domingo, 19 de agosto de 2018

CRIAR UM UNIVERSO EM LABORATORIO?

ARTIGO SOBRE CRIAR MATÉRIA SEM LIMITE SÓ NÃO PENSOU NAS ENERGIAS A GASTAR
A ENERGIA PARA FAZER UM UNIVERSO EM CASA NÓS JÁ PODEMOS TRAZER DA MASSA GRAVITACIONAL.
O GEA me enviou esse artigo sobre construir um Universo (após essa sugestão) usando os instrumentos de uma cozinha... O estudante acha mesmo que como o mundo quântico é ilusório, nada nos impede de fazer isso; e como eu já tenho a mecânica que traz energias à vontade, alguém pode chegar a esse feito.
O ARTIGO - E se criássemos um universo em um laboratório?
Por Jéssica Maes, em 24.07.2018
Alguns trechos do artigo:
Será que um dia seremos capazes de criar um universo? Por mais louca que pareça essa ideia, essa realmente é uma questão discutida pelos físicos. Em um texto publicado no site Aeon, a cosmóloga Zeeya Merali, autora do livro A Big Bang in a Little Room: The Quest to Create New Universes (Um Big Bang em um Pequeno Quarto: A Jornada para Criar Novos Universos, em tradução livre) discute este tema e suas ramificações práticas e filosóficas. Ela inicia seus argumentos relatando um curioso caso. Em 1991, o cosmólogo Andrei Linde, da Universidade de Stanford, nos EUA, escreveu um artigo a respeito do assunto, chamado “Difícil Arte da Criação do Universo” e submeteu à revista Nuclear Physics B. Nele, ele delineou a possibilidade de criar um universo em um laboratório. Um cosmos novo em folha, que poderia um dia desenvolver suas próprias estrelas, planetas e vida inteligente. Perto do final de seu artigo, Linde sugeriu que nosso próprio universo poderia ter sido criado dessa forma por um físico alienígena ou algo assim.
OBSERVO – DE FATO ISSO É FÁCIL DE HOJE EM DIANTE POIS O UNIVERSO TEM LIMITES E É FEITO DE BURAQUINHOS DE NADA... E PRECISA DA MASSA GRAVITACIONAL PARA SER MANTIDO EM MOVIMENTO. SE TIRAMOS ENERGIA DESSA MASSA SEM LIMITES, TEREMOS FORÇA SEM LIMITE PARA FAZER QUANTOS UNIVERSOS DESEJARMOS.
Logo, os “deuses sumerianos” já podiam ter feito este universo? Ou talvez a Terra...
Ciência sem consciência? A importância da ética na pesquisa científica
“Os avaliadores do artigo se opuseram a essa “piada suja”; As pessoas religiosas poderiam ficar ofendidas...
...A criação de um novo universo esbarra nos conceitos que os físicos têm sobre a criação do nosso próprio universo. Merali conta que conversou com diversos especialistas para tentar entender os vários lados dessa questão
“Na década de 1980, o cosmólogo Alex Vilenkin, da Universidade Tufts, em Massachusetts, criou (ou imaginou?) um mecanismo através do qual as leis da mecânica quântica poderiam ter gerado um universo inflável...
...“A ideia é que, se pudéssemos transmitir energia suficiente para um monopolo, ele começaria a inflar. Em vez de crescer em tamanho dentro do nosso universo, o monopolo em expansão dobraria o espaço-tempo dentro do acelerador para criar um minúsculo buraco de minhoca que levaria a uma região separada do espaço. De dentro do nosso laboratório, veríamos apenas a boca do buraco de minhoca; nos pareceria um mini buraco negro, tão pequeno que seria totalmente inofensivo. Mas se pudéssemos viajar para aquele buraco de minhoca, passaríamos por um portal para um universo infantil em rápida expansão que havíamos criado”, explica a cientista.
OBSERVAÇÃO SOBRE BURACO DE MINHOCA PARA IR DE UM TEMPO OU ESPAÇO PARA OUTRO de modo NSTANTÂNEO - EM MEU ROMANCE DE FICÇÃO SOBRE A CONQUITA DO PLANETA MARTE CHEGAMOS A EXPLICAR A VIAGEM quase instantânea com a onda mental como sendo aquilo que imaginam como sendo o BURACO DE MINHOCA.
...Responsabilidade divina
.... uma vez que tenhamos criado um novo universo, teríamos pouca capacidade de controlar sua evolução ou o sofrimento potencial de qualquer um de seus residentes. Isso não nos tornaria divindades irresponsáveis ​​e imprudentes?”, ela questiona.
“Eu fiz essa pergunta para Eduardo Guendelman, físico da Universidade Ben Gurion, em Israel, um dos arquitetos do modelo de cosmogênese nos anos 80. Hoje, Guendelman está engajado em pesquisas que podem trazer a criação de um universo para o alcance prático. Fiquei surpresa ao descobrir que as questões morais não lhe causaram nenhum desconforto...
...Como o universo poderia ter surgido do nada?
Segundo ela, outros cientistas evitaram falar sobre estas questões, principalmente porque seriam necessárias décadas antes que tal experimento possa ser realizado, portanto preocupações éticas em potencial poderiam esperar. ...
...Ciência sem medo
Para concluir seu texto, Merali afirma que discussões do tipo são válidas para que cientistas possam desenvolver seu trabalho sem medo de que possam ofender determinada religião ou credo. “Os editores da Nuclear Physics B prestaram um desserviço tanto à física quanto à teologia (ao censurar a ideia de Andrei Linde de que nosso universo poderia ter sido criado por físicos alienígenas). Seu pequeno ato de censura serviu apenas para sufocar uma discussão importante. O perigo real está em promover um ar de hostilidade entre os dois lados, deixando os cientistas com medo de falar honestamente sobre as consequências religiosas e éticas de seu trabalho por causa de preocupações de represália ou ridicularização profissional”, critica.
Eu observo: SE QUEREM CHAMAR DE LIGAÇÃO COM O CRIADOR AS VIGARICES DAS IGREJAS MERCANTILISTAS MANIPULADORAS E MAFIOSAS QUE SE INTITULAM DE “RELIGIÕES”, NÃO SABEM NADA DE SUA PARTICIPAÇÃO DO SER, E JÁ ESTÃO DEVORADOS PELO ESCRAVAGISMO DESSAS SENZALAS VESTIDAS DE FÉZES.
Apesar da criação de universos ser algo quase utópico, ela cita outros exemplos mais palpáveis que podem se beneficiar de discussões éticas mais aprofundadas. “Nós não estaremos criando universos tão cedo, mas os cientistas em todas as áreas de pesquisa devem se sentir capazes de articular livremente as implicações de seu trabalho sem a preocupação de causar ofensa. A cosmogênese é um exemplo extremo que testa o princípio. Questões éticas paralelas estão em jogo nas perspectivas mais imediatas de criar inteligência artificial ou desenvolver novos tipos de armas, por exemplo”, aponta.
“Embora seja compreensível que os cientistas se afastem da filosofia, com medo de serem considerados estranhos por se desviarem de sua zona de conforto, o resultado indesejado é que muitos deles ficam quietos sobre as coisas que realmente importam”, sentencia. [Aeon].
CONCLUSÃO – TUDO QUE VEMOS É CRIAÇÃO MENTAL. É TUDO FICÇÃO. É UMA LENDA, UM CONTO, ONDE CADA UM AUMENTA UM PONTO... E O QUE UM DIA ALGUÉM IMAGINOU SER IMPOSSÍVEL, ALGUÉM UM DIA FAZ ...
PORTANTO, QUE TAL ABRIRMOS UM BURACO DE MINHOCA NO CADINHO DE NOSSA COZINHA? Vamos dar a palavra a nossos personagens da ficção da Conquista do Planeta Marte. Aguardem.
TEMOS SITE EM ANDAMENTO
https://www.energias-msanchez.com/

Nenhum comentário: