e pensa que vai devorar-nos... Antes que isso aconteça, se podemos atacar em momento de fraqueza do inimigo (no caso, provocada...) temos que o destruir antes que ele o faça conosco.

 

Já reunimos evidências de que Sum Tzu (com Arte da Guerra) é nada menos que Simeontson (filho de Simeão) que foi do Egito à China com migrantes netos de Asier (o asiático); ele é um bisneto de Dinah gerado por uma filha que nasceu do príncipe Siquém; nasceu o neto de Dinah e foi casado com uma filha ou neta de Simeão nascendo um personagem bastardo que a Bíblia nada tinha a informar; esse menino teria recebido o livro secreto da Arte da Guerra de Abraão, por ser o mais dedicado aos ensinamentos guerreiros do avô Simeão. Foi chamado por esse motivo de "O filho de Simeon" (Simeontson). Sem nenhum compromisso com o povo de Jacó, era livre para ser guerreiro onde pudesse encontrar aventuras. Achou o que buscava na China de 1500 a.C.

 

O livro clássico chinês sobre a Guerra trata dessa estratégia como uma das mais fortes, "não ortodoxas", o ataque fulminante preventivo, onde e do modo que menos é esperado...

 

Maquiavel copia seus Conselhos ao Príncipe de uma outra versão do livro escrita na época dos Reis Guerreiros, já desvinculado das exigências do Mestre do Vale do Demônio (Mestre Sum ensinava que "O Bom Guerreiro tem que Conhecer o TAO", isto é, defender princípios morais).

 

Na maioria dos manuais militares, a estratégia de atacar preventivamente é desvinculado de razões morais, pois se subentende que o soldado está sempre disposto a fazer pela sua Pátria e sua família tudo que for necessário e isso já é por si, "Razão Moral" suficiente. O soldado será chamado sempre que os meios pacíficos falharem para resolver pendências e se torne inevitável usar a força.

 

Os Militares, no Brasil, são obrigados a obedecer a hierarquia, mas, como tal, têm o direito e a obrigação e estarem sempre alertas sobre as situações que podem exigir sua ação, mesmo que seja com sacrifício da própria vida. Nem é necessário comentar que "prevenir é melhor do que remediar". Se terão que enfrentar a violência quando esta aparecer, estarão sempre atentos para as situações em que pode acontecer no futuro uma situação de perigo, evitando-a se for possível.

 

Entretanto, havemos de separar a estratégia das Forças Armadas de uma Nação, das situações pessoais de ambiciosos políticos que não reconhecem limites na "maldade preventiva" contra seus próprios companheiros de legenda, hoje ato corriqueiro no Brasil.

 

Quando tais fatos acontecem repetidamente, perguntamos: Não é o caso dos estrategistas das Forças Guerreiras da Pátria entrarem em ação preventiva ao saberem que tais ocorrências acabarão atingindo-os a qualquer momento? Tanto podem esperar ser mandados praticar a "maldade preventiva" contra civis, como contra seus próprios companheiros, e pior ainda: ser ele próprio o visado!

Nesse caso, as Razões Morais chegam ao limite da Legítima Defesa!

CONCLUSÕES?

SÃO TÃO EVIDENTES! NADA TEMOS QUE COMENTAR!

 

Outros artigos em http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng

e neste BLOG

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: