domingo, 1 de julho de 2018

A TERRA SERÁ O ÚNICO PLANETA QUE TEM SERES COMO NÓS?

ACADÊMICOS DE OXFORD CONCLUEM QUE ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO?
Três acadêmicos concluem que é provável que só aqui exista vida "inteligente" como nós a conhecemos.
EU NÃO IRIA COMENTAR. MAS ALGUÉM DO GEA PEDIU...
É difícil argumentar contra a velha matemática de Fermi. O Algoritmo da incerteza não deve ser usado sozinho. Primeiro devia ter entendido Einstein dizendo que “o Universo não se parece com uma máquina e sim com um pensamento”. E os acadêmicos andam mal sem entender o Holograma em que vivemos e que é feito de “quanta” que são buraquinhos assimétricos de nada nessa massa que chamamos de Continuo Espaço-Tempo; precisaria da matemática das equações assimétricas; e ainda devia compreender o algoritmo dos números transfinitos de G. Cantor. A Incerteza precisa dos números livres de Heaviside... Mas tudo isso fica no vazio se não se comprovar com experimento.
EU FIZ OS EXPERIMENTOS. NA PREVISÃO DE EINSTEIN O EXPERIMENTO TEM QUE TRAZER ENERGIA SEM LIMITES DA FORÇA DA INÉRCIA/GRAVITAÇÃO.
MAS, QUE TEM ISSO QUE VER COM A RAZÃO DE NÃO TERMOS ENCONTRADO INTELIGÊNCIAS NO UNIVERSO?
AO FINAL DOU UMA OPINIÃO. E PROMETO QUE MEUS PERSONAGENS DOS 4 VOLUMES DE “NAVES PARA MARTE” VÃO DAR O NÓ QUE FALTAVA.
Se existem bilhões de possibilidades de existência de outras civilizações inteligentes, por que nenhuma foi detectada? Um novo estudo procura dar essa resposta. 1 JUL  2018    07h58 atualizado às 12h05
"Onde estão?" - Foi a pergunta que o famoso físico italiano Enrico Fermi fez a seus colegas quando trabalhava no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, em 1950.
Fermi discutia a existência de outras civilizações inteligentes e a aparente contradição entre as estimativas que afirmam haver uma alta probabilidade de essas civilizações existirem no universo observável - e a falta de evidências delas. Somente na Via Láctea, a estimativa mais conservadora indica a existência de cerca de 100 bilhões de estrelas, muitas rodeadas por planetas. Por que, então, ainda não temos a comprovação de vida inteligente além do nosso planeta? Se existem bilhões de possibilidades de que haja civilizações inteligentes, por que ninguém procurou entrar em contato?
Essa disparidade, que é conhecida como o paradoxo de Fermi, foi agora reavaliada por três acadêmicos da Universidade de Oxford. E em seu estudo, intitulado Dissipar o Paradoxo de Fermi, eles dizem que é mais provável que a humanidade "esteja sozinha no Universo".
Equação - Os três autores do estudo são Anders Sandberg, pesquisador do Instituto Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, o engenheiro Eric Drexler, que popularizou o conceito de nanotecnologia, e Tod Ord, professor de Filosofia no mesmo centro acadêmico.
 O paradoxo de Fermi aponta para a aparente contradição entre estimativas que apontam ser alta a probabilidade de existirem outras civilizações inteligentes e a ausência de evidências dessas civilizações.
O novo trabalho deles analisa uma das bases matemáticas do paradoxo de Fermi, a chamada equação de Drake, proposta pelo astrônomo Frank Drake na década de 1960.
A equação foi concebida para estimar o número de civilizações detectáveis na Via Láctea e multiplica sete variáveis.
Duas delas, por exemplo, são N, o número de civilizações na Via Láctea cujas emissões eletromagnéticas são possíveis de detectar, e fp, a fração de estrelas com sistemas planetários.
Os três estudiosos de Oxford apresentaram uma versão atualizada da equação de Drake que incorpora "uma distribuição mais realista da incerteza".
"Sozinhos" - A equação de Drake foi usada no passado para mostrar que a quantidade de possíveis lugares onde poderia haver vida deveria produzir um grande número de civilizações. Mas essas aplicações assumem "certeza em relação a parâmetros altamente incertos", apontam os autores do estudo.
"Nós examinamos esses parâmetros, incorporando modelos de transições química e genéticas nos caminhos em direção à origem da vida, e mostramos que o conhecimento científico existente corresponde a incertezas que abrangem várias ordens de magnitude. Isso faz uma grande diferença", acrescentaram Sandberg e seus colegas.
A revisão da equação com distribuições mais realistas de incerteza levou os autores a concluírem que "há uma probabilidade de 39% a 85% de que os seres humanos estejam sozinhos no Universo".
"Encontramos uma probabilidade substancial de que não haja outra vida inteligente em nosso universo observável e, portanto, não deveria haver surpresa quando não detectamos quaisquer sinais disso," afirmam os autores.
A maior incerteza "nos leva a concluir que existe uma probabilidade razoavelmente alta de estarmos sozinhos", reforçam eles.
Inteligência extraterrestre - Os autores do estudo não acreditam, no entanto, que os cientistas deveriam desistir de buscar inteligência extraterrestre ou SETI, da sigla em Inglês.
Recentemente, por exemplo, cientistas descobriram a existência de complexas moléculas baseadas em carbono nas águas de Enceladus, uma lua de Saturno, que podem indicar que o local é capaz de abrigar vida - algo que só será comprovado após muitos anos mais de pesquisas.
"Não estamos mostrando que essa busca (por vida extraterrestre) é inútil, pelo contrário", declarou Sandberg. "O nível de incerteza que temos de reduzir é enorme e a astrobiologia e a SETI podem desempenhar um papel importante na redução dessa incerteza de alguns parâmetros."
Não há respostas simples para o paradoxo de Fermi.
Se apesar da baixa probabilidade, for detectada vida extraterrestre inteligente no futuro, Sandberg diz que "não devemos nos surpreender muito".
CONFORME PROMETI, AQUI DOU UMA OPINIÃO:
HÁ UMA PROBABILIDADE de que essa nossa falta de sinais de inteligências Etês seja bloqueio de uma vida inteligente que já toma conta de nossas vidas e não nos permite conhecer. Pensem em uma inteligência quântica de uma ameba gigante formada pelos trilhões de SERES unicelulares que habitam o ar, a água, a terra, a pele e o corpo dos animais e plantas, que tenham chegado a essa consciência coletiva de modo planetário... E nós somos os seus quitutes. Isso explicaria as guerras, né?  
Melhor ainda as razões de tão rapido envelhecimento contra nossos sonhos:
https://mariosanchezs.blogspot.com/2018/06/desenvelhecer-e-possivel.html

Nenhum comentário: