APICULTURA NO CERRADO
ABELHAS? Mel? Própolis? Geléia Real? Pólen?
Que mais? Ferroadas (Apitoxina), Cera, polinização, equipamento apícola,
esporte, alimentos, medicamentos, exportação, terapia ocupacional.
APICULTURA é um universo de atividades e produtos que está recebendo
pouca atenção apesar do imenso potencial sócio econômico que representa.
Neste livro encontramos um CURSO DE APICULTURA DOMÉSTICA.
Começa mostrando a necessidade do Cultivo de ABELHAS para o Centro-Oeste
brasileiro, porém, é a mesma coisa em qualquer parte da caatinga ou da mata
atlântica. “No cerrado” é porque nesta região, a vegetação do Centro do Brasil possui
a maior renovação de oxigênio que se pode obter da brotação natural. É mesmo superior
à da Floresta Amazônica.
O CURSO começa com “A ABELHA E O ENXAME”,
prossegue com “A Colméia e o Apiário” e traz uma novidade que é a Caixa Cubo. Discute a cobertura
para os apiários e entra a seguir na análise dos produtos da abelha, a partir
do Mel. Descreve o modo da coleta que a abelha faz e depois mostra como
retiramos da caixa o Mel
para nosso uso. Apresenta
a vestimenta e os equipamentos necessários para trabalhar com as abelhas e com
o mel. Passa a seguir às Plantas Apícolas para sugerir a intensificação das
floradas para produzir Mais e Melhor. Isto já é um passo decisivo para a
Proposta do CURSO – chegar à APICULTURA INDUSTRIAL, que fica já sugerida nas
entrelinhas do curso de apicultura doméstica.
Daí à frente apresenta CONSELHOS aos principiantes,
chegando até as doenças apícolas e à obtenção da geléia real de abelhas, o
maior vitalizador de uso
natural que conhecemos. Vai daí à frente analisar os problemas para a
Apicultura realizar todas suas potencialidades, retorna ao tema da Caixa Cúbica
que aconselha por representar a preferência das abelhas, aconselha também o
cultivo de abelhas européias para melhorar a segurança do trabalho, já que as
africanizadas podem ser mortíferas quando mal administradas.
Na seqüência apresenta um “Modelo Produtor
de Mel, Sistema Sanchez” cujo registro existe, para otimizar a produção e
chegar à INDÚSTRIA DE MEL em grande porte, cujo desenrolar é objeto do CURSO DE
APICULTURA INDUSTRIAL. Este já não cabe num curso de apicultura doméstica, mas
fica esboçado com esse final de livro. CONCLUI com uma observação de que
temos em evolução uma variedade de “abelha brasileira” e propõe a sua
seleção a partir da coleta de enxames da mata.
Aborda também dois temas polêmicos em
rápidos títulos, como apêndice – abelha em área urbana e Apiterapia, que será
objeto de um capítulo especial no Curso de Terapias Naturais.
Porém, o Apêndice que o índice informa para
a página 161 foi suprimido.
BEEKEEPING IN THE
SAVANNAH
BEES? Honey? Própolis? Real jelly? Pollen? What more? Stings
(Apitoxina), Wax, pollination, equipment for beekeeping, sport, foods, medicines,
export, occupational therapy. BEEKEEPING is an universe of activities and
products that it is receiving little attention in spite of the immense
potential economical partner that it acts.
In this book we found a COURSE OF DOMESTIC BEEKEEPING. He/she begins
showing the need of the Cultivation of BEES to the Brazilian Center-west,
however, it is the same thing in any part of the savanna or of the Atlantic
forest. "In the savannah" it is because in this area, the vegetation
of the Center of Brazil possesses the largest renewal of oxygen that one can
obtain of the natural brotação. It is same superior to the one of the Amazonian
Forest.
The COURSE begins with the BEE AND THE HIVE", it continues with the
Beehive and the Apiary" and he/she brings an innovation that is Box Cubo.
It discusses the covering for the apiaries and he/she enters to proceed in the
analysis of bee's products, starting from the Honey. It describes the
way of the collection that the bee does and later you/he/she shows how we
removed of the box the Honey for our use. It presents the garment and the
necessary equipments to work with the bees and with the honey. He starts to
proceed to the Plantas Apícolas to suggest the intensification of the bloomed
to produce More and Better. This is already a decisive step for the Proposal of
the COURSE - to arrive to the INDUSTRIAL BEEKEEPING, that it is suggested
already in the implied sense of the course of domestic beekeeping.
Then ahead it presents PIECES OF ADVICE to the beginners, arriving until
the diseases apícolas and to the obtaining of the real jelly of bees, the
largest vitalizador of natural use that we knew. He/she is going then ahead to
analyze the problems for the Beekeeping to accomplish all their potentialities,
it returns to the Cubic Box's theme that he advises for representing the
preference of the bees, he/she also advises the cultivation of European bees to
improve the safety of the work, since the africanizadas can be deadly when
badly administered.
In the sequence it presents a "Model Producing of Honey, Sistema
Sanchez" whose registration exists, to optimize the production and to
arrive to the INDUSTRY OF HONEY in great load, whose to uncoil is object of the
COURSE OF INDUSTRIAL BEEKEEPING. This no longer it fits in a course of domestic
beekeeping, but it is sketched with that book end. It CONCLUDES with an
observation that we have in evolution a variety of "Brazilian bee"
and it proposes his selection starting from the collection of hives of the
forest.
It also approaches two controversial themes in fast titles, as appendix
- bee in urban area and Apiterapia, that it will be object of a special chapter
in the Course of Natural Therapies.
However, the Appendix that the index informs for the page 161 was
suppressed.
01.09.2015 - COMPLEMENTO
01.09.2015 - COMPLEMENTO
EM
4 VOLUMES – PLANTAS, ABELHAS, MEL, GESTÃO.
DADO
PELA PRIMEIRA VEZ EM 1997.
Fundamentado
em Projeto de grande produção de mel elaborado sobre o Modelo Sanchez de Produção
de mel.
CONTEÚDO
PRIMEIRA PARTE – pesquisa e estudo de plantas
florestais ou cultivadas, que fornecem grande quantidade de néctar e pólen com
organização de períodos sucessivos de extração para o ano todo.
Segunda
parte – estudo e exame prático de enxames e caixas de abelhas, com objetivo de
conseguir que o módulo alcance a produção que as abelhas podem armazenar,
conforme estudos e informações de cientistas americanos, alemães, russos,
brasileiros. Manejo científico para extração constante.
Terceira
Parte – Produtos da abelha – estudo do mel, suas qualidades e espécies, com manejo
industrial e aprendizado do uso de equipamentos para garantir a melhor
qualidade. Como extrair outros produtos – pólen, cera, própolis, geleia real, proteína
de zangão, etc.
Quarta
Parte – Aspectos gerenciais de coordenação de equipamentos, instalações,
plantas, abelhas e Entreposto de processamentos, pessoal, marketing, otimização
de rendas e controles.
Este
Curso pode ser aplicado para treinar Administradores para um modelo de Franquia
a ser adquirida por empresários que estejam querendo atender a demanda de mel
de qualidade cada vez mais em falta no mundo, para ganhar com isso. Sabemos que
o mundo passa pouco de hum milhão de toneladas de mel produzido e
comercializado e precisa de mais de três milhões, se quisermos atender somente
o que as pesquisas de mercado apontam como mínimo que os consumidores querem
hoje.
http://mariosanchezs.blogspot.com.br/2015/09/curso-sanchez-para-executivo-de-modulo.html
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