sábado, 23 de junho de 2018

MIL FRUTAS DIFERENTES CONHECIDAS MAS NUM PÉ SÓ?

A ÁRVORE DE MIL FRUTAS É POSSÍVEL.
SEMPRE ME MANDAM NOTICIAS SOBRE PLANTAS E FRUTAS. COM BASE EM MEUS LIVROS “PERMACULTURA” E FRUTICULTURA MÁGICA, TEMOS ACREDITADO QUE PODEMOS FAZER ESSES ENXERTOS MÁGICOS QUASE SEM LIMITE. E HOJE, COM AS ATIVAÇÕES DE CRESCIMENTO, BROTAÇÃO, FLORAÇÃO, PODA E ADUBOS NATURAIS, JUNTAMOS AS ENERGIAS SEM LIMITE PARA IRRIGAR, EXTRAIR ÁGUA LEVE, FAZER ESTUFAS CONJUGADAS COM AS ESTAÇÕES DO ANO, ARRISCO AFIRMAR – A ÁRVORE DE MIL FRUTAS É POSSÍVEL.
NA FICÇÃO “NAVES PARA MARTE”, VAMOS IMAGINAR TAMBÉM NOVOS HÍBRIDOS MÁGICOS.
ESTA É a noticia:
Esta árvore mágica produz 40 tipos diferentes de frutas
Por Juliana Blume, em 22.06.2018
San Van Aken é um artista estadunidense que cria obras de arte vivas. Ele cresceu em uma cidade pequena no estado da Pensilvânia, e estudou artes no ensino superior. Anos depois, porém, sua infância na fazenda passou a fazer parte importante de seu trabalho artístico. Aken conta que seu trabalho “sempre foi inspirado pela natureza e pela nossa relação com a natureza”.
Ele ficou famoso em 2008 por criar a exposição “Eden”, com plantas malucas formadas por vários enxertos de diversas espécies. Mais tarde, ele criou a Árvore das 40 Frutas, que é tão incrível quanto seu nome sugere.
O artista já criou 16 dessas árvores que envolvem 40 enxertos, e as espalhou por museus, centros comunitários e as vendeu para colecionadores particulares nos EUA todo, em estados como Massachusetts, New York, New Jersey, Arkansas e Califórnia.
Usando uma técnica que ele chama de “escultura através do enxerto”, Aken cria árvores que contêm galhos de pessegueiros, cerejeiras, ameixeiras, nectarinas e amêndoas. Algumas dessas plantas vêm de árvores raríssimas de mais de 150 anos de um antigo pomar.
7 Árvores excepcionais de ‘outro mundo’ https://hypescience.com/7-arvores-excepcionais/
Aken conta que em 2008 ficou sabendo sobre um pomar no estado de Nova York que seria fechado por falta de investimentos. Este único pomar tinha um grande número de espécies raras, antigas e nativas da região, espécies que hoje praticamente não existem mais por causa da pressão da agricultura comercial. Algumas das árvores que seriam perdidas tinham entre 150 e 200 anos.
Para preservar essas valiosas árvores, Aken comprou o pomar e passou a estudar quando cada planta dava frutos. Depois de fazer uma linha do tempo, ele escolheu plantas que produziriam frutos em épocas diferentes e começou a planejar sua árvore mágica.
Para isso, ele escolheu uma árvore forte para ser o porta-enxerto, a base para as outras plantas. Depois de uma espera de dois anos para a base crescer, ele começou a adicionar lentamente enxertos das novas plantas. Essa árvore maluca passou o inverno inteiro se recuperando e na primavera teve a ponta dos enxertos podadas para incentivar a planta a crescer mais rápido.
Depois de cerca de cinco anos e vários enxertos, a Árvore dos 40 Frutos estava completa.
Árvore chinesa de 1.400 anos derruba suas folhas amarelas sobre templo budista, e é a coisa mais linda do mundo
Durante a maior parte do tempo ela parece uma árvore comum, mas na primavera cada galho dá flores de uma cor diferente. Há flores brancas, roxas e de diferentes tons de rosa.
O artista conta que as pessoas que compraram uma dessas árvores estão muito felizes com o resultado. “Elas me contam que ela dá a variedade perfeita de frutos. Então ao invés de ter uma variedade que produz mais do que você sabe que pode comer, ela dá uma quantidade boa de cada uma das 40 variedades. Já que essas frutas ficam maduras em épocas diferentes, entre julho e outubro, você não fica inundado por frutas”.
A árvore é sem dúvidas muito eficiente e bonita, e o melhor de tudo é que preserva um pouco das espécies que estão praticamente extintas dos Estados Unidos. [Science Alert, Epicurious]
OBSERVAÇÃO DE UM AMIGO DO GEA –
SE TEMOS ESPAÇO E CONHECIMENTOS, O CERTO É TER MIL ÁRVORES CADA UMA COM SUA FRUTA E TALVEZ FAZERMOS ESTENDER SUA FRUTIFICAÇÃO POR MAIS TEMPO...
MIL ESPÉCIES DE FRUTAS EM UMA SÓ ÁRVORE É BONITO, MAS CONTRA A NATUREZA.
RESPONDO
JÁ A FORMA DE CRUZAMENTOS ESTRANHOS E ATIVAÇÕES DE TRANSGENIA SÃO ATÉ CABÍVEIS COMO VARIAÇÕES DA NATUREZA ONDE SOMOS TAMBÉM FATORES “NATURAIS” ...
Já referimos que a soja era originalmente muito diferente e se tornou um transgênico feijão branco contendo ginestina, na Guerra do Ópio. A mandioca era um cipó que subia pelas árvores e brotava raízes ao cair ao chão; que essas raízes eram comestíveis e as mulheres das tribos passaram a defender para que as raízes engordassem, ... Também contamos da cana de açúcar, o “capim de elefante” que sofreu uma transgenia com a urina e fezes dos elefantes e se tornou nessa loucura de sintetizar sacarose...
No livro NAVES PARA MARTE imaginamos um Vitimango lembrando do estranho Kiwi que ninguém explica por qual motivo sua semente brota mas não produz e serve para enxertar nela a planta que dá pólen e separada a flor fêmea que dará frutos. Esta ficção é que Alguém tentou até surgir um cipó de cruzamento de manga Palmer com Uva preta gigante, mas que só produziu quando enxertado em outro cipó de uva selvagem, mas essa fruta não dá semente... E surgiu um transgênico que só produz por enxerto.

Nenhum comentário: