terça-feira, 20 de março de 2018

A TESE DO MULTIVERSO E STEPHEN HAWKING

Último artigo de Stephen Hawking (provavelmente) não prova que vivemos em um multiverso
Por Tia Ghose, Editor Associado | 20 de março de 2018, 03:34 pm ET

https://www.livescience.com/62073-stephen-hawking-multiverse-theory.html?utm_source=notification

A TESE DO MULTIVERSO E STEPHEN HAWKING

COMENTARIO – na primeira edição de meu livro “Einstein e o Campo Unificado” fiz um giro de eixos para acréscimo de coordenadas explicando que uma dimensão é distância, duas dimensões já é uma superfície, três é um volume. Em quatro dimensões trata-se de um volume que se desloca em movimento espiralado através do tempo (contínuo espaço-tempo). Para falar de 5 dimensões, um eixo perpendicular ao espaço-tempo nos desenha uma amplitude de ondas paralelas com mesma velocidade e frequência (planos de consciência são campos onde as ondas não se atravessam). Para aumentar uma coordenada, teremos um novo conceito volumétrico que se chamaria de frequência vibratória. Chamamos a atenção para o fato de que muitas ondas com frequências diferentes estão passando umas por dentro das outras sem interferência entre elas. Se queremos chamar a isso de mundos paralelos, talvez estejamos dando realmente início a um estudo sério e mensurável sobre os tais Universos Paralelos.

Eis o artigo:
O modelo "sem limite" de Stephen Hawking, em última análise, postula que o nosso humilde universo é apenas um dos infinitos universos paralelos.
Poucos meses antes da morte do físico Stephen Hawking, ele publicou um artigo que vários meios de comunicação anunciavam como uma maneira de finalmente provar (ou desmentir) a existência de mundos paralelos.
Mas essa afirmação pode ser um pouco de inflação cósmica, disseram vários físicos que não estavam envolvidos na pesquisa de Hawking.
"O artigo não faz declarações sobre testes observacionais. Não é totalmente desinteressante, mas é literalmente de milhares de ideias para o que poderia ter acontecido no início do universo", muitos dos quais incluem mundos paralelos, disse Sabine Hossenfelder, um físico do Frankfurt. Instituto de Estudos Avançados na Alemanha, que bloga em backreaction.blogspot.com. [Os 18 maiores mistérios não resolvidos em física]
O estudo, de Hawking e Thomas Hertog, físico da Universidade Católica Leuven (KU Leuven), na Bélgica, apareceu pela primeira vez no arXiv do jornal preprint em julho de 2017 e foi modificado apenas uma semana antes do falecimento de Hawking. O estudo é uma tentativa de isolar os tipos de universos previstos por uma das teorias não comprovadas de Hawking, o modelo "sem limite" para explicar o Big Bang.
No entanto, ele se baseia em várias teorias especulativas e não comprovadas e as usa de formas arrojadas para chegar a conclusões vagas, disse Frank Wilczek, um ganhador do Prêmio Nobel e físico teórico do MIT.
Sem fronteiras
As raízes do artigo remontam às teorias mais conhecidas e ainda não comprovadas de Hawking: a "proposta sem fronteiras" para explicar o Big Bang. De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, antes do Big Bang, deve ter havido uma singularidade, ou uma partícula infinitamente densa e extremamente quente de matéria, para a qual as leis da física desmoronam.
Nesta concepção, que foi formulada com James Hartle, físico da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, essa singularidade era uma no espaço e no tempo - o que significa que antes do Big Bang , o tempo como o conhecemos não existia. Tente visualizar o universo no tempo, e é como se ele não tivesse limites - como um globo que pode ser atravessado sem limites.
Enquanto os cientistas analisavam a ideia, eles perceberam que a teoria sem fronteiras de Hawking previa que esse universo de bebês, à medida que se inflava super rápido, iria explodir outros universos e, finalmente, um multiverso inteiro. De fato, a teoria de Hawking, em última instância, postulou que o nosso humilde universo é apenas um dos infinitos universos paralelos que existem neste multiverso infinito, semelhante a um fractal. Esse multiverso levaria então a um paradoxo: como haveria um número infinito de universos, ninguém seria capaz de fazer previsões testáveis ​​sobre o universo particular em que vivemos, disse Hertog à Live Science por e-mail. (Com um número infinito de possibilidades, qualquer coisa se torna possível, e nenhum particular sobre um universo pode ser determinado.) [5 principais razões pelas quais podemos viver em um multiverso]
"Hawking não estava satisfeito com esse estado de coisas", disse Hertog à Live Science por e-mail. "'Vamos tentar domesticar o multiverso', ele me disse há um ano. Então nos propusemos a desenvolver um método para transformar a ideia de um multiverso em uma estrutura científica testável e coerente."
Para reduzir o número infinito de mundos paralelos, os pesquisadores tiveram que encontrar uma ponte entre a física quântica que dominou a pequena singularidade do universo fetal e as leis clássicas que governam o grande universo em que todos vivemos. No novo estudo Hawking e Hertog usaram um método conhecido como holografia para unir os dois conjuntos de ideias. Ao fazer isso, eles conseguiram cortar essa vasta floresta de multiversos em um número contável. Uma vez que eles estivessem trabalhando com um número finito de universos, eles poderiam fazer previsões sobre como esses universos se pareceriam, disse Hertog.
Por exemplo, "eles acham que universos que são suaves e semelhantes aos nossos, basicamente, são prováveis", disse Hossenfelder à Live Science.
A teoria sem limite de Hawking postula que, após o Big Bang, o universo passou por uma explosão de rápida expansão chamada inflação cósmica, amplificando as ondas gravitacionais primordiais que emanavam do Big Bang , disse Hertog. Esse eco antigo do nascimento do universo é registrado na fraca radiação de microondas fria que permeia todas as regiões do nosso universo, conhecida como radiação cósmica de fundo de microondas (CMB). Se os futuros satélites mostrarem que o sinal de energia nos dados do CMB corresponde à inflação prevista pelo modelo de Hawking, isso poderia fornecer fortes evidências para a existência de um multiverso, disse Hertog.
Teste fraco
Mas outros cientistas são céticos. Existem outros modelos de inflação, e a maioria desses modelos também inclui algumas ondas gravitacionais primordiais, disse Katie Mack, cosmologista da Universidade Estadual da Carolina do Norte, que não era autora do novo artigo.
"As ideias levantadas neste artigo não estão dando nenhum novo tipo de assinatura que seja diferente de outros modelos de inflação", disse Mack à Live Science.
Em outras palavras, não há como os dados da CMB revelarem se a teoria de Hawking, ou uma das milhares de outras, está correta.
Por outro lado, se os sinais de CMB não correspondem às previsões de Hawking e Hertog, "isso falsificaria o conjunto muito específico de suposições e aproximações usadas no artigo", disse Wilczek à Live Science por e-mail. "Então, é testável nesse sentido muito fraco", acrescentou.
Modelo de brinquedo
Além disso, Hawking e Hertog se basearam em uma estrutura matemática para conectar a teoria quântica e a gravidade, mas essa estrutura se apoia em várias conjeturas não comprovadas e, essencialmente, não é completa, disse Mack à Live Science.
"O que eles fizeram neste artigo é usar o que eles chamam de modelo de brinquedo - não é totalmente rigoroso e completo", disse Mack. "Eles admitem que há muito mais trabalho a ser feito".
Antes que alguém possa dizer que este artigo é válido, os cientistas precisam ter uma melhor compreensão teórica da gravidade quântica, disse Mack, referindo-se a uma teoria unificada que une tanto a mecânica quântica quanto a gravidade como descrito pela teoria da relatividade de Einstein.
Finalmente – não podemos levar a sério essa tal de Gravidade Quântica. No mundo objetivo não se pode saber o que seria essa soldagem de peças extremamente divididas e sem conteúdo, emendadas com peças extremamente indivisíveis e possuindo em sua massa toda a Força que move tudo. Depois de haver realizado a máquina que traz força de onde ela está e não vemos, para ser usada como energia sob nosso controle no mundo do Eletromagnetismo, temos que pedir que essas pessoas moderem seu confuso atrevimento anticientífico.

Nenhum comentário: