segunda-feira, 15 de outubro de 2018

15 DE OUTUBRO É DIA DO PROFESSOR

HOJE É 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR
AS INSTITUIÇÕES OU AS PESSOAS? QUEM TEM QUE PREVALECER?
HÁ MUITOS ANOS... eu tive professores. Um me despertou para ler... Ninguém conhece aquilo que não conhece... Conhecer é a única libertação... Teremos que Ler o que o autor disse, mesmo que ele mesmo não soubesse bem o que disse... Ensinar o que sabe... Outro me disse – não será nesta faculdade que vc fará isso (completar a pesquisa que Einstein desafiou – trazer para uso a força G) E Einstein foi o professor modelo porque ensinou – Estudado um assunto, se houver fato novo que não se enquadra na teoria, temos que elaborar outra para incluí-lo e fazer experimento que o prove; se vier mais um fato que não cabe nessa teoria, elaborar outra superior; e assim sucessivamente; se me perguntam se chegaremos a um final, eu optaria pela negativa.
Porém eu me formei em Direito no Largo de S. Francisco E GUARDEI O DIPLOMA JUNTO COM O DE PROFESSOR PRIMARIO e recusei receber diploma de Física, de Biólogo, de Médico... E um dia me perguntaram: Com todos esses ensinos que você nos passa, qual o título que devemos chamar? Doutor? Em qual? Respondi – me chamem de “professor”. E alguém se decepcionou – mas é a profissão mais desvalorizada? E eu retruquei – por isso mesmo, pois estarei sempre procurando saber o que me perguntarem para poder ensinar...
Aquela resposta duríssima – Não é aqui que vc vai conseguir aprender ou fazer isso! – queria dizer que Eu teria que ser meu próprio professor!
E o desafio ecoou por todos os dias 15 de outubro... pra mim e pra sempre.
Era também a opção do sonho americano – Ou as instituições te devoram, ou você defende a pessoa! Eu entendi sempre – defender a pessoa honesta que quer aprender e fazer sempre o certo.
Hoje me emocionei com a notícia do monsenhor Romero canonizado. É terrível! Ele morreu considerado esquerdista por muitos, mas pelos direitos da pessoa honesta contra o escravagismo das Instituições. E mesmo depois de morto, a Instituição se apoderou de sua imagem!
Leiam o relato da notícia e entendam



Nenhum comentário: