sexta-feira, 15 de junho de 2018

AOS AMIGOS DO GEA - SCIENTIFIC AMERICAN NÃO VALE MAIS SUA LEITURA.

A MENSAGEM DO ÁRTICO AO G7: COMPROMETAM-SE NO CLIMA
SCIENTIFIC AMERICAN NÃO VALE MAIS SUA LEITURA. 
ESSE ARTIGO ESTÁ RECHEADO DA MENSAGEM NEURÓTICA DOS ESCRAVAGISTAS:
GASTEM! PAGUEM! PILHEM OS POVOS! E NÃO PENSEM EM RESOLVER!
Os tomadores de decisões internacionais devem olhar para o elefante ambiental na sala: nosso gelo marinho ártico derretendo rapidamente - Por Gail Whiteman, Julienne Stroeve em 8 de junho de 2018
O GEA ME PERGUNTA o que acho disto.
Lamento explicar que a Revista Scientific American perdeu pra nós o resto da credibilidade que tinha. Ao prestar-se a esse alarmismo pago pelos Escravocratas é uma Mídia em extinção. Um dos estudiosos achava que eu iria contar com essa Revista para apresentar minha descoberta que resolve ao mesmo tempo a poluição, o meio ambiente, um possível aquecimento, as mini glaciações que virão, o problema de água potável, e a energia para as conquistas dos outros planetas, cultivar desertos, fazer cidades flutuantes nos mares, no ar ou em órbita... 
ELE AINDA PENSAVA QUE SENDO "AMERICAN" DEVIA DEFENDER O "AMERICAN DREAM" E ASSIM ME PROMOVERIA PARA TODOS TEREM AO MESMO TEMPO SAÚDE, SEGURANÇA E RENDAS.
Tenho que responder com rssss.
Se vocês tem paciência, leiam... (já sei que só vão ler até aqui...)
Deixo inteiro teor para os que só tenham preguiça de abrir links...
Os canadenses se orgulham de amar o Grande Norte Branco - com o Ártico representando mais de 40% da massa de terra do Canadá. No entanto, como os cientistas fazem uma verificação de temperatura do Ártico, a evidência ressonante mostra que não estamos nos movendo rápido o suficiente na transição para uma economia de baixo carbono.
Como anfitrião deste ano da Cúpula do G7, o Canadá estabeleceu metas para trabalhar com seus colegas do G7 nos principais temas da mudança climática, oceanos e energia limpa. Mas atividade recente destaca uma questão crítica: o Canadá perdeu contato com suas raízes no Ártico?
O anúncio feito pela semana passada pelo governo canadense para comprar o oleoduto Kinder Morgan sugere que a resposta pode ser "sim", dado que o principal objetivo do projeto é transportar o óleo das areias betuminosas canadenses para a costa oeste para exportação. Apoiar um pipeline controverso que cria emissões significativas convida mais do que apenas descrença quando olhamos para as mensagens gritantes vindas do Ártico. Essa decisão também se contrapõe às oportunidades inerentes à economia de energia limpa, que está crescendo exponencialmente enquanto o mercado de combustíveis fósseis está encolhendo irreversivelmente.
A pesquisa científica publicada na revista Science mostra uma forte ligação entre a perda do gelo marinho do Ártico e um aumento nas emissões globais de CO2. Nosso gelo ártico está em rápido declínio: 11 das menores massas de gelo do mar no verão ocorreram nos últimos 11 anos. Os cientistas monitoram a região do Ártico há décadas e os dados mostram, de forma conclusiva, uma tendência de aquecimento significativa a longo prazo. De fato, o Ártico está se aquecendo em mais que o dobro da taxa do resto do globo.
Atualmente, o Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC) indica que o Ártico já registrou recordes de temperaturas quentes ao longo de 2018. Esse é um grito de alerta para a comunidade global e que os cientistas estão chamando os líderes políticos para prestar atenção.
É por isso que esta semana as estações científicas nacionais do Ártico estão lançando balões meteorológicos para coincidir com a Cúpula do G7 do Canadá em Charlevoix. A mensagem # 2020dontbelate escrita nelas é aquela que deve ser ouvida em todo o mundo.
Para evitar os piores impactos da mudança climática, precisamos dobrar a curva das emissões de carbono até 2020, para fazer a transição para uma economia de baixo carbono financeiramente viável e permanecer dentro das metas de temperatura delineadas no Acordo de Paris.
A mudança do Ártico é um barômetro para o risco global. À medida que o Ártico muda, isso afetará o clima, a precipitação e os padrões climáticos em todo o resto do mundo. Isso significa aumentar a pressão sobre a segurança alimentar e hídrica e aumentar a quantidade de climas extremos em regiões de latitude média, incluindo a América do Norte e a Europa.
A ex-chefe climática da U.N., Christiana Figueres - responsável por liderar o marco do Acordo de Paris - nos lembra como este Ártico que derrete chega em casa:
"A evidência é clara - temos uma grande necessidade de agilidade na ação climática. Não há mais espaço em nossa atmosfera para a poluição por carbono. Agora é o nosso momento de puxar o futuro da energia limpa para o presente, aproveitando a tecnologia e o preço mudanças nas energias renováveis ​​e aproveitar o impulso para um futuro livre de fósseis já acontecendo em cidades, estados e empresas em todo o mundo ".
Este apelo à ação é ainda apoiado pela comunidade científica internacional, como refletido pelo professor Johan Rockström, copresidente do Future Earth e diretor entrante do Instituto Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático:
"Acabamos de passar do aquecimento global 1C, a temperatura mais quente desde a última Idade do Gelo, e já podemos sentir o calor em termos de clima extremo, derretimento do gelo, interrupções da água e mudanças no ecossistema. É fundamental reconhecer que o aquecimento global 2C significa 5C aquecimento no Ártico. O Ártico é um ecossistema crítico que regula o estado do planeta e, portanto, o estado do mundo ".
O Canadá é um país que sabe muito sobre neve e gelo, com a ciência canadense do Ártico sendo considerada de classe mundial. Então, por que a mensagem assustadora não chega aos tomadores de decisão? Adrian Schimnowski, CEO da Arctic Research Foundation, lembra-nos o que está em jogo se ignorarmos os sinais do Árctico: “Se não reconhecermos as consequências; Se não conseguirmos transformar a cultura da liderança para longe dos retornos de curto prazo, falharemos nossa Terra, nosso futuro, nossos filhos e nós mesmos”.
A quantidade de CO2 que colocamos na atmosfera nos próximos anos é de importância crítica, de fazer ou quebrar. Em Charlevoix, os líderes do G7 devem estabelecer metas baseadas na ciência para orientar objetivamente a ação coletiva global.
Isso significa que os países - incluindo o Canadá - precisam aumentar suas metas de sustentabilidade em 2018 para nos dar uma chance para um futuro neutro em carbono. As transformações fundamentais de um Ártico mais quente representam sérios riscos para o mundo. A ciência do Ártico é robusta, baseada em evidências e objetiva. É hora de os líderes ouvirem esses riscos e aproveitarem essa oportunidade para colaborar e agir com ousadia nas mudanças climáticas para o benefício de todos os seus cidadãos. As opiniões expressas são do (a) autor (es) e não necessariamente das da Scientific American. 
Gail Whiteman é diretor do Pentland Center for Sustainability of Business da Lancaster University, no Reino Unido, e fundador do Arctic Basecamp em Davos. Julienne Stroeve Julian Stroeve foi recentemente premiada com um cargo na Canada 150 Research Chair na Universidade de Manitoba. Anteriormente, ela foi professora na University College London e cientista sênior do National Snow and Ice Data Center.

Nenhum comentário: