terça-feira, 29 de maio de 2018

A EXPLICAÇÃO SOBRE AGLOMERADO DE GALÁXIAS REGISTRADO PELA NASA

AGLOMERADO DE GALÁXIAS DEFORMA CAMINHO DA LUZ
Hubble registra incrível aglomerado de galáxias
A PEDIDO DE AMIGOS DO GEA        
Vejam também:
https://mariosanchezs.blogspot.com/2017/05/ontem29-de-maio-comemoramos-98-anos-do.html  
Comento o Artigo de ontem onde deixei só a imagem e o link ficou no título. É para lembrar que todos usam uma linguagem de ordem da Física Quântica. Estão muito distantes da Física da Gravitação. Esta imagem destaca uma “ameba” de galáxias muito visível como imensa célula boiando no vazio a muitos séculos/luz pra trás do foco. Esquecem que tudo que a gravidade faz lá está fazendo aqui na Terra e pode ser estudado sem tantos gastos de gente e telescópios...
Há muito que lembrar do dia de hoje:
https://mariosanchezs.blogspot.com/2017/05/29-de-maio2017-hoje-100-aniversario-do.html
O aglomerado nesta imagem é conhecido por SDSS J0333 + 0651; cientistas acreditam que ele poderá ajudar a entender o Universo distante e primitivo
28/05/2018 - 15H05/ ATUALIZADO 15H0505 / POR REDAÇÃO GALILEU
O telescópio espacial Hubble, da NASA, não para de coletar belíssimos registros do Universo. Tal como essa nova imagem, divulgada pela agência espacial norte-americana.

À primeira vista, é possível ver um incrível ponto de luz no canto esquerdo inferior da imagem, que é, na verdade, uma galáxia. Porém, esse está longe de ser o espetáculo mais surpreendente registrado na fotografia, pois, atrás dela, está um aglomerado de galáxias.

As galáxias não estão espalhadas de forma aleatória no espaço. Pelo contrário, elas sofrem constante influência da gravidade para se unir e formar aglomerados. Exemplo disso é a nossa Via Láctea, uma das cinquenta galáxias integrantes do Grupo Local, que está inserida no Aglomerado de Virgem que, por fim, compõe o superaglomerado Laniakea com mais de cem mil galáxias.

O aglomerado de galáxias capturado nesta imagem é conhecido por SDSS J0333 + 0651 e os cientistas acreditam que ele poderá ajudar a entender o Universo distante e primitivo.

Esse aglomerado foi visualizado durante um estudo de formação de estrelas em galáxias distantes, uma tarefa difícil de se resolver com telescópios à distância, visto que as regiões de formação de estrelas geralmente não são tão grandes. Nem mesmo o Hubble, dotado de câmeras mais sensíveis e de maior resolução, é capaz de driblar a situação.

É por isso que astrônomos criaram um truque cósmico: em vez de procurar por regiões de formação de estrelas, eles buscam por aglomerados de galáxias, que têm uma gigantesca influência gravitacional capaz de deformar o espaço-tempo ao redor.

Essa distorção funciona como uma lente que amplia a luz das galáxias (e de suas regiões de formação de estrelas) situadas muito atrás dos aglomerados. Além disso, o método produz arcos alongados que ajudam a observar esses espaços – tal como esse traço visto no topo esquerdo da imagem.

CONVIDAREI EM BREVE PARA LER DIVERTINDO EM UMA FICÇÃO SOBRE A CONQUISTA DO PLANETA MARTE.

Nenhum comentário: