sexta-feira, 11 de setembro de 2015

RESUMO PEQUENO TRATADO DA LITERATURA INFANTIL

PEQUENO TRATADO DA LITERATURA INFANTIL E INFANTO-JUVENIL
  MARTINA SANCHEZ
Partindo do princípio que a criança é produto de fatores biológicos e do meio em que vive, e que a sociedade não é estática, ela é dinâmica, a autora chama a atenção para a importância deste gênero literário Infantil e Juvenil, com valores universais preservados, cumprindo assim os objetivos básicos de um livro destinado às crianças: FORMAR, INFORMAR e RECREAR.
Através de 140 páginas com dez capítulos e mais Apêndices, temos uma resposta coerente às necessidades dos jovens leitores, orientando pais e educadores na escolha de textos adequados.
O que é um livro Infantil? Segundo Cecília Meireles, livro infantil não é aquele que é escrito para as crianças, mas é aquele livro que as crianças gostam de ler e que deixa um ponto de partida para novas buscas. Assim, através da Introdução e do Conceito e Objetivos da Literatura Infantil, vamos entendendo a importância do texto falar à mente imaginativa da criança nas diferentes fases de seu desenvolvimento.
No capítulo III cita autores “Clássicos” da Literatura Infantil e analisa o que eles tinham para ler em sua infância bem como essas leituras e como o meio em que viviam influiu em suas criações literárias. As fontes de leitura iam desde a leitura da Bíblia, textos sacros, mitologia, literatura épica, heróica, etc.
Em a “Psicologia Infantil e a Importância da Literatura no desenvolvimento Infantil” destaca a importância de respeitar as fases de crescimento da criança para que ela assimile gradativamente os modos de ver, julgar, agir e organize as realidades, após as fases iniciais em que o mundo objetivo e subjetivo se confundem. O crescimento psíquico e o crescimento orgânico tem certas semelhanças; portanto um desenvolvimento harmônico é muito importante. Na fase de 0 a 2 anos a criança só tem experiências sensoriais e motoras; de 2 a 7 anos tem o início do domínio da linguagem; é a fase pré-conceitual ainda sem separação entre o mundo objetivo e subjetivo; a terceira fase dos 7 aos 11 anos é o das “operações concretas” quando já organiza as realidades que experimenta, e na 4ª fase dos 12 aos 15 anos temos as “operações formais”; é aí que já é capaz de dar expressão formal às idéias. Daí a importância dos símbolos, do Herói, da mensagem ou moral da história, fazer parte do contexto formativo do pequeno leitor.
Na seqüência são analisados alguns autores “Clássicos”, indo do Realismo de Charles Perrault (O Gato de Botas/ A Borralheira, etc.), da Sátira de J. Swift (Capitão Gulliver) e D.Defoë (Robson Crusoé), exaltando a coragem dos heróis, até Júlio Verne, o geógrafo e repórter de sua época, passando por outros autores como Fénelon, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Silvio Romero, Monteiro Lobato, etc. Destaca a importância de cada um em sua época, mas que até hoje são leitura do agrado dos leitores de todas as idades pelo seu valor cultural, ético-moral, mágico, lúdico, que nunca vai perder a validade, pois são calcados em valores universais.
No capítulo VI temos as “Formas de Literatura Infantil” – o Folclore, as Lendas, os Mitos, os Contos de Fadas, as Fábulas, as Histórias Narrativas e Novelas, a Poesia e os Jogos, o Teatro Infantil, a Fábula de Walt Disney.
Antes da Conclusão faz um comentário sobre a “Mensagem Universal Formativa” e lembra a importância da Biblioteca Infantil e o Livro na Escola, os Problemas da Literatura Infantil. Na Conclusão lembra as palavras de Isaac Bashevis Singer, Prêmio Nobel de Literatura, justificando porque gostava de escrever para crianças: -“ adoram histórias interessantes, acreditam em DEUS, na FAMÍLIA, em anjos, demônios, bruxas, duendes, na clareza, na pontuação e outras coisas obsoletas”.

SMALL TREATY OF THE INFANTILE AND INFANTO-JUVENILE LITERATURE
 
Leaving the beginning that the child is product of biological factors and of the middle in that she lives, and that the society is not static, she is dynamic, the author gets the attention for the importance of this Infantile and Juvenile literary gender, with preserved universal values, accomplishing like this the basic objectives of a book destined to the children: TO FORM, TO INFORM AND TO ENTERTAIN. 
Through 140 pages with ten chapters and more Appendixes, we have a coherent answer to the youths readers' needs, guiding parents and educators in the choice of appropriate texts. 
What is an Infantile book? According to Cecília Meireles, infantile book it is not that that is written for the children, but it is that book that the children like to read and that he/she leaves a starting point for new searches. Like this, through the Introduction and of the Concept and Objectives of the Infantile Literature, we are going understanding the importance of the text to speak to the child's imaginative mind in the different phases of his/her development. 
In the chapter III it mentions "Classic" authors of the Infantile Literature and it analyzes what they had to read in his/her childhood as well as those readings and as the middle in that you/they lived influenced in their literary creations. The reading sources went from the reading of the Bible, sacred texts, mythology, literature epic, heroic, etc. 
In the Infantile "Psychology and the Importance of the Literature in the Infantile development" detaches the importance gradually of respecting the phases of the child's growth for her to assimilate the manners of seeing, to judge, to act and organize the realities, after the initial phases in that the objective and subjective world gets confused. The psychic growth and the organic growth has certain similarities; therefore a harmonic development is very important. In the phase from 0 to 2 years the child only has sensorial and motive experiences; from 2 to 7 years has the beginning of the domain of the language; it is the pré-conceptual phase still without separation among the objective and subjective world; the third phase of the 7 to the 11 years is it of the "concrete operations" when it already organizes the realities that it tries, and in the 4th phase of the 12 to the 15 years have the "formal operations"; it is there that it is already capable to give formal expression to the ideas. Then the importance of the symbols, of the Hero, of the message or moral of the history, to do part of the small reader's formative context. 
In the sequence some "Classic" authors are analyzed, going of Charles Perrault's Realism (THE Cat of Boots / the Fireside, etc.), of J. Swift Satire (Captain Gulliver) and D.Defoë (Robson Crusoé), exalting the courage of the heroes, even Júlio Verne, the geographer and reporter of his/her time, going by other authors as Fénelon, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Silvio Romero, Monteiro Lobato, etc. it Detaches the importance of each one in his/her time, but that are reading of the readers' of all of the ages pleasure for his/her value cultural, ethical-moral, magic until today, lúdico, that will never lose the validity, because they are stepped on in universal values. 
In the chapter VI we have the "Forms of Infantile Literature" - the Folklore, the Legends, the Myths, the Fairy tales, the Fables, the Narrative Histories and Soap operas, the Poetry and the Games, the Infantile Theater, Walt Disney's Fable. 

Before the Conclusion he/she makes a comment on the "Formative Universal Message" and he/she reminds the importance of the Infantile Library and the Book in the School, the Problems of the Infantile Literature. In the Conclusion he/she reminds Isaac Bashevis Singer words, Prêmio Nobel of Literature, justifying because he/she liked to write for children: - " they adore interesting histories, they believe in GOD, in the FAMILY, in angels, demons, witches, dwarfs, in the clarity, in the punctuation and other obsolete things."  

Nenhum comentário: