domingo, 26 de agosto de 2018

MAIS UMA REFORMA TRIBUTÁRIA PRA PIORAR O QUE NÃO PRESTA

A REFORMA TRIBUTARIA - 
NOVAMENTE UM PROJETO ANTI-CONSTITUIÇÃO E CONTRA O POVO.
O IVA QUE PRESTA É O IMPOSTO ZERO
 Vejam nossa proposta:
ESTE ARTIGO TENTA VENDER DE NOVO UM SUPOSTO VIAGRA DA ECONOMIA. Respondo ao GEA – Na constituição já há as bases para nosso sistema, CONFORME MOSTRAMOS NO IMPOSTO ZERO.
ESTE  É O ARTIGO
Quem é o econonomista que faz a cabeça de candidatos nas eleições com a ideia de um imposto único - Propostas de Bernard Appy para mudar a forma como são cobrados os impostos no Brasil acabaram adotadas por vários candidatos.
André Shalders e Camilla Veras Mota - Da BBC News Brasil em São Paulo 26 AGO/2018 - 06h35 atualizado às 06h52
ALGUNS TRECHOS DO LINK ACIMA:
Temas como "guerra fiscal" e "dupla tributação" não são exatamente populares e nem fazem parte das conversas da maioria dos brasileiros na mesa do bar. Mas isso não tira o entusiasmo do economista Bernard Appy, 56 anos, ao falar sobre a ideia que ele defende há mais de dez anos: juntar cinco impostos atuais em apenas um, para simplificar a cobrança de tributos no Brasil.
...Agora, Appy parece mais próximo do que nunca de concretizar sua proposta: dos cinco candidatos presidenciais mais bem colocados nas pesquisas, só Jair Bolsonaro (PSL) não menciona a fusão de impostos entre suas propostas.
Candidatos tão diversos quanto Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Lula (PT) e Marina Silva (Rede) inscreveram a ideia em seus programas apresentados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou prometeram adotá-la durante entrevistas e nas redes sociais. Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) também se manifestaram a favor.
...A ideia de Appy
 Cotado para 'plano B' do PT caso Lula não seja candidato, Fernando Haddad (foto) conversou com Appy sobre a reforma tributária - e defendeu a proposta numa entrevista recente
IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
Ao contrário do modelo atual, o novo imposto seria pago por quem compra (embutido no valor), e não por quem produz.
..."Um bom IVA é cobrado no destino, e não na origem. Ou seja: em operações entre Estados, o imposto pertence ao Estado de destino (onde vive o comprador). A ideia é tributar o consumo, e não a produção", explica Appy. E isso faz toda a diferença: hoje, Estados brigam entre si para atrair empresas, principalmente oferecendo descontos no ICMS. Esse tipo de disputa, conhecido como "guerra fiscal", praticamente seria eliminado com o novo modelo, uma vez que não faria diferença para as empresas, do ponto de vista da cobrança de impostos, o local de sua sede.
...Há chances de o IBS sair do papel?
Appy acredita que o IBS possa virar lei no próximo governo, independentemente de quem seja o presidente eleito. "Alguns deles têm falado explicitamente sobre a proposta, como o Geraldo Alckmin e a Marina Silva", afirma.
..."Obviamente que, depois da eleição, vamos procurar o presidente eleito para reforçar a relevância da agenda. Um governante que a adotar ganharia muito em termos de crescimento da economia ao longo do seu mandato", defende.
... A resistência é mais fruto de incompreensão", rebate Appy.
Outros economistas especialistas em tributação ouvidos pela BBC News Brasil também fazem críticas a essa proposta de reforma - e não porque o IVA seja uma má ideia, mas porque, sozinho, segundo eles, não seria capaz de corrigir as injustiças do modelo tributário brasileiro.
"O IVA é um instrumento importante. Reduz a complexidade (da cobrança de impostos), melhora a estrutura tributária do país e dá mais competitividade às empresas brasileiras. Mas não contempla o principal desafio de uma reforma tributária, que é reduzir as desigualdades sociais no Brasil", diz o economista Pedro Rossi, professor do Departamento de Economia da Unicamp.
 Marcos Cintra posa com um leão em sua vinheta no horário eleitoral de 1998, quando elegeu-se deputado federal pelo antigo PL
"Não é que a adoção do IVA não seja importante, mas a meu ver ele, por si mesmo, não ataca a questão da regressividade (o fato de os pobres pagarem proporcionalmente mais impostos). O Brasil é um país injusto do ponto de vista tributário e uma reforma precisa contemplar esse aspecto", opina Rossi.
Outras propostas de imposto único
Além do IVA tal como proposto por Appy, há outras propostas de imposto único sendo defendidas no país. O economista e político Marcos Cintra propõe, há tempos, a criação de um imposto único, mas sobre as transações financeiras. Seria cobrado de forma eletrônica e automática - algo parecido com a antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeiras (CPMF).
...O problema, diz Olenike, é que governos dificilmente toparão uma mudança nas regras que represente queda do montante arrecadado. "Hoje, é um projeto utópico. Mesmo que um governante liberal vença em outubro, ele tentará manter a alta arrecadação", diz. "E para este ano, esqueça. Não há mais tempo hábil para qualquer mudança". Olenike é presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), um dos principais institutos que discutem o tema no Brasil.
Um dos objetivos da mudança proposta por Appy é evitar a guerra fiscal no comércio entre os Estados
NOSSAS EXPLICAÇÕES
COMENTARIO
E BOLSONARO? E A ELEIÇÃO? TEMOS QUE LEMBRAR QUE A PEDRA DE TOQUE É A URNA ELETRONICA - NÃO CONDENOU? ESTÁ ACEITANDO AS REGRAS DO JOGO... E SE FIZER ESSA ALGEMA TRIBUTÁRIA SEM MUDAR PRA ZERO... ESTÁ TUDO SOB CONTROLE DOS MICRORGANISMOS BANQUEIROS,
TEMOS SITE NOVO EM ORGANIZAÇÃO
https://www.energias-msanchez.com/

Nenhum comentário: